5 dicas para tornar cada lanche num momento saudável e divertido

5 dicas para lanches saudáveis, divertidos e cheios de sabor!

Lanches saudáveis e divertidos

Muitas mães e pais, como nós, preparam diariamente o lanche para os seus filhos e o desafio é oferecer um conjunto saudável, equilibrado e variado, e  que sobretudo que as crianças apreciem.

Depois de um bom pequeno almoço, que reponha os níveis de energia diminuídos depois de várias horas em jejum, é importante manter os níveis de energia e concentração dos nossos filhos ao longo do dia, e para isso os lanches são essenciais, pois quando os níveis de açúcar do sangue estão baixos, a capacidade de concentração fica condicionada.

Entre o pequeno-almoço e o almoço, e entre o almoço e o jantar, é importante alimentar o organismo.

Embora o lanche seja uma refeição pequena, isso não quer dizer que não seja uma refeição completa. Cada lanche deve conter idealmente 3 grupos de alimentos (lacticínios, cereais e fruta).

Não se esqueçam de juntar sempre uma garrafa de água para as crianças beberem ao longo do dia.

Para vos inspirar pensámos em cinco dicas para tornar cada lanche num momento saudável e divertido:

 Lanches saudáveis e divertidos

1. Muita fruta!

A maioria das crianças gosta de fruta, e é uma excelente forma de ingerirem vitaminas.

Para garantirem lanches apetitosos incluam sempre uma peça de fruta, e que não seja sempre a mesma (ou acabam com filhos que nunca mais querem ver uma maçã à frente).

Se à 2ª feira enviarem maçã, na 3ª feira incluam uvas, 4ª feira mandem uma banana , 5ª feira gomos de laranja e 6ª feira morangos, pessegos ou dióspiros, dependendo da estação do ano.

Lanches com fruta variada

Podem vos inspirar consultar as nossas sugestões de lanches para levar para a escola.

2. Rir é o melhor remédio

Cortem o pão com formas divertidas – com um cortador em forma de urso por exemplo.

Pão com formas

3. Vegetais camuflados (ou não)

É importante as crianças comerem vegetais – que tal aproveitar os lanches para esse efeito?

Se as crianças gostarem abertamente de vegetais podem incluir alface nas sanduiches, substituir a fruta por cenoura ou pepino em pauzinhos, simples ou acompanhado de um molho de iogurte ou húmus.

Lanche Cenoura Leite Pão

Para as crianças que se negam a comer vegetais, há receitas mais saudáveis e originais em que os vegetais são os agentes encobertos:

Queques saudáveis de agrião

4. Variações sobre um tema

Para o crescimento das crianças é importante que o lanche inclua fontes de cálcio.

Desta vez, o truque é variar: escolham sabores diferentes para cada dia da semana – um dia chocolate, no outro morango, e assim em diante.

Podem também optar por leite simples ou por iogurte com fruta batida, e vão variando ao longo da semana.

Lanches - o que beber

5. (Last but no the least) Muito amor!

Finalmente, para lhes dar um carinho extra, que tal incluir uma mensagem cheia de mimo? Eles vão adorar! Escrevam na lancheira, mandem bilhetinhos com palavras de carinho e encorajamento, e para os mais pequenos juntem desenhos com sorrisos e muito mimo – por exemplo com pão cortado em forma de coração…

Lanches equilibrados com amor

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