Ainda não conhece o Sling Dance? Não entende para que serve? E quais são os seus benefícios?
Rafaela Peixoto é a professora fundadora do sling dance – dança com bebé no Sling – e vai responder-nos a todas as dúvidas. Experimente uma aula aos Sábados, na Quinta da Alagoa (em Carcavelos), pelas 11h, pelo valor de 5€.
Que tipo de dança é?
Como o nome indica a dança é feita com um Sling ou outro porta-bebés quaisquer que aproxime o bebé da mamã ou do papá que estiver a dançar, de forma segura para o bebé e confortável para a pessoa que o carregar.
Nas aulas de dança com bebé no sling, os movimentos são compostos por passos simples ou improvisações. E eu vou orientando as participantes.
Mãe e bebé ficam juntinhos e momentos de cumplicidade e amor são construídos.
As aulas são bem dançantes e preparadas especialmente para a mamãe e o bebé, com duração de 45 minutos. As aulas não possuem nenhum exercício que cause impacto, pois a mãe já esta com uma sobrecarga de peso que é o bebé utilizando o sling.
A aula é extremamente prazerosa, motivante e divertida. Com músicas atuais, as mães dançam, deslocam-se com os bebés, passando para eles segurança e tranquilidade. No final da aula compartilham de uma vivência lúdica com os bebés, fazendo relaxamento e alongamento.
Quem pode participar?
Para que ambos possam interagir durante a dança com bebé no sling, o bebé deve ainda ser de colo, gatinhar ou ter até 2 anos de idade. As mulheres podem participar um mês após o parto caso ele tenha sido normal e cerca de um mês e meio após cesariana. De qualquer maneira, as mamãs só podem participar com a liberação médica.
Não é necessário saber dançar ou ter qualquer noção de dança para participar. O pai do bebé, tios e avós também são bem-vindos.
As mamães que ainda estão grávidas também podem e devem participar das aulas de dança, porque além dos benefícios que a dança traz ao corpo da mãe, ela também proporciona o contacto com outras gestantes. O Sling Dance permite à gestante uma troca de experiência dos momentos da pré-maternidade com outras mães, preparando assim o seu corpo e sua mente para a chegada do bebé.
No pós-parto, a dança materna funciona como um exercício físico e mental. Ao nível físico, porque ajuda na manutenção corporal. Com os deslocamentos da dança a frequência cardíaca elevada, trabalhando o sistema cardiovascular e pulmonar, aumenta as condições físicas e contribui para a perda de calorias. Ao nível mental, esta dança tem um vertente terapêutica, combatendo acima de tudo as depressões pós-parto.
Sinónimo de sling dance é felicidade.
O cuidado com os bebés demanda muito tempo e atenção das mães. A dança é ainda uma maneira da mulher aliviar o stress e espairecer, sair da sua rotina e conhecer outras mães, trocar ideias e conselhos.
Para o bebé, a dança também o relaxa e o deixa bem calmo, pronto para ter um soninho bem tranquilo.
As mães podem praticar em casa os exercícios com seus bebés que foram feitos nas aulas, pois assim a experiência de aula é levada para o lar de forma mais prazerosa e divertida.
Benefícios gerais da dança com bebé no sling
O que para a mãe é um exercício físico, para o bebé é uma brincadeira!
Para as mães
- Melhor aspeto estético.
- Boa autoestima.
- Redução de peso.
- Boa Saúde física.
- Melhoria do sistema cardiovascular e pulmonar.
- Reeducação postural.
- Vínculo afetivo com o bebé fortalecido.
Para os bebés
- Segurança.
- Tranquilidade.
- Sociabilização, pois escutam sons diferentes, vozes, cheiros, sentimentos e sensações.
- Diminuição de cólicas.
- Melhoria no sono.
Experimente uma aula aos Sábados, na Quinta da Alagoa (em Carcavelos), pelas 11h, pelo valor de 5€.
Também vos pode interessar:
- Músicas para bebés: canções populares para cantarem aos vossos bebés
- Dentes de leite: sintomas do nascimento e soluções
- Natação para bebés: como escolher uma piscina sem meter água?
- Desfralde: tudo o que precisam de saber
- Quais os melhores brinquedos para bebé? Nós contamos!
- Babywearing: quais as vantagens e como adotar esta prática
Este artigo foi útil para si?