Através de gestos simples, tais como “água”, “leite”, “chupeta” ou “dói-dói”, é fácil comunicar com os mais pequeninos e perceber as suas necessidades!
A Cuckoo explica-nos qual a importância da linguagem gestual para bebés e como podemos introduzi-la, pouco a pouco, na vida das nossas mini abobrinhas.
Os bebés são seres sociais, motivados para comunicar e para interagir. Ainda que nos primeiros tempos, a sua comunicação esteja confinada ao choro e aos primeiros arrulhos, à medida que vão crescendo e ainda na primeira infância o bebé, desenvolve naturalmente gestos para se fazer entender, estendendo os bracinhos quando quer ser pegado ao colo, ou acenando nas despedidas.
Os gestos facilitam a compreensão do discurso e permitem uma maior interacção com o bebé, pois permitem comunicar muito antes do bebé aprender a falar.
O que é a linguagem gestual para bebés?
A linguagem gestual para bebés pode ser definida como um conjunto de gestos – movimentos e posições manuais específicas que são utilizadas pelos pais, familiares e educadores para comunicar com bebés e crianças pequeninas.
Através de gestos simples, tais como “água”, “leite”, “chupeta” ou “dói-dói”, é fácil comunicar com os mais pequeninos e perceber os seus choros, as suas vontade, os seus agrados e os seus desconfortos.
Baseados nestas evidências, e na certeza de que as experiências dos primeiros anos – de interação, comunicação e partilha – contribuem de forma importante para o desenvolvimento emocional e intelectual dos nossos pequeninos, desenvolvemos “Os meus primeiros gestos”, um Guia para Pais e um Glossário com 150 gestos baseado na língua gestual portuguesa.
Quais os principais benefícios associados à linguagem gestual para bebés?
Para além de ser muito divertido, a investigação internacional ao longo dos últimos 20 anos tem evidenciado vários benefícios associados a esta forma de comunicar:
•Promove o desenvolvimento da linguagem;
•Aumenta a concentração e a memória;
•Fortalece o vínculo parental;
•Promove a emergência da fala;
•Estimula o desenvolvimento intelectual.
Entre no mundo mágico dos gestos e aproveite estes momentos únicos com o seu bebé!
Como começar?
Escolha apenas 5 gestos, sendo que alguns devem estar relacionados com as necessidades básicas (leite, água, comer, dormir) e outros com os elogios às suas conquistas (Muito bem!, Que bonito!).
Mais importante do que o némero de gestos seleccionados, é o número de vezes que se produz estes mesmos gestos. É também muito importante ter presente que o entusiasmo, a repetição e a paciência são as palavras-chave para se obterem os resultados esperados.
Isto significa que, embora o bebé possa não produzir qualquer gesto durante algum tempo, ainda assim é fundamental continuar a produzir os gestos escolhidos. Na verdade, o bebé está a fazer bom uso dessa informação. Lembre-se: o mais importante é não desistir!
Também vos pode interessar:
- Músicas para bebés: canções populares para cantarem aos vossos bebés
- Dentes de leite: sintomas do nascimento e soluções
- Natação para bebés: como escolher uma piscina sem meter água?
- Desfralde: tudo o que precisam de saber
- Quais os melhores brinquedos para bebé? Nós contamos!
- Babywearing: quais as vantagens e como adotar esta prática
Boa noite
Fui enviar o email de cuckoo, não resposta
Preciso livros de Língua gestual para bebés de os meus primeiros gestos em LGP e Guia para pais de LGP
Espero a tua resposta!!!
obrigada
Lurdes
Olá, Maria de Lurdes.
Em alternativa ao e-mail [email protected], pode sempre tentar contactar a Cuckoo através dos contactos telefónicos: Tlm.[+351] 938 242 619 e Tel. [+351] 252 103 300.
Esperamos que consiga contactar a organização e obter os livros brevemente, mas se tiver algum problema estamos deste lado 🙂
Saudações abobrinhas