9 meses dentro, 9 meses fora!
Têm um bebé de 9 meses! Nem deram pelo tempo andar, não é? E entre um desenvolvimento saudável e as noites menos tranquilas, as marcas de crescimento e a alimentação, é fácil ficarmos perdidos. Afinal, o que é expectável que aconteça em cada mês de vida do bebé?
Lembrando que cada abobrinha é diferente, explicamos quais são os progressos e momentos comuns em cada idade.
O crescimento e desenvolvimento de um bebé de 9 meses
O sempre-em-pé podia ser o termo carinhoso para o vosso filho? Ainda é cedo para andar, mas a verdade é que as primeiras tentativas começam por esta altura. O bebé agarra-se aos sofás, cadeiras, móveis, beira do parque, pernas alheias e tudo o que encontrar para tentar elevar-se e testar a força das suas pernocas.
Também já se senta perfeitamente sozinho, demonstra teimosia e vontade própria. Adora jogar ao “cucu” e brincar com os pais.
Com esta idade o bebé mede em média até 72cm e pesa até 9,5g.
Como se expressa um bebé de 9 meses
Um bebé de 9 meses adora ser “macaquinho de imitação”, por isso estimulem-no com palavras fáceis, sonoras e divertidas. Papá, mamã, olá, cucu. Se ainda não disse a primeira palavra, estará para muito em breve! Preparem os lencinhos…
Nesta fase o bebé também já emite sons que deixam claramente perceber o seu enfado com alguma coisa. Feitiozinho!
Falem com o vosso bebé como se falassem com um adulto. Se ele apontar para algum objeto, digam claramente o nome dele, bem como o das pessoas à vossa volta. Pronunciem as sílabas de forma lenta e repetidamente, para que a abobrinha possa ir assimilando.
A alimentação de um bebé de 9 meses
A partir do 9º mês pode introduzir o ovo inteiro em alternativa à carne ou ao peixe até um máximo de duas vezes por semana.
O ovo é um alimento nutricionalmente completo, sendo por isso benéfico para a saúde dos mais pequenos. É uma excelente fonte de colesterol e colina, substâncias que ajudam no desenvolvimento cerebral.
A clara do ovo é constituída principalmente por água e proteína, sendo a principal a ovoalbumina, enquanto a gema é constituída por proteína e gordura, sendo o seu valor energético superior ao da clara.
O ovo pode ser um alimento com potencial alergénico pela existência das proteínas ovomucoide e ovomacroglobulina na clara do ovo. A maioria das reações alérgicas associadas com o ovo manifestam-se na pele. Estejam atentos!
Descubram com detalhe como deve ser a alimentação de um bebé de 9 meses.
O sono de um bebé de 9 meses
Nesta fase, é recomendado que o bebé faça entre 3 a 4h de sestas e durma 11 horas por noite, mas podem ver a vossa tarefa complicada porque o bebé acorda com fome ou com dores de dentes.
Continuem a implementar uma rotina com horários certos para que o descanso de todos seja o mais tranquilo possível, sendo esperado que nesta idade o bebé já tenha desenvolvido um padrão de sono mais ou menos constante.
Por isso, banhinho, pijaminha, maminha e cama é mesmo o encadeamento ideal para o bebé perceber que está na hora de descansar.
O bem-estar de um bebé de 9 meses
O bebé de 9 meses quer explorar e sente-se cada vez mais confortável fora do colo dos pais! Gosta de conhecer, descobrir e tentar – incentivem-no, fazendo-o acreditar desde muito pequeno nas suas capacidades e liberdade.
Os dentes continuam a romper e nesta fase é possível que já tenham nascido os incisivos laterais superiores, o que fará com que o bebé procure conforto na sucção – seja da chucha, do dedo ou de objetos que apanhar à mão.
Consultas, vacinas e exames para um bebé de 9 meses
A parte boa de estar um crescido é que o bebé só será novamente vacinado quando fizer um ano. Ufa, uns meses de descanso! Ainda assim, as consultas de rotina e check-up continuam a ser fundamentais numa etapa onde existem tantas mudanças significativas na vida do bebé.
Dentes, alimentação e desenvolvimento psicomotor são alguns dos temas mais importantes a ser discutidos nesta fase.
Estimular e brincar com um bebé de 9 meses
Diferentes estímulos vão desenvolver melhor as capacidades cognitivas do bebé, ou seja, a faculdade humana de interpretar informação, de raciocinar, de memorizar, de estar atento e de tomar decisões.
Sabiam que os bebés nascem com todos os neurónios que terão ao longo da sua vida mas que nos primeiros meses apenas uma parte deles estão conectados? Por isso, quanto mais interação e estímulo, melhor. E nesta fase é muito importante sentarem-se a brincar com eles todos os dias.
Quais os melhores brinquedos para bebé? Nós contamos! Carregar em botões e perceber o que acontece, encaixar peças nos locais certos e “resolver problemas” começa agora a ser muito interessante e divertido para a abobrinha.
Arrisquem também os primeiros livros para bebé, próprios para estas mãozinhas delicadas.
Veja também: Como é a vida de um bebé de 8 meses? Como é a vida de um bebé de 10 meses?
Também lhe pode interessar:
- Desenvolvimento de um bebé mês a mês
- Dentes de leite: sintomas do nascimento e soluções
- Natação para bebés: como escolher uma piscina sem meter água?
- Desfralde: tudo o que precisam de saber
Este artigo foi útil para si?