Ah, o sushi… sem dúvida delicioso, mas será perigoso para as futuras mamãs? Contamos-lhe tudo o que precisa de saber.
Mais do que uma trend, o sushi tem conquistado os portugueses nos últimos anos, e não há dúvidas de que veio para ficar. Do sashimi de salmão aos hot rolls – fritos – e aos gunkans com belos molhos, a iguaria japonesa ocupa lugar na lista de preferidos de muitos e muitas de nós. Mas então e sushi na gravidez? É seguro ou perigoso?
Sushi na gravidez: o que comer e o que evitar
Sem mais rodeios, que com assuntos desta importância não se faz suspense, a verdade é que depende do sushi
Ou seja, há peças que as grávidas podem comer sem quaisquer receios e outras que os médicos aconselham colocar na lista de alimentos proibidos na gravidez. Continue a ler para descobrir quais são e porquê 🙂
Peças de sushi que não deve comer
Em primeiro lugar, a má notícia: as peças que pode comer talvez não sejam as suas preferidas.
Na lista de sushi proibído estão todas as pelas com peixe ou marisco cru ou mal cozinhado (de acordo com a Food Safety). Nesta categoria também se encaixam as peças braseadas, que não estão completamente cozinhadas, e algumas peças fritas – por vezes a alga à volta está frita, mas o sushi no interior do rolinho não está cozinhado.
Isto acontece porque quando não estão bem cozinhados estes alimentos podem expôr o bebé a mercúrio, bactérias e outros parasitas que podem causar infeções – é de lembrar que o sistema imunológico de uma mulher grávida está mais suscetível a estes problemas.
Desde infeções urinárias a abortos espontâneos ou partos pré termo, é impossível prever as consequências negativas que o peixe cru pode trazer, e é por isso que evitá-lo é absolutamente necessário durante a gravidez.
Quando devo parar de comer estas peças?
Os médicos recomendam deixar de comer peixe cru ou mal cozinhado logo durante a o processo de tentativa de engravidar. Esta restrição deve manter-se durante os três trimestres de gravidez.
Peças de sushi seguras na gravidez
A boa notícia é que pode continuar a comer o adorado sushi na gravidez, mas com algumas exceções.
Nem tudo é mau: se também gostar das peças desta lista, não terá de aguentar o desejo ou de rejeitar convites para jantar.
A maioria das peças de sushi seguras para gestantes fazem parte dos menus vegetarianos: falamos de rolinhos com legumes e frutas, como é o caso do pepino, do abacate, do morango, do kiwi, e outros.
Se acha que esta restrição é muito limitativa, desengane-se: principalmente nos restaurantes de fusão, poderá encontrar combinações incríveis sem qualquer tipo de peixe.
Os molhos asiáticos, a cebola frita, os rolinhos de morango fritos, o creme de fruta, o queijo creme e muitos outros elementos seguros vão decerto saciar-lhe grande parte da fome de sushi sem que corra qualquer tipo de riscos.
Para garantir que estas refeições correm bem, que tal contactar o restaurante previamente para saber quais as opções disponíveis ou mesmo experimentar fazer sushi em casa? Pode ser uma atividade familiar super divertida!
Sushi à parte, existem muitos outros alimentos que devem constar da ementa de uma grávida e que constituem a base de uma alimentação na gravidez saudável (principalmente fontes de nutrientes como o ferro, cálcio, etc.) .
Veja também:
- Alimentos proibidos na gravidez: quais?
- Alimentação na gravidez: saiba o que ingerir enquanto está à espera de bebé
- Toxoplasmose na gravidez: o que é, qual o tratamento e como se prevenir
- Gravidez Semana a Semana
- Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
- Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!
- Como escolher o carrinho de bebé?
- Cadeira auto: tudo o que precisa de saber!
Este artigo foi útil para si?