O mau hálito nas crianças: saibam as causas e como prevenir

O mau hálito nas crianças: saibam as causas e como prevenir

mau hálito nas crianças

O que causa a halitose ou o mau hálito nas crianças e em bebés?

A Equipa de Odontopediatria da MDKids – MDClinica explica-nos a origem e como prevenir o mau hálito nas crianças. 

O mau hálito infantil é muito frequente e é uma das preocupações dos pais aquando da consulta de medicina dentária. As crianças com mau hálito podem ser vítimas de exclusão social e por isso é de extrema importância a resolução do problema.

Nas crianças, é muito frequente a halitose de origem otorrinolaringológica, causada por hipertrofia dos adenóides, infecções nas amígdalas, obstrução nasal, ou seja, inflamações nas vias respiratórias. As crianças que respiram pela boca podem também sofrer de mau odor oral.

Nestes casos do foro otorrinolaringológica, é muito comum que o mau odor aconteça no quarto, de manhã, quando os pais vão acordar as crianças. Os microorganismos na região oral começam a desenvolver a sua atividade provocando a proliferação de gases de odor desagradável, mas basta escovar os dentes para que o mau hálito desapareça.

O mau hálito nas crianças também pode ser causada por refluxo gastroesofágico ou diabetes (neste caso, o hálito tem odor a acetona, a maçãs verdes).

Por vezes a halitose pode ser causada pela presença de um corpo estranho, por exemplo no nariz ou boca, em decomposição, principalmente em crianças pequenas.

A halitose infantil pode ter causas dentárias, tais como, má higiene oral, presença de cáries, tártaro e abcessos dentários. Outro factor a considerar são os aparelhos ortodônticos, pois estes podem causar descamação da mucosa, favorecer a acumulação de alimentos e dificultar a higiene oral.

Se a causa for dentária, uma melhor higiene oral vai melhorar o hálito, ao remover os resíduos alimentares dos dentes e mucosas. Não esquecer do fio dentário para remover os detritos alimentares interdentarios, também causadores de mau hálito. A limpeza da língua também é recomendada.

Os remédios caseiros para a halitose (beber chá sem açúcar, pastilhas de mentol, comer maçãs) só vão esconder o problema. O mau hálito é um alerta de que algo não está bem e não deve ser ignorado!

Como o mau hálito pode ter várias causas, é muito importante, em primeiro lugar, a visita ao médico dentista que poderá descartar todas as possíveis causas de origem oral. Se o médico dentista descartar causas dentárias e, apesar do tratamento dentário, a halitose persistir, os pais devem consultar o pediatra, que realizando exames físico, radiológico ou analítico , poderá fazer o diagnóstico certo e assim, o tratamento adequado.

Não esquecer que curar o mau hálito pode melhorar não só a saúde da criança como a sua vida social e auto-estima!

Também lhe pode interessar:

  • Qual a importância da visita da criança ao odontopediatra, o médico dentista especializado?

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *