Menu
Família > Sãos e salvos > Saúde infantil

Tudo o que precisa de saber sobre bruxismo infantil

Tudo precisa saber sobre bruxismo infantil

A Equipa de Odontopediatria da MDKids -MD Clínica explica-nos tudo o que precisamos de saber sobre bruxismo infantil.

O que é o bruxismo nas crianças? Porque rangem as crianças os dentes? 

De vez em quando, os pais queixam se de que os seus filhos “rangem” os dentes enquanto dormem. Está provado que cerca de 80 a 90 % das crianças rangem os dentes à noite, durante algum período da sua infância.

Algumas, menos frequentemente, também rangem durante o dia, consciente ou inconscientemente. 

O ranger dos dentes designa se por BRUXISMO. 

O bruxismo noturno ocorre durante as primeiras etapas do sono e, normalmente, cessa quando a criança entra no sono profundo. 

A única causa provada conhecida do bruxismo infantil relaciona se com as vias respiratórias. Crianças com uma combinação de alergias e vias aéreas comprometidas vão ranger os dentes, já que o movimento da mandíbula abre a trompa de Eustáquio (canal entre ouvido e faringe) e produz uma sensação de alívio. 

Todas as outras causas possíveis do bruxismo nas crianças são conjecturais (stress, mau dormir, etc). Parece que, quando a criança está numa fase de mais “stress” ou angústia, pode ranger mais os dentes ( mudança de escola, novo irmão, exames escolares, divórcio dos pais, etc). 

Como o bruxismo é tão comum nas crianças, pensa se também que, provavelmente possa fazer parte da erupção normal dos dentes. O bruxismo pode ser apenas o habituar da boca aos novos dentes. Este problema não é raro em bebés que estão a começar a ter dentes (5/6 meses de idade) e é também comum por volta dos 6 anos de idade, quando as crianças começam a ter os primeiros dentes definitivos. 

Normalmente, por volta dos 10 anos as crianças deixam de ranger os dentes sem que este problema tenha trazido qualquer dano. 

Se o problema persistir na altura da adolescência e o médico dentista reconhecer sinais de desgaste excessivo nos dentes permanentes ou alterações na articulação entre maxilares, devem ser tomadas medidas preventivas para evitar futuros danos nos dentes e articulação. O tratamento pode incluir uma goteira de acrílico noturna. 

De notar que o bruxismo em idades precoces não significa que estão a decorrer danos nos dentes de leite nem que problemas dentários irão aparecer mais tarde.

Os barulhos que as crianças fazem ao ranger os dentes são bastante incómodos para quem os ouve! Mas felizmente, na maioria dos casos, o único problema é mesmo esse som desagradável e nada mais! Ou seja, não há nada a fazer e, certamente, com a idade, a criança deixará de o fazer! 

De qualquer modo, deve sempre referir ao médico dentista do seu filho se este ranger os dentes. Assim, o clínico fará um exame mais minucioso para ver eventuais desgastes dentários, problemas na articulação, entre outros. 

 

 Equipa de Odontopediatria MDKids -MD Clínica