Qual é a diferença entre um odontopediatra e um dentista?
Sabe porque é importante as crianças terem consultas com o médico dentista especializado (odontopediatra)? A Equipa de Odontopediatria da MDKids -MD Clínica explica-nos tudo.
A Odontopediatria é uma área da Medicina Dentária que oferece aos bebés, crianças, adolescentes e pacientes especiais a informação adequada para prevenção e manutenção da Saúde Oral.
A grande diferença entre um Odontopediatra e um Médico dentista generalista é parecido com a diferença entre um Pediatra e um Médico de Medicina geral.
Um Médico Dentista pode tratar uma criança, mas o Odontopediatra tem acesso e conhecimento de mais ferramentas para proporcionar uma boa experiência, conseguindo um tratmento duradouro com bom comportamento da parte da criança.
Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho desde tenras idades do Odontopediatra é muito importante.
São eles os responsáveis pela higiene não só das crianças que já têm dentinhos, mas também dos bebés e das gestantes. Aliás, as mães devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, enquanto ainda têm tempo para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.
A primeira consulta de odontopediatria tem como objetivo orientar os pais para os correctos hábitos de higiene oral, esta consulta serve principalmente para explicar às crianças todo o equipamento dentário e o seu funcionamento, realiza-se uma higiene oral e se necessário fazem-se radiografias.
Normalmente evita-se tratamentos logo na primeira consulta sendo estes agendados para uma data posterior, assim a criança sentir-se-á mais segura e preparada para o ambiente dentário.
O tratamento em crianças requer um cuidado especial. Os mais pequenos precisam de maior atenção e menor tempo de cadeira para que a visita ao dentista não se torne uma tortura.
O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída. É importante que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência menos positiva que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajudá-lo a lidar com esse medo e o tratamento decorra da melhor maneira possível.
Também lhe pode interessar:
- Cárie dentária: origem e causas principais
- Tudo o que precisa de saber sobre bruxismo infantil
Este artigo foi útil para si?