7 dicas para uma vida mais ecológica! - Pumpkin.pt

7 dicas para uma vida mais ecológica!

hábitos sustentáveis

Apostar em hábitos de vida mais sustentáveis, para um mundo mais ecológico, é uma das grandes tendências de hoje em dia, e ainda bem! Para que este desejo não fique enterrado no cemitério das resoluções não concretizadas, a Noocity partilha sete dicas essenciais — e simples — para que o vosso 2020 (e o futuro!) seja mais ecológico.

Tomem nota!

1. Sacos de plástico, nunca mais

Caso ainda não aplique este princípio ecológico, está mais do que na hora de o pôr em prática. Em idas ao supermercado e ao mercado, não se esqueça de levar consigo sacos reutilizáveis de pano ou de rede.

O plástico é um dos maiores inimigos de uma vida mais sustentável, estando na origem da degradação dos oceanos e na morte dos animais que o habitam. Só para ter noção: estima-se que, em 2050, o peso do plástico nos oceanos seja superior ao peso do peixe que neles habita.

Esta substituição pode ser aplicada em mais contextos: quando estiver a comprar fruta, não use um saco para cada legume ou fruta; aposte em escovas de dentes de bambu; compre produtos a granel, evitando as embalagens plastificadas; quando não houver alternativa a granel, aposte nas embalagens maiores.

2. Aposte em mais produtos reutilizáveis

Palhinhas reutilizáveis, copos reutilizáveis, garrafas de água reutilizáveis. Um dos grandes inimigos do ambiente é o consumo excessivo de produtos que só têm uma utilização.

O resultado está à vista: toneladas de lixo em desterros, toneladas de plástico no mar. O princípio ecológico passa também por apostar em objetos que durem muito tempo nas suas mãos.

3. Aposte numa filosofia mais zero waste

Este ponto vem na sequência do anterior: a filosofia zero waste passa por evitar ao máximo o desperdício, seja em roupa, em comida, em móveis. Passa também por evitar o hábito que fomos ganhando: acumular tudo e mais alguma coisa, sem conseguir dizer que não a objetos que não nos fazem falta.

Uma vida mais minimalista é uma vida mais ecológica.

A ferramenta Your Plan, Your Planet, do Google, é um ótimo recurso para as pessoas avaliarem a economia de resíduos ajudando-os a calcular o uso e o desperdício de quatro recursos principais: comida, água, energia e outras coisas, incluindo os seguintes exemplos:

  • Comida: É possível encontrar ideias de como organizar o  frigorífico ou onde colocar as compras para uma maior duração. Sabia que as pessoas colocam as suas compras no lugar errado? – as pesquisas para “como guardar…” atingiram um recorde histórico nos EUA.
  • Água: É explicado como tomar um banho mais curto é benéfico e como 1 minuto pode economizar a conta de água ou até saber truques de como gastar menos água na casa de banho.
  • Energia:  pode partilhar dicas e truques para poupar dinheiro na conta de electricidade.
  • Coisas: Aqui é possível encontrar dicas sobre quais os itens que se devem alugar, reparar, reutilizar, vender ou doar para maximizar o respectivo uso; Vai ficar surpreendido com o “poder” de uma camisa.

4. Use mais as pernas

Os transportes têm um impacto brutal no ambiente, pela emissão de gases tóxicos para a atmosfera. Da próxima vez que pensar em pegar no carro, olhe para as alternativas: vá a pé (a sua saúde também agradece), vá de bicicleta (as redes de bike sharing estão por todo o lado na cidade) ou apanhe um transporte público — mas saia uma estação antes e caminhe até ao seu destino.

5. Num ano mais ecológico as segundas são sem carne

A indústria agro-pecuária faz uma utilização abusiva de recursos naturais (como a água), sem esquecer a quantidade esmagadora de emissões de CO2 para a atmosfera. Reduzir o consumo de carne é fundamental, sobretudo quando se trata das vermelhas. Comece devagarinho e entre na corrente da segunda-feira sem carne. Saem todos a ganhar: o seu corpo e o ambiente.

6. Local e sazonal

Já falámos nisto várias vezes. Uma alimentação equilibrada e que seja, em simultâneo, mais ecológica, inclui produtos que são produzidos localmente e sazonalmente: a pegada ecológica é substancialmente menor, porque os alimentos não têm de vir de longe, ao mesmo tempo que se respeitam os ritmos da natureza e se consomem produtos mais frescos e nutritivos para a saúde.

7. Plante uma horta em casa para um ano mais ecológico

Com uma horta em casa, vai estar em contacto permanente com o mundo vegetal e vai ter sempre à mão produtos que são importantes na culinária, como as famosas e saborosas ervas aromáticas (muitas vezes embaladas em plástico nos supermercados).

Assim, poupa dinheiro, ajuda o ambiente e tem um novíssimo e muito saudável hobbie. Há melhor do que isto para começar o ano?

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1  votos, média:   5,00  em 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *