Voluntariado para Crianças: iniciativas em Portugal - Pumpkin.pt

Voluntariado para Crianças: iniciativas em Portugal

Voluntariado para Crianças: iniciativas em Portugal

Nunca é cedo para começar a ajudar! Reunimos alguns projetos de voluntariado em que as abobrinhas podem participar a solo ou com os pais.

Já dizia Gottfried Lebnitz: “Ajudar é encontrar na felicidade do outro a própria felicidade”.

Para além de fazer do mundo um lugar melhor, o voluntariado ajuda as crianças a desenvolver o sentido de responsabilidade, dá-lhes um contacto precioso com outras realidades e permite-lhes melhorar as capacidades sociais.

Fazer voluntariado em família, outra opção muito enriquecedora, é também uma ótima forma de criar laços enquanto se transmitem aprendizagens preciosas.

E porque não começar desde cedo a contribuir para uma sociedade melhor com aquilo que de mais valioso temos – o nosso tempo e dedicação?

Reunimos algumas opções de voluntariado para crianças, jovens e famílias, de norte a sul do país e até online. Motivados para fazer a diferença?

Oportunidades de Voluntariado para Crianças e Jovens:

Cruz Vermelha Portuguesa

A Juventude da Cruz Vermelha tem oportunidades de voluntariado para crianças (5-11 anos), adolescentes (12-17 anos) e jovens adultos (18-35 anos).

Através deste projeto, os mais novos participam na organização enquanto voluntários, beneficiários ou líderes/ agentes de mudança positiva!

O trabalho é desenvolvido numa perspetiva de educação por pares, de jovens para jovens, e com recurso a metodologias de educação não formal, nas seguintes áreas de intervenção: Saúde; Inclusão Social; Cooperação Internacional; Empregabilidade, Empreendedorismo e Cidadania Activa; Educação Ambiental; Educação Humanitária.

Para se candidatarem como voluntários da JCV, basta dirigirem-se à estrutura local mais próxima. Podem saber mais informações no site da Cruz Vermelha Portuguesa.

Idades: a partir dos 5 anos.

Fundação AMI

A partir dos 14 anos, as abobrinhas podem juntar-se à Fundação AMI para fazer a diferença.

Existem várias modalidades de voluntariado, desde a constituição de cabazes alimentares a ações de reflorestação, por exemplo, e há também a possibilidade de fazer voluntariado à distância!

Consultem o website para saberem quais as iniciativas disponíveis de momento.

Todos os interessados em fazer voluntariado com a AMI podem fazer a inscrição no formulário no website.

Idades: a partir dos 14 anos.

Refood

O movimento Refood resgata toneladas de boa comida para eliminar o desperdício e alimentar pessoas necessitadas.

Como? Construindo uma ponte humana entre o excesso e a necessidade. Para isso, convidam toda a comunidade local a fazer parte de um movimento 100% voluntário que transforma, não só desperdício em nutrição, mas também as vidas de todos os envolvidos numa verdadeira economia circular e solidária – impulsionada pela boa vontade.

As famílias também podem juntar-se a esta causa, participando nos setores de recolha, preparação ou distribuição dos alimentos. Todas as crianças precisam que um dos pais assine uma declaração de responsabilidade para poder participar. Visitem o site e saibam como podem inscrever-se como voluntários Refood!

Idades: variadas.

Marinha

Os jovens aí de casa gostam de tudo o que tem a ver com o mar e querem usar o tempo livre de uma forma diferente? É possível fazer voluntariado na Marinha, mais concretamente nos órgãos de natureza cultural da Marinha.

Existem muitas atividades disponíveis! Podem ajudar na alimentação das diferentes espécies no Aquário Vasco da Gama, apoiar na receção de visitantes na Fragata D. Fernando II e Glória, nas exposições, na conservação do inventariado na Biblioteca Central de Marinha, e mesmo na organização e dinamização de atividades pedagógicas no Museu de Marinha e no Planetário Calouste Gulbenkian.

Para se candidatarem a qualquer voluntariado devem enviar um e-mail para [email protected] ou telefonar para o 210 977 300 para obterem mais informações.

Idades: a partir dos 18 anos.

Ajudaris Ação Social

voluntariado para crianças

A Ajudaris é uma associação particular de carácter social e humanitário de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a pobreza e a exclusão social através da educação e capacitação em contexto informal, para o efeito, desenvolve vários projetos sociais e educacionais!

Todos os projetos aceitam voluntários, e muitos deles estão de portas abertas às famílias e aos mais novos. Basta ir ao site da Ajudaris e fazer a inscrição. Caso surja alguma questão, não hesitem em entrar em contacto com a organização.

Podem também subscrever a Newsletter da Ajudaris para ficarem a par de todas as novidades e iniciativas, basta enviarem um e-mail para [email protected].

Idades: variadas, consoante os projetos.

Fundação Eugénio de Almeida

A Fundação Eugénio de Almeida é uma ONG dedicada às causas do domínio cultural e educativo, social, e espiritual, visando o desenvolvimento humano pleno, integral e sustentável da região de Évora.

Nos projetos regulares (Voluntariado Cultural, Apoio Social, Cozinha Social e outros), dependendo das tarefas, podem participar jovens com idade superior a 16 anos, desde que tenham autorização dos pais.

A Fundação desenvolve ainda um Programa designado #FundaçãoContigo, no qual crianças entre os 10 e os 15 anos participam em oficinas de 3 horas para sensibilização e desenvolvimento de iniciativas em voluntariado.

Visitem o site e saibam como se podem inscrever!

Idades: a partir dos 10 anos.

Cascais Ambiente e Cascais Jovem

Para além dos serviços de limpeza urbana e recolha de resíduos com que iniciou a sua atividade, a Cascais Ambiente é também responsável pela gestão de espaços públicos verdes urbanos, de jogo e recreio do concelho. Após absorver as agências municipais Cascais Atlântico e Cascais Natura, alargou as suas competências à gestão dos recursos naturais e da orla costeira.

Oferece oportunidades de voluntariado sem limite de idade, nomeadamente o Projeto Oxigénio, um programa de voluntariado ambiental que tem como objetivo a promoção e defesa da natureza e da biodiversidade no concelho de Cascais através da sensibilização e envolvimento ativo da comunidade.

Este projeto tem diversas formas de envolvimento, com ações abertas à população onde qualquer pessoa pode inscrever-se e participar ativamente numa ação de conservação da natureza através deste link.

Idades: sem limite de idade.

O Programa “Voluntários Jovem Cascais” é um programa de voluntariado jovem anual, que pretende proporcionar aos jovens oportunidades de exploração vocacional e profissional, através da colaboração de curta duração em projetos e eventos desenvolvidos pelos serviços da Câmara Municipal de Cascais.

São atividades de caráter prático, pontual e de curta duração, variando de acordo com a especificidade do projeto/evento concreto, envolvendo diferentes áreas tais como educação, desporto, juventude, urbanismo, ambiente, comunicação, cultura, entre outros.

Idades: Jovens residentes ou estudantes em estabelecimentos de ensino do concelho de Cascais com idades entre os 15 e os 30 anos de idade (à data de início da atividade).

Jardim Zoológico de Lisboa

Adoram animais? A partir dos 16 anos de idade*, podem ajudar e aprender no Zoo de Lisboa!

Através do programa Voluntariado nas Férias, os voluntários prestam auxílio na limpeza, assistência ao visitante e parque arco-íris. Não têm contacto físico com os animais, pois esta é uma tarefa dos profissionais especializados, mas podem contribuir para a manutenção deste lugar mágico, rodeados de plantas, risos e sons malucos (foi o elefante ou o pavão?).

A inscrição pode ser feita neste link, onde encontram todas as informações e uma ficha de candidatura ao voluntariado.

*A idade mínima para o voluntariado no Zoo é de 18 anos, embora exista a possibilidade de integrar voluntários a partir dos 16 anos num programa específico e com autorização escrita dos pais/tutores.

Idades: a partir dos 16 anos.

ImpacTrip

O ImpacTrip é um negócio social certificado internacionalmente como uma B-Corp que promove experiências de turismo sustentável em Portugal, Espanha, Croácia e Itália. O seu objetivo é mudar a forma como as pessoas viajam, aliando experiências incríveis à capacidade de provocar um impacto social e ambiental positivo!

Oferecem duas opções relacionadas com voluntariado:

  • Voluntariado Internacional Impactrip: programas de voluntariado internacional em Portugal, Croácia, Espanha e Itália. Nestes destinos temos alguns programas ideais para fazer em família como Youth Support ou Animal Care. Nota: estes programas de voluntariado têm um valor de participação a ser pago pelos voluntários;
  • Campos de férias Impact House: campos de férias com uma componente social e ambiental. Na Impact House, as crianças fazem várias atividades ligadas ao ambiente como compostagem e ligadas à parte social como por exemplo escrever cartas de amor a velhotes que estão sozinhos e são apoiados por instituições sociais. 

Entrem em contacto com a Impact House para averiguar preços e mais detalhes!

Idades: variadas, consoante os projetos

Limpeza das Praias e Espaços Públicos

Já pensaram em apanhar todo o lixo que encontram pelas ruas, jardins e praias, deixando os espaços mais limpos?

São várias as organizações que se dedicam a esta limpeza dos espaços, procurando diminuir a poluição e salvar habitats e animais de intoxicações. Se quiserem contribuir para esta causa, podem sempre juntar-se a elas através do voluntariado!

A Liga para a Proteção da Natureza e a Associação Portuguesa do Lixo Marinho são duas das iniciativas que promovem campanhas e ações de limpeza. Consultem os sites e saibam como se podem inscrever!

Conhecem mais opções de voluntariado para crianças, jovens e famílias? Contem-nos nos comentários e ajudem-nos a fazer crescer esta lista 🙂

Também lhe pode interessar:

Um comentário em “Voluntariado para Crianças: iniciativas em Portugal

  1. Brendha Vitória Dezembro 11, 2023

    Quero participar se for em Lisboa, Portugal

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 3,50 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<