Família > Lifestyle > Solidariedade

Doar 0,5% do IRS a uma boa causa: conheça as associações que apoiamos!

consignação do IRS

Ajudar não paga imposto!

O que é a consignação do IRS?

Há instituições que trabalham todos os dias, de forma incansável e quase sempre voluntária, para ajudar quem mais precisa. Agora, pode contribuir também – é possível doar 0,5% do seu IRS anual a instituições particulares de solidariedade social, religiosas ou de utilidade pública, através da consignação do IRS.

Esta doação não terá qualquer custo associado para si, já que os 0,5% da consignação do IRS incidem na parte do imposto que já foi liquidada pelo Estado. Para ajudar, basta-lhe um gesto: cinco minutos do seu tempo ao preencher o quadro 11 da folha rosto da declaração de IRS.

Reunimos algumas associações de solidariedade para que possa escolher aquela com cuja causa mais se identifica. Juntos podemos melhorar vidas e criar sorrisos!

Instituições de Solidariedade Social

Academia dos Champs

academia dos champs irs

A Academia dos Champs nasce da motivação e vontade dos seus fundadores em partilhar a sua experiência pessoal para motivar jovens em situação de vulnerabilidade social a adoptarem desde cedo uma filosofia de vida com uma forte ligação à prática desportiva – que por sua vez levará ao sucesso, tanto a nível pessoal como a nível profissional.

NIF: 509 250 319.

Acreditar

irs-acreditar

Associação de pais e amigos de crianças com cancro. Pretende ajudar as crianças e as respectivas famílias a superar melhor os diversos problemas que se colocam a partir do momento em que é diagnosticado o cancro, contribuindo para fomentar a esperança. Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pela Associação Acreditar.

NIF: 503 571 920.

AIDGlobal

aidglobal irs

A AIDGLOBAL desenvolve, em Portugal, o seu trabalho em defesa da Educação para a Cidadania Global junto de crianças, jovens e comunidade em geral bem como no combate à iliteracia, em Moçambique, através da criação e equipamento de bibliotecas, atividades de animação da leitura e capacitação de técnicos e professores.

NIF: 507 501 063

Ajuda de Berço irs-ajuda-de-berço

Acolhe crianças dos 0 aos 3 anos, necessitadas de protecção urgente, face a situações que as coloquem em risco, tais como maus tratos, abusos sexuais, pais alcoólicos ou toxicodependentes, prostituição, falta de lar ou abandono. Saiba mais no site da Ajuda de Berço.

NIF:504 296 442.

Aldeias SOS

irs-aldeias-sos

O trabalho desta organização centra-se no desenvolvimento da criança até que se torne auto-suficiente e integrada na sociedade. As crianças, que não podem ser cuidadas pelas suas famílias biológicas são apoiadas pelos prestadores de cuidados de base familiar, famílias de acolhimento ou integradas em famílias SOS nas Aldeias de Crianças SOS. As famílias SOS prestam cuidados individualizados para promover o desenvolvimento, a educação e a saúde de cada criança, de forma a sentirem-se protegidas, amadas e respeitadas. Apoiam famílias desfavorecidas em risco de separação, reforçando a sua capacidade de proteger e cuidar dos seus filhos.

As Aldeias de Crianças SOS são membro da UNESCO e conselheiro do Conselho Económico e Social das Nações Unidas. Saiba mais no site oficial.

NIF: 500 846 812.

AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional

ajudar-ami

Organização humanitária destinada a intervir rapidamente em situações de crise e emergência, tendo o Homem como centro de todas as suas preocupações. Saiba mais sobre a AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional.

NIF: 502 744 910.

APSI

apsi

Há mais de 20 anos a olhar pela segurança infantil, a APSI, Associação para a Promoção da Segurança Infantil, trabalha para promoção de comportamentos e práticas e para a criação de ambientes e produtos seguros que garantam às crianças e jovens um crescimento saudável. O seu objetivo principal é reduzir o número e a gravidade dos acidentes e das suas consequências nestas faixas etárias.
Consulte o site e conheça melhor a APSI.

NIF: 502 886 412.

Associação Salvador

irs-associação salvador

Para promover a inclusão social das pessoas com deficiência motora, a Associação Salvador desenvolve e implementa projetos concretos que respondem eficazmente às principais necessidades das pessoas com mobilidade reduzida e, mais concretamente, com deficiência motora.

Os projetos desenvolvem-se em três áreas de atuação: Conhecimento, Integração Social e Sensibilização. Conheça o trabalho da Associação Salvador.

NIF: 506 723 364.

Banco Alimentar contra a Fome

Banco Alimentar Contra a Fomebanco-alimentar

Instituição Particular de Solidariedade Social que luta contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas. Saiba mais Banco Alimentar contra a fome.

NIF: 504 335 642.

BIPP

BIPP irs

O BIPP tem como missão implementar projectos destinados à inclusão de cidadãos com deficiência na sociedade – jovens adultos com necessidades especiais – no sector agrícola e actividades relacionadas.

NIF: 508 908 507.

Cruz Vermelha

cruz-vermelha

É uma instituição humanitária que desenvolve a sua actividade no respeito pelo Direito Internacional Humanitário, cuja missão passa por prestar assistência humanitária e social – em especial aos mais vulneráveis – prevenindo e reparando o sofrimento, e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana. Conheça mais sobre esta instituição.

NIF: 500 745 749.

EPIS

epis irs

A EPIS acompanha alunos com baixos rendimentos escolares através da intervenção continuada de mediadores com metodologias específicas para cada idade.

NIF: 507 827 414.

Fundação do Gil

irs-fundação-do-gil

A Fundação do Gil pretende contribuir para o bem estar, a valorização pessoal e a plena integração social das crianças e dos jovens que se encontrem internados, por períodos prolongados, em unidades hospitalares, prisionais ou outras. Saiba mais no site da Fundação do Gil.

NIF: 504 729 292.

Fundação Infantil Ronald McDonald

fundação infantil ronald mcdonald

A Fundação Infantil Ronald McDonald concede apoio gratuito às famílias com dificuldades, que longe de suas casas, têm as suas crianças em tratamento hospitalar.

Nas Casas Ronald McDonald tudo é feito para que as famílias mantenham a sua vida habitual, como se estivessem na sua própria casa, e possam partilhar o dia-a-dia com a criança hospitalizada ou em tratamento ambulatório. As famílias têm ao seu dispor quartos individuais com casa de banho, uma cozinha onde podem preparar as suas refeições, uma lavandaria que lhes permite tratar da sua roupa e salas de jantar e de estar onde poderão conviver e desfrutar de momentos de lazer. A estrutura das Casas Ronald McDonald permite às famílias com problemas similares apoiarem-se mutuamente.

NIF: 510 093 680.

Liga Nacional Contra a Fome

liga nacional contra a fome

Esta Instituição tem como fim apoiar grupos sociais mais vulneráveis, em especial crianças em idade escolar, idosos acamados, pessoas sem rendimentos e casos extremos de “pobreza envergonhada”.

Ao longo dos anos esta Instituição tem dado continuidade aos seus projetos de apoio aos mais carenciados, sem qualquer contribuição por parte da Segurança Social, sobrevivendo apenas com o apoio dos seus sócios e beneméritos.

É de realçar a importância do seu refeitório social, onde servem 100 refeições diárias a pessoas no limite da pobreza.

NIF: 504 306 588.

Liga Portuguesa contra o Cancro

Associação que promove a prevenção primária e secundária do cancro, o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico e a formação e investigação em oncologia. Saiba mais sobre a Liga Portuguesa contra o Cancro.

NIF: 500 967 768.

Make-A-Wish®

A Fundação Realizar um Desejo é a filial portuguesa da Make-A-Wish® Internacional, que tem como fim conceder desejos a crianças e jovens – dos 3 aos 18 anos – que têm ou tiveram a sua vida em risco com doenças progressivas, degenerativas ou malignas, contribuindo assim para lhes levar um momento de alegria e esperança. Tornem-se guardiões de estrelas. Saiba mais sobre a Makeawish.

NIF: 509 196 853.

Operação Nariz Vermelho

IRS nariz vermelho

O principal propósito da Operação Nariz Vermelho é assegurar de forma contínua um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais. Esses artistas, têm formação especializada no meio hospitalar e trabalham em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando actuações adaptadas a cada criança e a cada situação. Conheça melhor esta iniciativa dos Doutores Palhaços e saiba como pode ajudar, no site da Operação Nariz Vermelho.

NIF: 506 133 729.

Terra dos Sonhos

irs-terra-sonhos

Associação cujo fim principal é a realização dos sonhos de crianças e adolescentes diagnosticados com doenças crónicas e/ou em fase avançada. A Bissolvon associou-se à Terra dos Sonhos e criou a ação de angariação de fundos, Mais Sonhos, Mais Sorrisos, para a construção da Casa dos Sonhos, saibam como contribuir e vejam como podem ajudar.

NIF: 508 128 439.

UNICEF

unicef-irs

A UNICEF é a única organização mundial que se dedica especificamente às criança e vive exclusivamente de donativos voluntários. Em termos genéricos, trabalha com os governos nacionais e organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazo nos sectores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também em situações de emergência para defender as crianças vítimas de guerras e outras catástrofes. Actualmente, trabalha em 190 países e territórios.

São uma agência das Nações Unidas que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.

Saiba como pode contribuir no site da Unicef.

NIF: 500 883 823.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.