Dia Mundial do Refugiado: números duplicaram nos últimos 10 anos - Pumpkin.pt

Dia Mundial do Refugiado: números duplicaram nos últimos 10 anos

Um alerta da Portugal com ACNUR a propósito do Dia Mundial do Refugiado: o número de pessoas forçadas a fugir duplicou nos últimos 10 anos.

Sabiam que no dia 20 de junho se assinalou o Dia Mundial do Refugiado? Uma data que se torna cada vez mais importante perante as graves crises humanitárias que afetam todo o globo. A Portugal com ACNUR, parceiro nacional da Agência da ONU para os Refugiados, aproveitou a ocasião para dar a conhecer os mais recentes dados divulgados pelo Global Trends Report 2024.

A realidade não podia ser mais preocupante! O número de pessoas em todo o mundo forçadas a deixar as suas casas aumentou para 120 milhões até maio de 2024. Isto significa que, se a população deslocada global fosse um país, seria o décimo segundo maior do mundo (aproximadamente do tamanho do Japão).

Este aumento é causado por novos conflitos e pelo prolongamento de outros mais antigos em lugares como o Sudão, Gaza e Myanmar. No Sudão, por exemplo, 10,8 milhões de pessoas ficaram sem casa no final de 2023. Já em Myanmar e na República Democrática do Congo, muita gente também foi obrigada a fugir devido a um agravamento das guerras nestes territórios.

Este relatório mostra que a maioria das pessoas que fugiram das suas casas ainda está no seu próprio país, totalizando 68,3 milhões de deslocados internos. Mas o número de pessoas que procurou segurança noutros países também aumentou, ascendo agora a 43,4 milhões de refugiados. E é muitas vezes nos países mais pobres do mundo que estas pessoas procuram abrigo e é acolhida grande parte destes refugiados.

Apesar das dificuldades e do agravar da situação humanitária, o relatório também nos deixa algumas boas notícias! Nomeadamente, o facto de 5 milhões de pessoas terem conseguido voltar para as suas casas em 2023 porque a paz e a estabilidade voltou aos seus países.

Partilhamos convosco o Top 5 de países de origem de refugiados e países que mais acolhem refugiados:

Top 5 países de origem das pessoas refugiadas

Afeganistão6.4 milhões
Síria6.4 milhões
Venezuela6.1 milhões
Ucrânia6.0 milhões
Sudão do Sul2.3 milhões

Top 5 países que mais acolhem refugiados

Irão3.8 milhões
Turquia3.3 milhões
Colômbia2.9 milhões
Alemanha2.6 milhões
Paquistão2.0 milhões

Convidem os mais novos a olhar para o mapa e a perceber onde ficam estes países. Será que eles conseguem? Juntem-se em família com um mapa do mundo (por exemplo online) e tentem localizar estes 10 países, enquanto lhes explicam a situação destas pessoas e o que significa ser refugiado.

A Portugal com ACNUR está comprometida em continuar a procurar novas maneiras de ajudar todos os que foram forçados a deixar as suas casas. Podem saber mais sobre o relatório Global Trends Report 2024 aqui (apenas disponível em inglês).

Crédito da Imagem de topo: ©UNHCR/Ying Hu

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<