Mais do que uma peça de roupa, o soutien é um aliado na saúde e no conforto. Mas quando começar a usá-lo? Como escolher o tipo e o tamanho adequados? Fiquem a saber tudo.
Sabiam que 90% das mulheres não usa o soutien correto para o seu peito?
Muitas vezes negligenciado, o tamanho certo de soutien faz toda a diferença na saúde e no conforto, prevenindo problemas de costas, dores de cabeça e outras complicações. E a melhor altura para o introduzir é na adolescência, quando o peito começa a desenvolver-se. Mas nem sempre é fácil: entre as dúvidas das mães e pais, e as reticências das abobrinhas, começar a usar soutien pode ser um verdadeiro desafio.
Por isso, elaborámos este guia com o apoio da Dama de Copas, uma loja especializada em Bra Fitting e consultoria de lingerie, que gentilmente deu resposta às principais dúvidas de pais e adolescentes que identificámos neste tema. Do “porquê e quando” usar soutien à descoberta dos tipos e tamanhos certos para cada peito e aos cuidados de manutenção, reunimos informações indispensáveis para uma relação saudável com soutien – e com o peito.
Vamos usar os soutiens a nosso favor? Vamos, sim senhora! 😉
Soutiens: porquê e quando usar?
Usar soutien é a melhor opção. Saibam quando introduzi-lo na rotina das abobrinhas, como criar uma relação positiva com ele e com o peito e como explicar-lhes os benefícios de forma clara e informada.
Para que serve o soutien?
A função do soutien é sustentar o peito, auxiliando a ação natural dos ligamentos de Cooper, responsáveis pela suspensão da mama, e prevenindo que ultrapassem os seus limites de flexibilidade. Serve também para proteger o peito do impacto causado pelos movimentos, tanto do dia-a-dia como na prática de desporto, prevenindo, assim, a perda de densidade (ou, como comumente se diz, o “peito partido”).
Usar ou não o soutien adequado a cada altura da nossa vida tem um grande impacto, tanto positivo como negativo, no conforto, bem-estar e saúde (da mama e da coluna) da mulher.
Qual a altura ideal para começar a usar soutien?
Não há uma idade certa para começar a usar soutien, depende do crescimento do peito. A partir do momento em que a mama começa a ser mais notória e, principalmente, se a adolescente praticar desporto (onde se inclui educação física), o aconselhado é confirmar junto de profissionais se o uso de soutien é ou não necessário e, se sim, qual o tipo e tamanho de soutien mais adequado.
A consulta de Bra Fitting da Dama de Copas, disponível em todas as lojas, e o Fitting Online (aconselhamento à distância através do site) são gratuitos e sem qualquer tipo de compromisso. É comum receberem mães com filhas adolescentes precisamente para fazer este “check up”. Um pequeno passo que faz toda a diferença!
A infância e os soutiens: como promover uma relação saudável com o peito e com o soutien?
Através de exemplos reais, honestos, “amigos”, tanto em casa, como nos media e redes sociais. Até uma certa idade, muito da forma como nos vemos vem da maneira como a nossa mãe (e as mulheres à nossa volta) se vêem, por isso é importante cada uma de nós desconstruir e redescobrir o que significa ter um peito bonito, para podermos passar uma mensagem mais saudável às nossas filhas / às adolescentes que nos rodeiam.
É imperativo olhar para os exemplos que vemos nas revistas, entre outros, como apenas mais um formato de peito possível, sem fazer comparações negativas ou juízos de valor (e percebendo que, muito do que se vê, é manipulado). Felizmente, a noção do que é “real” ou aceitável ou bonito começa a mudar e na Dama de Copas temos muito orgulho em fazer parte deste caminho desde 2009.
Qual a importância da utilização de um soutien adequado para a saúde?
Ao usar o tamanho errado, a distribuição do peso do peito que é feita pelo soutien é também errada, colocando pressão na cervical e nos ombros. Isto causa dores na coluna e no pescoço, desconforto e má postura. Para além disso, ter os aros a pressionar o tecido mamário, para além de doloroso, pode causar feridas e nódoas negras, sendo por isso que muitos médicos não aconselham o uso de soutiens com aros.
Um soutien de tamanho correto, por outro lado, vai abraçar e imobilizar o peito, enquanto faz com que o seu peso esteja corretamente distribuído. Para além de preservar a firmeza e a densidade do peito, isto vai aliviar as dores na coluna e melhorar a postura. Traz também benefícios para a silhueta, pois vai centrar e elevar o peito, e previne que a pele do peito roce na da barriga, evitando irritações cutâneas e transpiração excessiva.
Deve usar-se soutien durante a noite?
Não há obrigatoriedade em dormir de soutien, nem qualquer problema em fazê-lo, desde que seja sem aros e, claro, no tamanho certo, pois o peito não deve ficar esmagado / comprimido pelo soutien.
No entanto, em algumas fases, como na gravidez e amamentação, é benéfico para saúde da mama (previne mastites, por exemplo) dormir de soutien.
Tipos e tamanhos de soutiens
A variedade é tanta que chega a ser intimidante, não é? Mas não precisa de ser! Explicamos timtim por timtim para que serve cada tipo de soutien e como podem descobrir o tamanho ideal.
Porque existem tantos tipos de soutiens e quais as vantagens de cada um?
Tal como existe roupa para várias situações e finalidades, o mesmo acontece com os soutiens. Na sua maioria, as finalidades dos soutiens prendem-se com questões “estéticas” relacionadas com a roupa que usamos: soutiens plunge para decotes em V, soutiens subidos e lisos para roupa justa, etc.
Os soutiens de desporto são construídos de forma a dar mais sustentação ao peito, protegendo-o dos movimentos bruscos e repetitivos que acontecem ao fazer desporto. Nunca se deve treinar com um soutien de dia-a-dia! Os soutiens sem aros têm várias funções: podem ser usados no dia-a-dia, em viagens longas (em que os aros podem começar a incomodar na barriga, por estarmos tantas horas sentadas) e para dormir.
Todos os soutiens são modeladores, porque dão um “molde” ao peito (que fica mais subido / centrado / redondo / bicudo / afastado consoante o soutien que se usa). Os soutiens redutores, por exemplo, espalham o tecido mamário (para os lados e para baixo) de forma a criar a ilusão de que o peito é mais pequeno. Estes soutiens são, tipicamente, full cup (ou seja, abraçam a mama toda), pois de outra forma, não seria possível reposicionar o tecido mamário de forma a criar este efeito.
No blog da Dama de Copas, podem encontrar um guia para construir o armário de lingerie tendo em conta o tipo de roupas que costumam usar!
Como descobrir o tamanho certo de soutien?
A forma mais fidedigna e imediata de descobrir o tamanho certo de soutien é com a ajuda de profissionais, através de um Bra Fitting.
Algumas lojas optam por aconselhar o tamanho através de medidas, tiradas com fita métrica, mas na Dama de Copas fazemo-lo, graças a uma formação intensiva e permanente, através da experimentação de soutiens, pois a fita métrica não mede a densidade, nem o formato da mama (nem o conforto). Para além de que, cada mulher, mesmo dentro da mesma marca, pode usar até 5 tamanhos diferentes, dependendo do formato, tecidos e cor do soutien.
Para além das consultas de Bra Fitting gratuitas, nas lojas, também existe no site uma ferramenta de Fitting Online que auxilia neste processo, caso vos seja mais conveniente conduzi-lo a partir de casa. Basta terem à mão uma fita métrica, um espelho e um telemóvel para tirar fotografias. Preenchem o formulário e voilá: os especialistas fazem os cálculos e enviam-vos por e-mail todas as informações para escolherem o soutien mais adequado ao vosso peito.
Com que frequência devemos verificar se o nosso tamanho se alterou?
Sempre que sentimos alterações no corpo ou no peito (perda ou ganho de peso, gravidez, amamentação, após a amamentação, menopausa, etc), ou na forma como o soutien nos assenta. Na Dama de Copas aconselhamos a fazer um check up ao tamanho se já tiverem passado mais de 6 meses desde a última compra / consulta de Bra Fitting.
No artigo do link, vão encontrar o passo-a-passo para fazer um Bra Check Up em casa, onde cada adolescente ou mulher poderá perceber se precisa ou não de rever o tamanho de soutien. Esta revisão é também muito importante na adolescência, para que o tamanho do soutien possa acompanhar e acolher da melhor forma o desenvolvimento do peito.
Acessórios que ajudam a ajustar os soutiens ao corpo
Mesmo tendo o tamanho certo, é possível que o soutien não assente perfeitamente à primeira. As alças e os colchetes servem para ajustar o soutien ao corpo, aumentando a sua durabilidade. As alças não devem estar demasiado apertadas, para não criar pressão nos ombros: ao passar os dedos entre a alça e ombro, deve haver espaço para colocar confortavelmente 2 dedos. Se não for possível ou se conseguir colocar os 2 dedos, mas sentir pressão / desconforto, deve alargar as alças.
Quando o soutien é novo deve ser apertado no 1º colchete à direita, ou seja, no mais largo, para depois se poder ir ajustando o soutien à medida que o mesmo vai alargando. Se, ao experimentar um soutien, se sentir necessidade de apertar no colchete do meio / último, é sinal de que é preciso baixar (pelo menos) um tamanho de costas.
Cuidados a ter com o soutien
Existem vários cuidados que podem ter com estas peças delicadas para que permaneçam em bom estado durante muito tempo. Aprendam tudo sobre eles!
Qual a frequência de utilização e de lavagem ideal?
Deve usar-se o soutien no máximo 2 dias seguidos, depois repousar, pelo menos, 1 dia antes de voltar a usar. Por norma, não é necessário lavar logo, a não ser que, por algum motivo, tenha ficado muito sujo / com mau cheiro (por exemplo, no verão, quando transpiramos mais ou quando há o hábito de usar óleos / cremes gordos).
Sugerimos o uso de pérolas de sílica perfumadas entre lavagens, para manter a higiene do soutien, pois retiram a humidade e perfumam. Não há um número certo de vezes que o soutien pode ser usado antes de ser lavado. É algo que cada mulher deve avaliar.
Devemos ter cuidados específicos na lavagem?
Sim! É muito importante para a durabilidade do soutien a forma como o lavamos! Lavar sempre à mão, com água fria e um detergente neutro, sem amaciador. Não esfregar nem torcer e secar à sombra. Lavar os soutiens na máquina danifica os elásticos e os aros. Uma queixa muito comum é o facto de os aros romperem o soutien e saírem: isto acontece devido à centrifugação da máquina.
A Dama de Copas disponibiliza um detergente especialmente formulado para soutiens, peças de banho e outras peças delicadas (como peças modeladoras): sem químicos, nem sulfatos, nem agentes amaciantes. Tem ainda bicarbonato de sódio, para facilitar a lavagem. Saibam tudo sobre ele aqui.
Qual o tempo de vida útil de um soutien?
Por norma, o soutien dura, no mínimo 1 ano, mas depende muito da forma como é lavado e do número de utilizações. Por exemplo, se só tiver 1 ou 2 soutiens com que me sinta bem, vou usá-los muitas vezes, logo, vão durar menos tempo. E, claro, depende também de possíveis mudanças corporais.
Se houver perda / ganho de peso e se mudar de tamanho de soutien, mesmo que os antigos ainda estejam bons (a nível de tecido e elasticidade), não se devem usar mais, a não ser que se volte ao peso da altura em que foram comprados.
Deixamos um agradecimento à Dama de Copas, que prontamente partilhou todos estes conhecimentos valiosos.
Transmitam-nos também às mulheres e meninas à vossa volta, para que possam aprender mais sobre o uso correto do soutien e ganhar qualidade de vida!
Têm outras perguntas sobre o uso ou forma de cuidado dos soutiens que gostassem de ver respondidas? Deixem-nas nos comentários, teremos todo o gosto em responder ou encaminhá-las para os especialistas 🙂
Este artigo foi útil para si?