Como conversar com adolescentes sobre a primeira menstruação? - Pumpkin.pt

Como conversar com adolescentes sobre a primeira menstruação?

Como conversar com adolescentes sobre a primeira menstruação?

A primeira menstruação é um momento marcante do desenvolvimento de todas as raparigas, mas profundamente natural, pelo que deve ser encarado com alegria e sem medos.

Os pais têm um papel fundamental na forma como a adolescente vai lidar com a primeira menstruação, e também na sua relação com o período ao longo de toda a vida – a saúde menstrual e mental podem estar mais relacionadas do que aquilo que à partida parece.

Para saberem como conversar com as crianças sobre a menarca – sim, a primeira menstruação tem nome próprio e tudo! – reunimos uma série de dicas interativas e descomplicadas.

Conversar sobre a primeira menstruação

primeira menstruação como explicar

Uma das primeiras coisas que as crianças ouvem quando menstruam é a célebre frase “agora já és uma mulher!”. As alterações fisiológicas permitem, sim, que aquele corpo conceba agora outra vida, mas nenhuma criança entre os 9 e os 12-13 anos pode ser considerada adulta, ou merece sequer o peso dessa responsabilidade.

A maturidade destas jovens está ainda a desenvolver-se e iimporta ter isso em conta no momento da conversa sobre a primeira menstruação – que, idealmente, deve acontecer ainda antes do sangramento ocorrer.

Quando conversar sobre a primeira menstruação?

conversar sobre primeira menstruação

O nosso corpo é inteligente e vai dando sinais de desenvolvimento exteriores que permitem antecipar a chegada da menstruação, por isso estejam atentos ao desenvolvimento mamário, ao surgimento de pelos pubianos e ao odor nas axilas, sinais claros de que esta conversa deve acontecer num tempo próximo.

Mesmo que o considerem precoce, este pode ser o momento ideal para introduzir a educação sexual nas vossas conversas em família. Lembrem-se que educar para a sexualidade não é incentivá-la, mas sim tentar garantir que, no tempo certo, as nossas abobrinhas estão munidas de todas as informações necessárias para que tenham um desenvolvimento saudável e feliz. À medida que a vossa filha for ganhando maior maturidade, podem entrar em maiores detalhes sobre o ciclo, com uma explicação mais clara sobre fertilidade.

Como explicar a primeira menstruação?

primeira menstruação

Reforcem desde o início a ideia de que todas as meninas já tiveram, ou vão ter, o período, e que este é perfeitamente natural. Isto evita traumas desnecessários para crianças que, apanhadas desprevenidas, encontram manchas de sangue nas cuequinhas e se assustam.

Porque as questões comparativas vão surgir, expliquem também que a primeira menstruação não acontece sempre na mesma idade, que a quantidade de sangue de menina para menina varia, e que nem todos os ciclos menstruais duram 28 dias – é muito provável que nos primeiros anos o ciclo seja muito irregular.

Outra pergunta comum é se “a menstruação dói”. Apesar do sangramento, este fenómeno nada tem a ver com uma ferida, pelo que quanto a isso não devem preocupar-se. Antecipem a possibilidade das dores menstruais sem as assustar demasiado – afinal, existe medicação que ajuda, e as botijas de água quente também fazem milagres.

Ah, e o período é “para sempre”? Sim e não. É sensato explicar que a menstruação ocorre todos os meses, até a mulher completar entre os 45 e os 50 anos, mas que os ciclos menstruais duram em média apenas 3 a 5 dias mensais.

Sublinhem que a vida continua igual: podem fazer desporto – inclusive alivia as dores menstruais, sabiam? -, ir à praia e divertir-se com as amigas.

Além dos fenómenos que as jovens podem observar no seu corpo, importa também sublinhar a natureza e regularidade do ciclo e quais os cuidados a tomar. Ou seja, a informação deve ser “teórica” (o que acontece no corpo durante um ciclo menstrual) e prática (por exemplo, como colocar um penso higiénico e a importância de ter sempre reservas na mochila da escola).

Por fim, não ofereçam à menstruação uma conotação negativa, de “desconforto” ou “impedimento” para o dia a dia – abordem-na sem peso, como parte natural de ser mulher.

Com quem conversar sobre a primeira menstruação?

com quem falar sobre primeira menstruação

É importante conversar com todas as crianças sobre a menstruação, de forma a que o tabu se vá desvanecendo. Expliquem às meninas que não há nada de vergonhoso ou de mau em ter o período, e que os acidentes, nos primeiros anos muito comuns, acontecem. Não precisam de (se) esconder com os pensos atrás das mãos ou debaixo das camisolas, tampouco.

Incentivam-nas a estarem atentas também às amigas, para as avisarem caso haja alguma manchinha à mostra. A solidariedade feminina começa aqui, cedo.

Neste sentido, é também importante conversar com os meninos sobre a menstruação, para os sensibilizar para o respeito, e explicar que não há motivo para se rirem das amigas. Não só os educam para que, mais tarde, entendam os ciclos menstruais e não tenham nojo de um processo natural, como estão a evitar potenciais momentos desconfortáveis que possam despontar nas meninas uma aversão ao período.

Recursos para explicar a primeira menstruação de forma divertida

Existem também recursos que podem utilizar para completar e reforçar a vossa mensagem, que deve ser sempre transmitida de forma gentil, respeitando as mudanças e os tempos das crianças, e mostrando empatia. A partilha de histórias positivas por parte de mães, tias ou amigas também pode ajudar as meninas a encarar este momento com outra tranquilidade.

Livro “Período – Um Guia para Menstruar”

período patrícia lemos livro

Um livro pode explicar por palavras aquilo que às vezes temos dificuldade em traduzir.

Período – Um guia para Menstruar” é um guia descomplicado e divertido, com explicações e histórias, para que as adolescentes percebam que o período não é nada mais nem menos do que o corpo a crescer.

Este é um livro não apenas para meninas e adolescentes mas também para mulheres, para meninos, para pais e mães – todos temos algo a aprender sobre este assunto que, verdade seja dita, nos pertence a todos. 

As abobrinhas Leonor e Amelie, a caminho do universo da adolescência, já leram este guia de uma ponta à outra. Está tudo explicado de uma forma apelativa, imparcial e divertida, e com desenhos giríssimos!

A autora é educadora para a saúde menstrual e fertilidade, e fundadora do Círculo Perfeito, e nós já conversámos com ela.

Ficámos a saber como acompanhar as crianças nesta e outras questões da adolescência, sobre o facto de este ainda ser um tema tabu, sobre a importância de uma relação saudável com o ciclo menstrual e com o corpo, sobre o papel dos pais, sobre as bolsinhas e muito mais. E aprendemos tanto!

Vídeo “O ciclo menstrual e período em três minutos”

Vejam juntas este vídeo sobre o ciclo menstrual e aproveitem o embalo das explicações interativas para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir ainda. O conteúdo está em português do Brasil mas é de muito fácil entendimento, já que foi pensado precisamente para esclarecer as dúvidas das meninas.

https://youtu.be/XL-cSPnMCPA

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<