Família > Fazer com os miúdos > Tecnologia

As 16 melhores apps para crianças

As 15 melhores apps para crianças

Encontre aqui as apps favoritas da Pumpkin!

Quais as melhores apps para entreter as suas crianças durante as férias ou nos fins de semana de forma educativa ou divertida? Encontre aqui as apps favoritas da Pumpkin para ajudar a promover o desenvolvimento da sua criança e para passarem bons momentos em família.

As tecnologias digitais são discutidas muitas vezes: serão a nova “fada-madrinha” ou o novo “bicho-papão”? Somos defensores do equilíbrio. Para que as crianças não fiquem completamente viciadas neste tipo de animação, permitam o seu uso em tempo de espera como viagens, ou no restaurante enquanto a comida não chega à mesa, encontrando um balanço com atividades divertidas ao ar livre.

A oferta é enorme, por isso fizemos testes exaustivos para separar algumas das melhores apps para crianças entre as milhares de aplicações disponíveis. Entretanto, ficamos à espera que partilhem os vossos favoritos connosco através do e-mail [email protected].

A divisão etária que propomos é apenas uma indicação: ninguém melhor do que os pais para saber a maturidade emocional da criança e se a app é ou não adequada para o seu desenvolvimento cognitivo.

A maior parte das nossas sugestões são gratuitas, mas é possível que algumas delas tenham custos associados. Verifique os screenshots e as especificações de cada aplicação antes de considerar gastar o seu dinheiro com um jogo que pode não ser o mais indicado para a sua abobrinha.

As 5 melhores apps para crianças até aos 3 anos:

PlayKids

O PlayKids tem os melhores desenhos animados e jogos educativos para os bebés aprenderem com muita diversão. É considerada a melhor app infantil em mais de 20 países. Com centenas dos melhores desenhos animados (pagos), videoclipes musicais e programas de TV de alta qualidade para crianças e bebés e jogos educacionais grátis ajudam as abobrinhas a desenvolver a coordenação motora, memória e outras habilidades pré-escolares.

Também pode ensinar novas línguas às crianças com vídeos em Inglês e Espanhol e cantar com os vídeos karaoke disponibilizados.

A PlayKids foi criada por especialistas brasileiros de forma a ser muito fácil de usar até pelas crianças mais pequenas, para que assim aprendam a usar smartphones e tablets de forma segura e divertida.

Google Play | iTunes

Funny Food

O Funny Food é uma app com 17 jogos educacionais para bebés. Figuras geométricas, cores, unidades como partes de um todo, lógica, tamanhos, puzzles: o Funny Food tem possibilidades ilimitadas para manter a sua criança ocupada com jogos muito úteis e envolventes!

Google Play | iTunes

Jogos infantis para bebés 2-4

O aplicativo inclui jogos simples destinados a desenvolver habilidades motoras finas e vai entreter o bebé com cores brilhantes, personagens agradáveis e tarefas interessantes: organizar objetos por cor, forma, quantidade e tamanho ou colocar figuras geométricas na silhueta indicada.

Todas as atividades foram desenvolvidas com a participação de especialistas no campo da educação infantil e incluem elementos educativos como puzzles e jogos de lógica.

Google Play | iTunes

Nighty Night

Com mais de 4 milhões de downloads na App Store – foi considerada App do Ano – e mais de 2 milhões de downloads na Google Play, “Nighty Night” é um sucesso mundial e a melhor história para a hora de dormir.

Crie uma rotina para fazer óó com a ajuda de animais amorosos, músicas de embalar e uma história interactiva narrada. Quem é que vai apagar as luzes dos estábulos? Quem é que vai deitar as vaquinhas? Os bebés!, que, assim, se embalam também de forma divertida e educativa.

Google Play | iTunes

Papumba Primeiras Palavras

papumba novas palavras

Com o Papumba Primeiras Palavras, o seu bebé aprenderá a dizer as suas primeiras palavras enquanto estimula a inteligência através da aprendizagem precoce. Com este aplicativo, a criança aprenderá palavras novas de temas como as cores, as partes do corpo, os alimentos, os animais, os números e muito mais.

Com simples toques na tela, o bebé pode interagir com jogos divertidos que conduzem a aprendizagem através de conceitos do dia-a-dia.

Google Play | iTunes

As 5 melhores apps para crianças dos 3 aos 6 anos:

Academia ZU

academia zu

Destinada a crianças a partir dos quatro anos, esta divertida app tem como objetivo pedagógico ensinar as crianças a cuidar dos seus animais de estimação, nas áreas da alimentação, higiene (wc e banho) e repouso, ida ao veterinário e treino/diversão.

A app permite ao utilizador de palmo e meio escolher um cão ou um gato e apresenta várias metas a cumprir.

Google Play | iTunes

iMemory Jogatina

imemory jogatina

Os jogos de memória fazem parte da infância de todos nós: além de divertidos, estimulam o desenvolvimento cerebral das crianças em aspetos como a memória, a lógica, a criatividade e o espírito competitivo.

O iMemory Jogatina é uma versão digital que permite aos miúdos testar a sua memória com animais, números e formas.

iTunes

ABC do Bita

abc do bita

O ABC do Bita é um abecedário interativo em português que funciona como um brinquedo para crianças em início de alfabetização. Os jogos educativos estimulam o raciocínio lógico, a coordenação motora e o desenvolvimento dos mais pequenos, ao mesmo tempo que conhecem as letras.

A cada letra, uma nova brincadeira!

Google Play | iTunes

Introdução à matemática

A matemática pode ser muito desafiante para para crianças, mas com esta app os miúdos podem aprender a ler e escrever os números de zero a nove através de uma série de atividades interativas, orientadas e desafiadoras.

Com estes novos jogos educativos, conhecer os números, fazer contas de somar e subtrair, nunca foi tão fácil e divertido!

Google Play | iTunes

Disney Junior Play

disney junior play

Perfeito para as abobrinhas fãs d’a Guarda do Leão, da Princesa Sofia e da Doutora Brinquedos, esta app oferece uma entrada no mundo mágico da Disney Junior.

O pacote “Preferidos do Disney Junior” é de download gratuito e traz quatro jogos e um livro de autocolantes. Há mais conteúdo possível de desbloquear.

Google Play | iTunes

As 6 melhores apps para crianças dos 6 aos 12 anos:

City Check

city check app

O City Check é uma aplicação que permite às famílias jogarem jogos educativos e divertidos, com conteúdo sobre os pontos de interesse que estão a visitar numa cidade. É uma excelente oportunidade para as famílias criarem momentos inesquecíveis. Para jogarem, têm de abrir as caixas mistério que aparecem no mapa… também há um Quiz, com perguntas sobre os locais que estão a visitar.

Uma forma diferente, divertida e interactiva de viajar!

Google Play | iTunes

Tosta Rica

concurso desenho tostarica na app

Os miúdos ficam fascinados ao receber um pedaço de papel e alguns lápis, giz ou canetas para poder expressar um pouco do que lhes vai na imaginação. A TostaRica, com os seus desenhos divertidos e o sabor irresistível, é sem dúvida a bolacha que alimenta essa criatividade. Para juntar o útil ao agradável, as bolachas TostaRica podem ser, agora, desenhadas… pelos seus filhos!, num concurso que vai premiar os desenhos mais originais.

Exige alguma destreza mas é muito divertido e é uma forma de participação que permite apagar e corrigir o desenho até ser atingido o resultado perfeito.

A app tem vários desafios criativos e as crianças vão ganhando pontos e  ferramentas de desenho extra à medida que participam, uma ideia gira e que as estimula a participar com frequência.

Google Play | iTunes

ACP Kids

acp kids

A aplicação ACP Kids é um jogo educativo para crianças que foi desenvolvida com o objetivo de estimular e potenciar as capacidades cognitivas das crianças, especificamente a memória e o vocabulário.

A aplicação ACP Kids consiste em 3 tipos de jogos educativos para crianças:

– Peças Tontas ACP Kids – 9 puzzles à escolha. Desliza as peças das caixas para descobrires a imagem escondida.

– Quiz ACP Kids – um quiz sobre as regras de segurança com mais de 200 perguntas educativas para crianças.

– Puzzle ACP Kids – 8 puzzles sobre a segurança rodoviária.

A aplicação ACP Kids são jogos educativos para crianças com mais de 6 anos.

Google Play | iTunes

Recycle BinGo

recycle go

O Recycle BinGo é um jogo que torna a experiência da reciclagem muito mais divertida e compensadora. Como? 

A missão principal do jogo é fazer visitas ao nosso Ecoponto Habitual. Através da geolocalização o nosso Smartphone sabe que nos encontramos perto dele. Ao fazermos check-in desbloqueamos um conjunto de simpáticos bichinhos, os EcoGifts, com os quais vamos preenchendo os nossos cartões BinGo. Cada vez que completamos um cartão ganhamos EcoMoedas – que podemos trocar por ótimos prémios, como bilhetes de cinema, vales de desconto, e muito mais.

Além desta missão principal, a aplicação vai lançando missões especiais surpresa com o intuito de melhorar os conhecimentos dos portugueses sobre a reciclagem, manter o envolvimento com o Recycle BinGo e, claro, recompensar os mais amigos do planeta.

Google Play | iTunes

DrawyBook®

Com a nova aplicação DrawyBook® da BIC®Kids, concebida para crianças dos 5 aos 10 anos de idade, é agora possíveldar vida aos desenhos do seu filho e transformá-los numa história interativa. Deixe que o seu filho dê asas à imaginação e à criatividade enquanto vive uma história original repleta de atividades divertidas e didáticas.

Com a exclusiva função “Desenhar e Digitalizar”, as crianças podem personalizar a história com desenhos feitos no papel e digitalizados pela aplicação. E depois podem jogar e interagir com as suas criações – é como se fosse magia!

Google Play | iTunes

My Lidl Shop

Aprender e brincar! É esse o desafio do My Lidl Shop:

Aprender a gerir o próprio negócio de forma socialmente responsável e construir um império de supermercados, com frutas e legumes frescos, bebidas, flores e muito mais para os futuros clientes. Brincar porque o jogo pede interatividade com o mundo real, e as crianças podem fazer a leitura do código de barras dos artigos na lista de produtos Lidl, para ganhar moedas valiosas que as vão ajudar a crescer o negócio.

Google Play | iTunes

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.