Família > Fazer com os miúdos > Tecnologia

YouTube Kids chega a Portugal!

Youtube kids em Portugal

YouTube Kids: o YouTube para crianças é uma app para dispositivos móveis, disponível agora em Portugal

YouTube Kids é a nova app desenvolvida pelo YouTube a pensar nas crianças, já disponível gratuitamente no Google Play e App Store.

A família Pumpkin foi uma das 3 famílias escolhidas para testar esta nova aplicação em Portugal. As nossas abobrinhas adoram a simplicidade de utilização – o YouTube Kids tornou-se uma das suas apps favoritas! Nós os pais gostámos da tranquilidade proporcionada pelos  sistemas de segurança e controles parentais. Os controles evitam que as crianças entrem em contato com vídeos desadequados à sua idade, uma preocupacão importante para todos os pais. 

Direcionado para crianças dos 2 aos 12 anos, YouTube Kids disponibiliza conteúdos do Youtube que foram avaliados e filtrados com sistemas automáticos de segurança para garantir que são adequados a estas idades.  Podem ver os seus programas favoritos, como o Pocoyo, a Porquinha Pepa, o Ruca, e muitos outros, ou cantar as suas músicas preferidas, como as do Avô Cantigas.

A aplicação YouTube Kids disponibiliza os vídeos para crianças. Os pais podem adaptar ao perfil de cada criança e impor os controles parentais que quiserem definir.

A aplicação YouTube Kids já é bem conhecida em 40 países, como os Estados Unidos, Reino Unido e Índia e está traduzida em 9 idiomas, incluindo o português de Portugal. Em apenas três anos alcançou mais de onze milhões de utilizadores ativos por todo o mundo, e agora vai encantar as crianças portuguesas e sossegar os seus pais. As abobrinhas já estão fãs!

navegação no YouTube Kids

Adapte o YouTube Kids à sua família

A aplicação pode ser adaptada às necessidades da sua família, das idades e preferências das suas crianças e tempo de visualização..

Dê a cada criança um perfil personalizado: Os pais podem criar perfis para cada um dos seus filhos (até um máximo de 8 perfis)! Cada perfil é definido com a idade da criança e os conteúdos disponibilizados são ajustados à idade – os filhos com 3 anos gostam de vídeos diferentes dos com 9, e vão ver conteúdos diferentes quando entram no seu perfil.

Esta funcionalidade é particularmente útil quando se trata de um dispositivo partilhado por várias crianças.

Podem também tirar partido desta funcionalidade para criar perfis que vêm vídeos em inglês ou noutra língua, para promover a aprendizagem desse idioma (por exemplo o pai Pumpkin pode criar um perfil com vídeos em holandês para as abobrinhas praticarem o idioma do pai)

YouTube Kids definir perfil

Passe-lhes a palavra – neste caso a palavra-passe personalizada: As crianças adoram ser independentes, e vão gostar de criar uma palavra-passe para acederem ao seu perfil. Desta forma, não correm o risco dos irmãos mais novos acederem ao que não devem.

No entanto, os pais vão poder sempre substituir a palavra-passe para entrar na aplicação.

Há limites para tudo… e também para o tempo dedicado aos tablets e ecrãs vários. Felizmente, o YouTube Kids dá uma ajuda enorme com o temporizador interno que permite aos pais definir o tempo limite que a criança pode estar em frente ao ecrã.

Quando a sessão terminar, a aplicação alerta os seus filhos para que os pais não o tenham que fazer. Fantástico para evitar birras!

Configuração do volume: Ninguém aguenta mais um bip bib bip ou uma música irritante?  Não se preocupe, pode optar por desligar a música de fundo e efeitos sonoros, para que os seus filhos possam continuar a assistir aos vídeos sem incomodar ninguém.

setup de perfil do YoutTube Kids concluido

Controlo parental no YouTube Kids

Os pais podem definir de que forma querem disponibilizar conteúdos para os seus filhos.

Todos os conteúdos disponíveis no YouTube Kids são conteúdos do YouTube para crianças, filtrados com sistemas automáticos de segurança que são constantemente refinados por algoritmos que usam técnicas de “machine learning”.

Os pais podem, no entanto, limitar os conteúdos disponíveis para cada perfil. Podem fazê-lo escolhendo os vídeos que estão disponíveis, um a um. Podem também escolher canais aprovados, e podem ainda selecionar conteúdos aprovados por entidades de confiança – as coleções.

A equipa do YouTube Kids colabora com diferentes parceiros de referência que selecionam conteúdos aprovados e reunem-nos em Coleções, com temas que vão das artes e trabalhos manuais à música e desporto, e muito mais. Em Portugal, Associação Miúdos na Net é um dos parceiros locais que reuniu um coleção e ao longo do tempo prevêm adicionar novos parceiros.

Os pais podem também desativar a pesquisa no YouTube Kids. Assim as crianças perdem a possibilidade de pesquisar conteúdos e descobrir outros temas que lhes interessem, mas por outro lado garante que todos os vídeos disponíveis foram verificados por pessoas da equipa do YouTube Kids.

Para os pais que querem ativar esta funcionalidade, basta abrir as definições, aceder ao perfil da criança e selecionar “Apenas conteúdo aprovado”.  Os pais podem escolher qualquer vídeo, canal ou coleção de canais que quiserem ao tocar no botão “+”. Também é possível pesquisarem por um criador ou um vídeo específico. Se os pais optarem por ativar este modo, as crianças não vão poder pesquisar conteúdo sozinhas.

Pode sempre optar por ser criativo com as opções oferecidas, e ter um maior nível de controlo se não puder estar junto do seu filho, e um nível mais flexível, com pesquisa, se estiverem próximos ou a ver vídeos em família.

YouTube Kids: desenvolvido a pensar nas crianças

Design para miúdos – a aplicação tem um design muito giro, simples e atraente, com imagens grandes para as crianças verem bem. Os canais e listas de reprodução são divididos em quatro categorias: Programas, Música, Aprender e Explorar, com ícones claros e apelativos para ser rápido e simples para os miúdos navegarem.

YouTube Kids

Pesquisa sem dramas nem palavrões – No YouTube Kids os resultados da pesquisa são sempre adequados a crianças. Se pesquisarem por comboio vão encontrar desenhos animados, não encontram vídeo de acidentes. E se as crianças quiserem experimentar pesquisar os palavrões mais horríveis da língua portuguesa, o YouTube Kids diz-lhes que procurem outra coisa. Não vai ser por aqui que vão aprender nomes feios.

Pesquisa por voz – para os mais pequenos, este é um toque genial. Mesmo que o seu filho não saiba como soletrar ou escrever um tema que o interessa, pode fazer a pesquisa “falando” com a aplicação e encontrar vídeos com o tema que procura. Por exemplo, não é assim tão fácil escrever Pocoyo ou Ladybu ou Teenage Mutan Titans mas todos nós sabemos dizê-lo.

Dar asas à imaginação com segurança: o objetivo da aplicação YouTube Kids é ser uma versão mais segura do YouTube, num ambiente familiar para estimular a imaginação e curiosidade das crianças sem que corram quaisquer riscos.

Jonás Ojeda – Head of Digital Rights at Zinkia, proprietários do querido Pocoyo, partilha a sua opinião:

“O YouTube Kids trata-se de um ambiente seguro para o nosso público. Graças a esta aplicação, as crianças podem ser as únicas a escolher os vídeos que querem visualizar juntamente com os seus pais. A pesquisa por voz e a fácil utilização da aplicação são funcionalidades úteis para os nossos “pequenos” fãs,

Também Vladimir Gorbulya,  Animaccord’s CEO, proprietário da série Masha e o Urso, reforça:

“O YouTube Kids é uma aplicação incrivelmente bem sucedida, pois oferece às crianças os vídeos mais adequados. O melhor serviço de todos. Trata-se de uma excelente aplicação da Google para todas as crianças e respectivos pais”. ”,

Perguntas Frequentes sobre o YouTube Kids

Onde posso baixar a aplicação YouTube Kids?

Se tiver um dispositivo móvel com sistema Android pode descarregar no Google Play. Se tiver um dispositivo móvel com sistema IOS pode descarregar na App Store.

A aplicação YouTube Kids é gratuita?

Sim, a aplicação está disponível gratuitamente no Google Play e App Store.

Vão incluir conteúdos publicitários no YouTube Kids?

Sim, para garantir que a aplicação possa manter-se gratuita, serão incluidos conteúdos publicitários. Estes limitar-se-ão a anúncios de curta duração, que serão transmitidos com intervalos mínimos de 10 minutos. Os conteúdos que as crianças estão a ver não serão interrompidos com publicidade. Antes do anuncio será transmitido um alerta informando que o próximo conteúdo é publicidade.

É possível usar o YouTube Kids sem internet?

A versão atualmente disponível em Portugal e na Europa não permite a utilização sem rede de internet ou wifi. Nos Estados Unidos da America existe um modelo de  YouTube Kids Premium, que permite o acesso offline, mas tem um custo de utilização adicional.

Em que tablets e telemóveis pode ser usado o YouTube Kids?

Podem utilizar a app YouTube Kids em dispositivos móveis – telemóveis e tablets –  com sistema operativo Android e iOS. Podem também usar na TV.

Pode ver-se o YouTube Kids na televisão?

Sim, a aplicação está também disponível na TV, através do Google  Chromecast, Apple TV, Smart TV ou Android TV. Já usamos e funciona lindamente para partilhar os vídeos em família na televisão.

É possível usar o YouTube Kids num computador?

Se o computador não tiver características de dispositivo movel, não será possível usar o YouTube Kids.

 

Vejam também alguns dos canais de Youtube para crianças aprovados por abobrinhas e descubra as melhores apps para crianças.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *