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Publicidade em jogos e apps: saibam os cuidados necessários a ter

Publicidade em jogos e apps: saiba os cuidados necessários a ter

É normal as crianças descarregarem jogos gratuitos para se divertirem com os dispositivos móveis. Essa prática possibilita que seja exibida publicidade em jogos que, em geral, têm como finalidade a venda.

A publicidade nas apps acontece porque esta é uma forma de a pessoa que desenvolveu a app conseguir obter um rendimento extra. Por outro lado, nem sempre os anúncios apresentam um foco comercial. Eles podem não só infectar o equipamento com vírus, mas também roubar informações dos utilizadores.

A Happy Code traz-nos uma definição de adware, fala sobre o uso malicioso deste recurso e explica algumas alternativas para evitar que sejam exibidos anúncios enquanto o vosso filho estiver a jogar no smartphone, tablet ou desktop.

Adware: o que é?

O adware é um programa utilizado para a divulgação de publicidade em dispositivos móveis e no computador. É formado pela junção das palavras “advertising” (“publicidade” em inglês) e “software”, que significa sistema.

Esta ferramenta permite a exibição de pop-ups e notificações no PC. Além disso, cria barras suspeitas de pesquisa no browser e afeta o funcionamento dos navegadores, forçando o acesso a páginas duvidosas.

O nível de gravidade da infeção por adware pode variar. Uma versão, por exemplo, pode apresentar apenas publicidade em jogos, o que irrita os internautas por lhes tirar a concentração durante os jogos.

Outras versões têm um comportamento mais agressivo, porque espiam as atividades dos utilizadores nos equipamentos ou criam fugas de segurança que favorecem a infeção por vírus.

Em alguns casos, o adware funciona em segundo plano no sistema. Dessa forma, provoca uma perda de rendimento do dispositivo móvel ou do computador, que se nota pela demora na abertura de programas e pelas paragens/bloqueios constantes.

Prevenção

Há uma série de ações para evitar os adwares. Uma delas é perceber se a fonte do download do programa gratuito é fiável. Esta atenção é fundamental para não instalarem uma cópia modificada da aplicação, que mostre publicidade em jogos, com fins maliciosos.

Outra dica importante é atualizar os sistemas operacionais e os antivírus periodicamente. Assim, os softwares de segurança terão mais condições de localizar a ameaça e eliminá-la rapidamente.

Também é necessário fazer uma leitura atenta dos procedimentos para instalar o programa. Esta medida é essencial para perceber se podem ser inseridas ferramentas ou extensões desconhecidas no browser. Nessa situação, é indicado não instalar o adware ou interromper o processo.

Para os donos de smartphones, a sugestão é descarregar aplicações somente nas lojas oficiais da Google e da Apple. Nelas, as apps são submetidas a um filtro técnico que evita o aparecimento do adware.

Remoção

O processo de remoção de um adware varia, dependendo do nível de infeção. Em casos menos agressivos, a remoção é feita através de recursos do próprio sistema operacional ou usando um antivírus de boa qualidade e atualizado.

Já quando o adware é bastante agressivo, ele integra-se no sistema de forma consistente, o que torna as acções corretivas normais insatisfatórias. Para resolver o problema, opte pela restauração e reinstalação do sistema operacional.

Tenha cuidado com a publicidade em jogos

De acordo com um estudo realizado pela Kaspersky, diversas aplicações grátis contêm publicidade que oferece riscos para os dados pessoais dos utilizadores (nome, localização, telefone etc.).

A pesquisa constatou que vários SDKs de publicidade (conjunto de códigos entregues por companhias de publicidade para monetizar a navegação dos internautas) não adoptam a criptografia, o que reduz o nível de segurança das informações.

A Kaspersky alerta que muitas apps transmitem dados de pessoas sem criptografia, por um protocolo HTTP não seguro, aumentando o risco de exposição das informações dos utilizadores.

A empresa de segurança percebeu que, embora as aplicações sejam criptografadas, se a publicidade em jogos não for, a proteção de informações fica comprometida. Além disso, informa que a falta de criptografia nos SDKs possibilita que os dados sejam interceptados por qualquer cidadão.

Isso pode acontecer através de uma rede Wi-Fi desprotegida, pela empresa fornecedora de serviços de internet ou por um malware que infectou o router doméstico.

De acordo com a Kaspersky, as informações interceptadas podem ser alteradas, modificando a publicidade em jogos e atraindo os utilizadores para descarregarem softwares com vírus.

Recomendação

Segundo o estudo da empresa de segurança, a estimativa é que existam milhões de aplicações com SDKs sem criptografia. Por isso, recomenda-se atenção ao autorizar o acesso das apps aos recursos de dispositivos móveis.

Outra orientação é não utilizar as aplicações em redes Wi-Fi públicas ou em locais sem nível elevado de segurança. Todo o cuidado é pouco para manter os dados seguros.

Saibam como retirar anúncios indesejáveis

Para evitar publicidade em jogos, os internautas podem contar com mecanismos bastante eficientes para coibir essa prática. Um deles é a app AdWare, que detecta apps com publicidade no dispositivo móvel.

Após a localização do conteúdo publicitário, pode descarregar a aplicação Block It!, cujo objetivo é bloquear a exibição dos anúncios. É muito simples descarregar as 2 apps para retirar as mensagens publicitárias em smartphones com Android.

Depois do download, abra o AdWare e accione o item “Scan now”, para pesquisar os anúncios existentes no dispositivo. Após a identificação dos banners indesejados, anote o nome das redes às quais eles estão vinculados.

A seguir, abra o Block It! e faça o programa funcionar, pressionando o botão em formato de play, que fica no topo do écran. O próximo passo é abrir o jogo ou aplicação com o banner indesejado. Em seguida, seleccione a rede da qual o sistema com a publicidade faz parte.

Depois, vá ao botão com o sinal de proibido, situado na parte direita do écran, para bloquear o aparecimento dos anúncios indesejados. Por último, ligue novamente a aplicação ou jogo com o anúncio para ter certeza de que o conteúdo foi removido.

A publicidade em jogos merece bastante atenção por parte dos utilizadores. Afinal, pode provocar problemas com a segurança da informação. Por isso, é sempre bom estar actualizado sobre as melhores medidas existentes para manter os dados protegidos com eficiência.

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Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos leccionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de actuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code lecciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projectos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.

Pedro Teixeira

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