Família > Agenda Família > Festivais, Mercados e Outras atividades

Festival Internacional de Marionetas do Porto

Festival Internacional de Marionetas do Porto

Marionetas de várias espécies, objetos e formas que se deixam animar, coisas e pessoas que (não) resistem a ser manipuladas, máquinas que vivem de produzir sons e outras possibilidades de difícil catalogação: é desta matéria que se faz esta festa.

Nesta edição revisitaremos artistas e peças fundamentais deste início de século e ficaremos a conhecer outros projetos promissores. Daremos à luz novíssimas criações de estruturas da cidade e do país que se apresentam neste festival, algumas em estreia absoluta.

O contacto com algumas das mais belas expressões vivas da tradição europeia da marioneta continua a acontecer neste festival.

O FIMP, já se sabe, é o lugar para estes encontros e muito mais. É também aqui que podemos conhecer ou reencontrar artistas, que podemos ficar a saber um pouco mais sobre uma ou outra coisa dentro do universo que se abre quando começamos a pensar sobre a ideia de marioneta – os espaços de formação e de abertura de processos de criação (WOP e WIP) são os momentos certos.

No nosso festival, música é matéria e matéria também é música. Nesta edição apresentaremos quatro concertos bem diferentes entre si, mas animados por esta vontade de refletir poética e criativamente as relações entre os humanos e o mundo – das coisas, das máquinas, dos bichos…

O festival é uma festa que não quer deixar ninguém de fora e, também por isso, a acessibilidade a públicos mais amplos tem sido uma preocupação nossa. Ao longo do festival existirão, por exemplo, várias sessões legendadas em português e inglês, outras ainda traduzidas para Língua Gestual Portuguesa e Sessões Descontraídas para aqueles que se sintam melhor num ambiente menos formal.

Neste ano o festival continua a contar com a preciosa colaboração dos seus parceiros e amigos. A ajuda, a cumplicidade e amizade de todos é fundamental para a realização desta festa da matéria animada.

Este ano, o FIMP presenteia o público com um prolongamento da festa até ao dia 29 de Outubro, apresentando entretanto os mais significativos nomes europeus do teatro de objectos e formas animadas, assim como as recentes criações de algumas das mais importantes estruturas da cidade e do país.

De entre todos queremos destacar a importância do Teatro Municipal do Porto que acolhe e co-produz uma parte significativa da programação, também do Teatro Nacional de São João que co-produz o espetáculo de abertura e acolhe outras atividades no programa.

Pode consultar o programa do Festival Internacional de Marionetas do Porto.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.