19ª edição da ANIMar em Vila do Conde - Pumpkin.pt

19ª edição da ANIMar em Vila do Conde

Evento expirado
Animar 2024

A ANIMar está de regresso até 8 de junho de 2024: não percam o encerramento com oficinas, filmes e feirinha de artistas!

De 2 de março a 8 de junho, a Solar – Galeria de Arte Cinemática e o projeto FILMar, da Cinemateca Portuguesa, apresentam a 19ª edição da ANIMar: uma viagem visual e sensorial à fronteira entre o mar e o cinema, com filmes, sons, sessões e atividades pensadas para os mais diversos públicos.

Escapando à tendência habitual de se focar no Cinema de Animação, esta edição propõe, a partir de 2 de março, um programa centrado na história do Cinema Português, que passa por: uma exposição principal, ciclos de cinema, conversas, assim como pelas visitas guiadas e oficinas temáticas, orientadas pelo Serviço Educativo do Curtas Metragens CRL.

Encerramento da Animar 19

No sábado8 de junho, entre as 10:30 e as 13:00, a Solar – Galeria de Arte Cinemática acolhe a sua mais recente oficina infantil “Um mergulho animado”. Esta oficina será orientada pela autora e ilustradora Catarina Gomes que, partindo de uma breve introdução às principais técnicas de animação e à elaboração de um storyboard e a adereços em cartão, proporcionará aos participantes a oportunidade de criar as suas personagens e dar vida a uma minianimação do antes e depois de um mergulho.

A oficina tem um limite de 10 participantes e é direcionada para crianças com mais de 6 anos, estando aberta a todos os membros da família que queiram participar em conjunto neste momento mágico.

Os participantes da oficina poderão ainda usufruir de um bilhete duplo para a Sessão de Encerramento do Ciclo de Cinema da ANIMar 19, onde poderão ver o filme de animação infantil “A Canção do Mar” de Tom Moore e o making-of desta edição, produzido pelos alunos da ESMAD – Escola Superior de Media, Artes e Design. A sessão ocorre no mesmo dia, 8 de junho, pelas 16:00, no Teatro Municipal de Vila do Conde, estando aberta a todo o público, pelo valor de 3,50 €.

“A Canção do Mar”, de Tomm Moore, marcará a sessão de encerramento da ANIMar 19, a 8 de junho, pelas 16:00, no Teatro Municipal de Vila do Conde. Bilhetes: aqui

A longa-metragem conta a história de Ben e a sua irmã mais nova Searsha que, numa tentativa de voltar à sua casa à beira-mar, embarcam numa viagem fantástica pelo mundo das lendas e criaturas mágicas. O filme é inspirado nas “Selkies”, criaturas de origem mitológica do folclore irlandês, que vivem como focas no mar, mas que, em terra, se tornam humanas. 

A sessão de encerramento também incluirá o making-of desta 19.ª edição da ANIMar.

Paralelamente, a partir das 14:00, a Solar – Galeria de Arte Cinemática recebe a sua mais recente feirinha de artistas “ReCriarte X Solar”.

Acompanhado de um DJ set de Tiago Leonor. Os 10 artistas finalistas da 2.ª edição da ReCriarte terão a oportunidade de promover e divulgar as suas obras na cidade de Vila do Conde ao som do DJ set de Tiago Leonor, acompanhado da oferta de bebidas, um momento patrocinado pela DCN Beers.

Exposição Animar 19

A inaugurar a 3 de março, com a participação de Tiago Bartolomeu Costa, a exposição, organizada pela Galeria Solar e pelo FILMar, navega por entre produções documentais, etnoficcionais e até publicitárias, todas elas intimamente ligadas ao mar.

Os filmes reunidos permitem percorrer o país, as suas praias, as histórias das comunidades piscatórias, das fábricas à faina, do turismo ao medo, não para reforçar a narrativa de um país de marinheiros e pescadores, mas para interrogar que identidades múltiplas e contrastantes resistiram à definição limitada e humilde que durante tantos anos se impôs como verdadeira.

A par da exposição que ocupa a Galeria Solar, o ANIMar conta ainda com um ciclo de cinema, que irá decorrer entre os dias 2 de março a 8 de junho no Teatro Municipal de Vila do Conde, em colaboração com o Cineclube de Vila do Conde, contando com a presença de Abel Coentrão, da Associação Cultural Bind’ó Peixe. Haverá ainda uma sessão especial no Cine-Teatro Garret, em parceria com o Cineclube Octopus.

Sessão de Abertura Animar 19

A sessão de abertura da ANIMar 19 terá lugar no sábado, dia 2 de março, às 16:00, no Teatro Municipal de Vila do Conde com o filme Titina, (Noruega / Bélgica, 2022, ANI, 91’), a longa-metragem de Kajsa Næss.

Conta a história do italiano Umberto Nobile (1885-1978, um aviador e engenheiro aeronáutico conhecido pelas suas explorações, entre elas a que fez ao Árctico a convite do famoso explorador norueguês Roald Amundsen (1872-1928).

Através do ponto de vista de Titina, a cadela da raça terrier que os acompanhou, o espectador testemunha a famosa viagem ao Pólo Norte, em Maio de 1926, a bordo do Norge, o dirigível construído por Nobile propositadamente para essa expedição, a pedido de Amundsen.

Inspirada na verdadeira relação de amizade (e rivalidade) entre os dois aventureiros, esta co-produção entre a Noruega e a Bélgica mistura animação e imagens de arquivo e foi realizada por Kajsa Næss, que escreve o argumento em parceria com Per Schreiner.

Conversas e Curtas de Abril

Tendo em mente os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, o ANIMar promove ainda duas novas iniciativas que celebram uma das datas de maior relevância nacional. Nascem assim as Conversas de Abril, que ocuparão o espaço da Loja das Curtas adjacente à Galeria.

Abertas ao público, estas tertúlias criam espaço para a partilha de histórias e estórias em torno da Revolução dos Cravos. Surge também um conjunto de sessões de cinema, as Curtas de Abril, que fará chegar às escolas da região imagens e narrativas reminescentes da ditadura, resistência e liberdade.

ANIMar 19 para Escolas

Paralelamente, permanecendo fiel à sua principal missão, o ANIMar cultiva dinâmicas formativas com a comunidade educativa da Região Norte através de diferentes iniciativas. Além de visitas guiadas adaptadas a diversos públicos, são levadas às escolas sessões de Curtas sobre o Mar, pensadas em função de diferentes faixas etárias, assim como oficinas de curta e longa duração, que promovem o ensino e prática da criação cinematográfica, pela mão dos próprios artistas.

Sessão de Encerramento

No dia 8 de junho às 16h00 terá lugar a sessão de encerramento no Teatro Municipal de Vila do Conde – programa a divulgar em breve.

Programação

A exposição permanente, com entrada gratuita, estará aberta de segunda-feira a sábado, das 14:00 às 18:30. Toda a programação pode ser consultada no site da galeria e nas redes sociais, sempre atualizadas com todas as novidades.

EXPOSIÇÃO

03.03.2024 — 08.06.2024

Seg – Sáb | 14:00 – 18:00

Encerra aos domingos e feriados

SESSÕES DE CINEMA

02.03.2024 — 08.06.2024

Teatro Municipal de Vila do Conde 

Sáb • 02 MAR • 16h00

SESSÃO DE ABERTURA

M/6

TITINA

Kajsa Næss

2022, ANI, 91’

Dom • 10 MAR • 16h00 c/ apresentação de Abel Coentrão • 21h30

M/9

E DO MAR NASCEU

Ricardo Costa

1977, DOC, 37’

+

ALA-ARRIBA (Trailer)

José Leitão de Barros

1942, FIC, 4’

+

O NAUFRÁGIO DO VERONESE

Invicta Film

1913, DOC, 5’

Sáb • 16 MAR • 17h00

M/9

A ALMADRABA ATUNEIRA

António Campos

1961, DOC, 26’

+

AREIA, LODO E MAR

Amílcar Lyra

1977, DOC, 58’

Sáb • 06 ABR • 17h00

M/9

OS PESCADORES DE AMANGAU

Miguel Spiguel

1958, DOC, 15’

+

DES PORTUGAIS

Jean Leduc

1970, DOC, 20’

+

PORTUGAL DESCONHECIDO

Manuel Faria de Almeida

1969, DOC, 17’

Dom • 14 ABR • 16h00 c/ apresentação de Abel Coentrão • 21h30

M/9

PESCA DO BACALHAU

Films Sanmael – Companhia Produtora

1931, DOC, 6’

+

Å SEILE SIN EGEN SJØ (VIDA COSTEIRA)

Øyvind Sandberg

2002, DOC, 97’

Sáb • 20 ABR • 17h00

M/9

A EXTRAORDINÁRIA AVENTURA DO ZÉCA

Adolfo Coelho

1938, ANI, 7’

+

ATÉ AMANHÃ, MÁRIO

Solveig Nordlund

1993, FIC, 76’

Sáb • 08 JUN • 16h00

M/6

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Programação para Escolas

Nesta edição, para além das sessões especiais abertas ao público, a Solar — Galeria de Arte Cinemática pensou um conjunto de sessões e oficinas especialmente destinadas ao público escolar, adaptadas às várias faixas etárias.

Estas sessões e oficinas são realizadas mediante marcação e poderão acontecer no espaço da escola ou no Teatro Municipal. Horário a definir mediante reserva e disponibilidade.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<