Exposição Tesouros do Mar no MAR Shopping Matosinhos - Pumpkin.pt

Exposição Tesouros do Mar no MAR Shopping Matosinhos

Evento expirado
Exposição Tesouros do Mar no MAR Shopping Matosinhos

Tesouros do nosso mar para conhecer e preservar com a ajuda da realidade aumentada: atividade infantil gratuita entre 10 e 31 de agosto

Atenção, crianças e famílias: sejam bem-vindas a bordo desta fantástica aventura! Entre 10 e 31 de agosto, o MAR Shopping Matosinhos convida-vos a mergulhar no nosso maravilhoso mar (que, aliás, também dá nome ao meeting place, onde nos costumamos encontrar para brincar) e a explorar a sua incrível imensidão.

Sabias que no mar existem verdadeiros tesouros (e não estamos a falar de arcas de ouro afundadas por piratas)? E que sem os oceanos não seria possível viver na Terra? Pois bem, já deves ter percebido que o mar está cansado de lutar contra a poluição, a pesca excessiva, o aquecimento das águas que mata as suas espécies…

É urgente preservá-lo. E contamos contigo para iniciar esta aventura. Pronto para zarpar?!

Na segunda metade de agosto, o MAR Shopping Matosinhos tem reservadas para ti várias atividades integradas na iniciativa “nosso mar”, que inclui uma exposição, jogos, ateliers, mergulho virtual na imensidão do oceano, entre outras.

Acontecerão no Atrium (piso 0) e, através delas vais sentir-te a “mergulhar” no mar. Através de RA, vais poder conhecer a beleza e a complexidade do oceano de uma forma imersiva.

VR 360º “Mergulho”

É uma experiência interativa e imersiva, que te permitirá explorar o oceano e sentir que estás nas suas profundezas dentro de um ambiente 360º virtual. Será um verdadeiro mergulho virtual e poderás acompanhar o mesmo no ecrã presente no espaço.

Exposição “nosso mar”

A poluição é uma questão global e afeta os oceanos e mares em todo o mundo. Os esforços para reduzir e mitigar o seu impacto são cruciais para proteger a saúde do nosso planeta. Sabes porquê? É que são as águas do mar que “temperam” os padrões de temperatura e clima da Terra. Sem elas, o nosso Planeta arderia literalmente… Além disso, os oceanos abrigam uma enorme quantidade de biodiversidade, que é crítica para o equilíbrio dos ecossistemas na Terra e, em última análise, para a própria existência do Homem. Só que poluentes como plásticos, produtos químicos e óleo estão a prejudicar a vida martinha e, por conseguinte, a perturbar a cadeia alimentar.

Esta exposição vai alertar-te para estes problemas, na esperança de que tu e todos os que te rodeiam abracem a missão de proteger o nosso querido mar, casa de espécies que sabemos que adoras como baleias, golfinhos, leões marinhos ou mesmo os pequeninos peixes-palhaço.

O espaço estará organizado em três módulos:

Tartarugas Marinhas

Sabias que elas são uma espécie de indicador da saúde do oceano? E quem lhes resiste? São tão fofinhas! O problema é que estamos a dificultar-lhes muito a vida. Além dos riscos normais que correm até chegar ao mar (como serem apanhadas por predadores), as tartarugas bebés enfrentam cada vez mais dificuldades para sobreviverem, nomeadamente a iluminação artificial à beira-mar e a poluição, que são responsabilidade nossa.

Plásticos e microplásticos

Estes resíduos podem demorar centenas de anos a decompor-se, causando danos aos habitats e ecossistemas marinhos. Os animais marinhos estão a ficar enredados em resíduos plásticos, além de que muitas espécies, como aves e peixes, confundem-nos com alimentos, ingerindo-os. Tudo isto tem conduzido à morte de milhares de animais.

Recifes de corais

O aquecimento global está a fazer desaparecer os recifes de corais. Além de paisagens marinhas de enorme beleza que se estão a perder, os peixes herbívoros, que ajudam a controlar o crescimento das algas, vêem-se ameaçados pela falta de alimento. Fica ainda mais frágil o já delicado equilíbrio do ecossistema marinho.

Nos painéis da exposição, serão introduzidos ícones indicando a presença dos contúdos da RA.

Jogo de pesca “O Lixo”

É um jogo educativo em que, além de perceberes o impacto negativo que tem a poluição na vida marinha, serás encorajado a reduzir o desperdício e, claro, a limpar o oceano, pescando o máximo de lixo, como garrafas de plástico, redes de pesca, entre outros.

Jogos digitais

“Jogo das Diferenças”, “Jogo dos Pares” e “Jogo Sabias Que” serão os jogos que terás à disposição. De uma forma divertida vais identificar problemas que afetam os oceanos e ficar cada vez mais sensibilizado para a sua importância e para contribuíres para que o nosso mar seja mais feliz!

Atelier “Amigos Marinhos”

Como nosso pequeno marujo que és, vais encontrar neste atelier a oportunidade de pintar, recortar e montar um “amigo marinho”.

Fotos na “boca de um tubarão” ou a “bordo de um submarino”

Sabemos que quererás recordar este momento para sempre. Por isso, terás dois espaços para registar fotografias, uma junto a um tubarão branco e outro junto a um submarino.

Estas atividades frescas e a bulir são todas para ti. E são do nosso mar!

“Matosinhos é um concelho com uma enorme ligação ao mar. Com o maior centro da indústria conserveira, onde há ainda uma comunidade piscatória dinâmica e nas nossas ruas ainda se houve o canto das varinas. Além disso, as atividades de lazer desta zona são muito ligadas à frente de mar. O nosso nome tem, aliás, inspiração neste grande recurso, que cabe a todos preservar. As crianças são as principais embaixadoras na transmissão desta mensagem”, explica Sandra Monteiro. A diretora geral do MAR Shopping Matosinhos acrescenta: “Fazendo parte do dia a dia de um grande número de pessoas, esforçamo-nos por cumprir as suas aspirações de uma vida melhor para cada um e para o nosso planeta.”

HORÁRIOS “NOSSO MAR”

Atrium (piso 0), MAR Shopping Matosinhos

10 a 31 de agosto

  • Segunda a sexta-feira: 14h-20h*
  • Sábados, Domingos e feriado: 11h-13h e 14h-20h*  
  • * Última entrada até 15 min. antes do fecho.

Entrada gratuita, sem limitação etária (exceto no Atelier “Amigos Marinhos”, destinado a maiores de 3 anos)

Lotação máxima de 40 (quarenta) pessoas.

Lotação máxima de 10 (dez) crianças nos ateliers.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<