Como criar bons hábitos alimentares em família desde bebés

Como tornar as refeições em família mais divertidas para o seu bebé?

alimentação bebé

Veja estas ideias criativas que vão tornar mais divertida a vida e as refeições de todas as famílias!

À medida que crescem, os bebés vão ganhando independência  e relevando a sua personalidade forte e determinada – ainda bem, esse processo de auto-conhecimento faz parte do seu normal desenvolvimento enquanto pessoas. Mas é natural que esta fase de procura da identidade própria traga também algumas dores de cabeça aos pais, habituados até agora a ter um bebé “moldável” às suas vontades.

As refeições são, por excelência, um dos maiores desafios, já que são uma oportunidade única para o bebé  testar os limites dos pais, e de afirmar as suas próprias escolhas, com nãos persistentes e birras dignas de filme.

Como criar bons hábitos alimentares, então? E desde cedo? Encontrar formas de tornar mais divertidas as horas de almoço e de jantar é a chave para os manter interessados e envolvidos no processo de comer em família… sem dramas!

Reunimos algumas formas criativas de encorajar uma relação mais otimista com a comida.

Como criar bons hábitos alimentares?

Uma boa relação com a comida começa com refeições saudáveis em família

hábitos alimentares

As crianças aprendem pelo exemplo, por isso, comam com o vosso filho sempre que puderem. As crianças que comem com as suas famílias têm, por norma, uma dieta mais variada e consomem uma quantidade maior de nutrientes. Façam das refeições em família uma prioridade e um momento divertido!

Rotina: o ingrediente chave das refeições dos bebés

rotinas alimentares

A maioria das crianças reage bem à segurança que uma rotina oferece. Criem um horário para as refeições principais e para os lanches e tentem cumpri-lo o mais possível. Saber “o que vem a seguir” criará uma sensação de conforto que tornará a vossa criança mais cooperante.

E lembrem-se: se estiver demasiado cansada ou com fome, é mais provável que a criança resista e faça birra para comer. A ideia passa por criar uma janela de tempo entre a hora das refeições e a hora de deitar na qual a criança esteja bem-disposta e as dinâmicas fluam melhor.

Diversidade é tudo

massas

A apresentação da comida tem um papel importante na forma como as crianças interagem com o prato. Criem diferentes formas e cortem os alimentos de vários tamanhos. Deixem-nos tocar e interagir com a comida. Faz parte do processo.

Massa colorida ou massinhas do alfabeto são alternativas divertidas, e podem também usar instrumentos de cozinha, normalmente usados para fazer bolachas, para cortar sandwiches ou fruta em forma de coração e estrelas, por exemplo. Apostem também em alimentos coloridos e evitem repetir refeições.

Deem vida à comida

comida feliz

Transformem o prato do vosso bebé numa cara. Deem nome à comida. Os brócolos parecem árvores. A criatividade é o limite, mas, nesta fase, também não são necessários grandes dotes artísticos: a criança ficará mais entusiasmada com a história.

Respirem fundo: a confusão faz parte

baby led weaning

Deixem-no sujar a cozinha. Deixem-no sujar-se. Não se esqueçam de que por detrás deste artigo está a premissa de independência do vosso bebé: é muito mais provável que a criança coma melhor se comer sozinha.

Por isso, deixem-no usar o hummus como tinta e os palitos de cenoura como pincel, e encorajem-no a decorar o prato (no limite, a mesa e as paredes…) enquanto come.

A criança decide!

comer bebés

Deixem-no decidir quando é que está satisfeito. Deixem-no escolher quais os vegetais que prefere comer a cada dia – o importante é comer vegetais! Criem na abobrinha, desde cedo, a ideia de que tem um papel ativo e importante na dinâmica familiar e nas suas próprias escolhas.

Obviamente, terão que “moldar” estas escolhas: deixem-no optar entre alternativas saudáveis e nutricionalmente valiosas escolhidas previamente por vocês!

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<