A Bebé Gourmet explica-nos quais os novos alimentos que deve adicionar à alimentação do seu pequenino, quando completar 10 meses.
O seu pequenino já tem 10 meses? Pois bem, está na altura de fazer mais uma conquista no mundo dos alimentos e começar a familiarizar-se com novas texturas e novos paladares. Como é a alimentação de um bebé de 10 meses?
Chegou a vez de introduzir o grupo das leguminosas nas refeições do seu filhote.
Estas devem ser introduzidas inicialmente sem casca e em pequenas quantidades uma vez que são muito fermentativas podendo contribuir para crises de flatulência.
Não existe uma ordem obrigatória no que toca à introdução das leguminosas, depende muito dos hábitos culturais no entanto pode começar pelo feijão branco, seguindo-se depois as lentilhas e em último lugar os grãos e as ervilhas.
Deve ter sempre presente que as leguminosas devem ser previamente bem lavadas e em seguida demolhadas, aproveitando esta água para a confeção da sopa ou do prato dada a sua riqueza nutricional.
Caso a criança resista ao novo alimento, deve persistir sem forçar demasiado. Tenha sempre em mente que eles precisam de tempo para se adaptarem.
O grupo das leguminosas é constituído por alimentos fornecedores de uma boa quantidade de proteínas vegetais e hidratos de carbono complexos, uma vez que são absorvidos lentamente evitando picos glicémicos. São ainda fontes interessantes de vitaminas, sobretudo do complexo B, minerais como o cálcio ou o ferro e excelentes fontes de fibra.
Venha visitar-nos na Rua Fernando Namora em Telheiras, Lisboa ou através do nosso site em www.bebegourmet.pt ou a nossa página Facebook em www.facebook.com/bebegourmetpt e temos todo o gosto em apresentar-lhe as nossas opções.
Também lhe pode interessar:
- 31 músicas de embalar (e outras canções para adormecer o seu bebé!)
- 4 brincadeiras para bebés de 1 ano
- Natação para bebés: como escolher uma piscina sem meter água?
- Nascimento dos dentes de leite: sintomas e soluções
Este artigo foi útil para si?