Aqui ficam alguns conceitos para compreender a importância de dar água aos bebés.
A água é actualmente considerada um alimento (basta ver a posição central que ocupa na Roda dos Alimentos), sendo essencial ao bom funcionamento de todas as células do organismo.
É muito frequente os pais questionarem nas consultas se os seu filhos devem beber água nos primeiros meses de de vida. Por esse motivo, o Pediatra Hugo Rodrigues, que lançou recentemente o renovado projeto Pediatria para Todos, esclarece alguns conceitos importantes.
- Tipo de leite
O leite materno contém muita água na sua composição, pelo que na maior parte das vezes não se justifica dar mais nenhum tipo de líquido aos bebés amamentados exclusivamente. O leite materno tem a dupla função de alimentar e hidratar os bebés.
No entanto, se o bebé estiver a ser alimentado com um leite adaptado (seja em exclusivo ou como suplemento), faz sentido oferecer-lhe um pouco de água entre mamadas. A palavra certa é mesmo “oferecer”, pois não se deve nunca forçar a beber (se quiser bebe, se não quiser não bebe).
- Temperatura exterior
Sempre que a temperatura exterior for elevada (vaga de calor, por exemplo), deve-se ter em atenção que os bebés podem ter necessidade de beber mais líquidos, pelo que nestes casos se deve oferecer também água, mesmo nas situações de aleitamento materno exclusivo.
- Vómitos
Sempre que um bebé vomita regularmente aumenta o risco de poder desidratar, uma vez que as suas reservas corporais são reduzidas nos primeiros meses de vida. Assim, está é também uma situação em que se deve oferecer água, independentemente do tipo de leite que esteja a fazer.
- Não é um “erro” dar água
Importa salientar também que não é propriamente errado dar água a um bebe, mesmo que esteja apenas sob aleitamento materno. O maior inconveniente é que ele beba menos leite, pelo volume de água que ingere. No entanto, geralmente também não bebem muita água, pelo que a probabilidade de causar algum problema é bastante diminuta. Assim, não é verdadeiramente “errado” dar água sem ser nas situações que expliquei acima, mas é sem duvida “desnecessário” e não se deve fazer.
Podem seguir o trabalho do Doutor Hugo Rodrigues no site Pediatria para Todos, no Instagram, no Facebook e no YouTube!
Também vos pode interessar:
- Músicas para bebés: canções populares para cantarem aos vossos bebés
- Dentes de leite: sintomas do nascimento e soluções
- Natação para bebés: como escolher uma piscina sem meter água?
- Desfralde: tudo o que precisam de saber
- Quais os melhores brinquedos para bebé? Nós contamos!
- Babywearing: quais as vantagens e como adotar esta prática
Artigo muito oportuno.
Obrigado