Bebés > Crescimento do bebé > Desenvolvimento do bebé

4 brincadeiras para bebés de 1 ano

Descobertas sensoriais, artes e brincadeiras para estimular a sua abobrinha.

Brincar é a forma mais divertida de aprender e parte crucial do desenvolvimento do bebé, além de ajudar a criar laços entre pais e filhos e de proporcionar memórias felizes.

Os jogos são fundamentais para o desenvolvimento social, emocional, físico e cognitivo do seu filho, por isso partilhamos quatro ideias de brincadeiras para crianças de 1 ano que juntam o útil ao agradável: entretêm e ajudam a abobrinha a crescer.

Caixas sensoriais

caixas sensoriais

Segundo a Filosofia Montessori, a criança descobre o mundo através dos sentidos. Uma forma fácil de proporcionar ao bebé de um ano momentos sensoriais divertidos é oferecer-lhe a oportunidade de explorar uma caixa (pode ser de plástico ou de papelão) cheia com 1 quilo de arroz, e esconder dentro vários objectos, como colheres ou recipientes pequenos, para que o bebé os encontre e brinque com eles.

Entre tocar no arroz – é provável que a abobrinha tenha tendência a levar grãos de arroz à boca, por isso é aconselhável que todas as brincadeiras sejam sempre supervisionadas (até por que a ideia é precisamente a de passar tempo juntos), tentar transportar o arroz de um recipiente para o outro e deitá-lo para fora da caixa (faz parte!). Estão garantidos muitos momentos de descoberta!

Pinturas com as mãos

pintar com os dedos

Soltem o génio dos Picassos aí de casa!

Pintar com os dedos vai entreter e estimular a criatividade e a coordenação das crianças a partir de um ano, ao mesmo tempo que proporciona contacto com as cores, as texturas e a arte. Pintar com os dedos fará com que a criança se divirta e vai desenvolver a sensibilidade táctil, a coordenação motora e a psicomotricidade fina das mãos e dos dedos, a criatividade e a imaginação.

Haverá que ter em consideração a utilização de tintas seguras e adequadas à idade a que se destinam e claro (!) supervisionar, como sempre, estes processos exploratórios!

Olha a bola, Manel…

brincadeiras 1 ano

Todas as crianças adoram brincar com bolas e podem explorar o mundo através delas.

Importa pouco que a criança gatinhe ou ande: o movimento circular da bola vai obrigar a abobrinha a persegui-la, desenvolvendo assim as suas capacidades psicomotoras. Ao mesmo tempo, a criança ganhará consciência do outro, se jogar com os pais ou com outras crianças, e melhorará também o movimento-pinça.

Música, maestro!

brincadeiras 1 ano

A música é fundamental para um crescimento feliz. A sua abobrinha vai adorar dançar, seja ao seu colo seja já dando, sozinho, os primeiros passos de dança.

Pode também pensar em jogos de expressão musical “caseiros”, com colheres, panelas e tupperwares, e deixar a criança explorar as diferentes combinações sonoras ao mesmo tempo que desenvolve a psicomotricidade.

E como brincar é divertido mas também abre o apetite, nada melhor do que um bom biberão para repor as forças depois de tanta agitação!

A gama Aptamil Junior Leites de Crescimento foi desenvolvida para crianças a partir de 1 ano, e contém e Vitamina D e Cálcio, necessários para o crescimento e o desenvolvimento normais dos ossos das crianças e Ferro, que contribui para o desenvolvimento cognitivo normal das crianças.

Com o sabor natural do leite, é de fácil dissolução e preparação! Com o formato da embalagem, pode preparar o biberão só com 1 mão, enquanto dá colo ao bebé com a outra.

Aptamil Junior leites de crescimento, foi eleita a marca “Escolha do Consumidor 2018” na categoria de leites infantis em pó* e é por isso garantia de satisfação para todos.

Nota importante: A gama Aptamil Junior não deve ser utilizada como substituta do leite materno, durante os primeiros meses de vida do bebé, mas sim, como parte de uma dieta diversificada e equilibrada a partir dos 12 meses de idade. Consulte sempre o seu Profissional de Saúde sobre a melhor alimentação do seu filho.
*Escolha do Consumidor ’18: atribuída pela ConsumerChoice Lda, através de estudos de avaliação dos atributos mais relevantes de Leites Infantis em Pó (exceto leites para lactentes e alimentos para fins medicinais específicos, etapa 1),por avaliação de marcas da categoria, junto de um painel de consumidores representativo da população portuguesa e da categoria. Mais informação em https://consumertrends.pt/portfolio/aptamil2345/
Post escrito em parceria com a Milupa Comercial S.A.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *