Gravidez > Saúde > Consultas e exames

Teste Harmony: o detetar precoce!

teste harmony

Este é um dos exames pré-natais mais requisitados pelas gestantes. Veja aqui no que consiste e o que deteta.

O que é o Teste Harmony?

O teste Harmony é um teste pré-natal não invasivo que permite determinar na amostra obtida o DNA fetal livre para o despiste das três principais Trissomias (T21, 18, 13) e aneuploidias dos cromossomas sexuais (X e Y), sendo que dos positivos desta última os indivíduos podem apresentar “apenas” alterações comportamentais e psicológicas.

Como é realizado?

É efetuado através da simples colheita de sangue da mãe de uma forma simples e segura, sem risco materno-fetal. Além disso, permite obter resultados com um grande grau de exatidão – deteta cerca de 99% das trissomias.

Quando deve fazer?

Este exame pré-natal está disponível para todas as grávidas a partir das 10 semanas de gravidez, excluindo as mulheres que têm uma gravidez gemelar de mais de 2 bebés. Duas semanas após a realizaçlão desse exame irá receber os resultados, que lhe serão explicados na consulta com o obstetra ou médico assistente que segue a gestação.

É importanto, no entanto, esclarecer que este exame de gravidez não é comparticipado pelo SNS (Sistema Nacional de Saúde).

Onde fazer:

  • Unilabs, em vários pontos no norte de Portugal.

Veja também:

  • Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *