É algo muito importante estar bem preparado para quando chegar o momento. Damo-vos aqui algumas ideias sobre o que levar no saco.
A mala de maternidade convém estar pronta ou a ser preparada por volta das 30 semanas de gravidez, para não fazer tudo “em cima do joelho” e ter tempo de ir acrescendo objetos ou até roupinhas que se tenha esquecido. É importante que ela seja revista umas semanas antes da data prevista do parto.
Malas de maternidade
Conselhos para preparar a mala de maternidade
Comece por fazer uma lista
Para começar, o nosso primeiro conselho é fazer um, lista do que levar, tanto do que tem que levar para si como para o seu bebé. Pode tirar ideias do artigo sobre o enxoval do bebé.
Tratar de tudo com antecedência
Se tratar de tudo e fizer a mala de maternidade com antecedência, não se vai esquecer de nada. Quanto mais cedo melhor, sendo importante rever para se certificar que está tudo preparado. Às 35 ou 36 semanas de gravidez deve tratar dos últimos preparativos no que à mala diz respeito. Não vale a pena comprar ou levar uma mala muito grande, mas sim uma pequena e prática, na qual caiba apenas o necessário para si e para o seu bebé. Não se esqueça que estará no hospital apenas entre 3 a 5 dias.
Prepare as roupas
Quando tiver as primeiras mudas de roupa da criança, deve retirar as etiquetas à roupa do bebé e lavá-las na máquina com um detergente de roupa próprio para a sensibilidade da pele dos bebés (composto apenas por sabão neutro). Além disso, as roupinhas do bebé deverão ser de materiais menos propensos a alergias cutâneas: algodão, lã ou linho, macio, sem elásticos e fácil de vestir.
O que levar nas malas de maternidade?
Mãe:
- 4 Camisas de dormir ou pijama com abertura à frente, para facilitar a amamentação;
- 1 Robe;
- Chinelos de quarto e chinelos de banho;
- Produtos e objetos de higiene pessoal (escova de dentes, champoo, condicionador, gel duche, não se esqueça dos pensos higiénicos);
- Roupa interior (alguns pares de cuecas e um ou dois soutiens de amamentação);
- Creme, discos de amamentação e concha de amamentação (que protegem os mamilos do excesso de leite que poderá ali ficar acumulado);
- Medicamentos que toma habitualmente;
- Roupa e sapatos confortáveis para o dia da alta.
Bebé:
- 4 bodies interiores;
- 4 Conjuntos de roupa (pode ser dois babygrows e dois conjuntos de camisolas com calças com pezinhos);
- 4 pares de botinhas ou meias;
- Toalha de banho;
- 15 a 20 fraldas;
- kit de criopreservação (caso fazer a recolha das células estaminais);
- 2 gorros;
- 1 casaquinho para quando sair da maternidade;
- 1 manta para aconchegar o bebé;
- 3 fraldas de pano;
- 1 escova de cabelo;
- Cadeira de transporte homologada para o carro.
Conselhos: Distribua as mudas de roupa do bebé por sacos, identificados por dia com as peças necessárias para uma muda completa.
Malas de maternidade personalizadas
Foto: Pipoka Laroka (Facebook)
Neste conjunto não só tem uma malinha, como um porta documentos personalizado com o nome do bebé, um saco para a roupa suja, um porta-toalhetes, uma bolsa para guardar a chucha, entre outros itens.
Aqui poderá ter uma ideia de como uma mala (aparentemente) muito pequena, consegue albergar tanta coisa, com todos os separadores necessários para que nada lhe falte.
Foto: Kiabi
Este já é um saco super moderno onde pode colocar tudo o que precisa nos devidos departamentos.
Foto: Beába
Por fim, finalizamos com uma mais básica, mas padrão bem colorido e que se adequa às necessidades da mamã e do bebé, contendo o espaço necessário para guardar as coisas de ambos.
Veja também:
- Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!
- Epidural no trabalho de parto: informação para uma escolha consciente
- Prematuridade: saiba tudo sobre os bebés pré-termo
Este artigo foi útil para si?