A semana decisiva deste 1.º Trimestre.
Esta é a semana chave que determinará o início de uma gravidez!
3 semanas de gravidez
Depois da fecundação, o zigoto que é formado pelo óvulo e pelo espermatozóide, originando uma combinação de DNA com as características dos futuros papás.
Nestas 3 semanas de gravidez, as duas células que se encontraram multiplicam-se e dividem-se à medida que vão na sua corrida rumo ao útero. Sete a 17 dias após a fecundação, o pequenino chega finalmente ao útero e por ali fica, fixando-se no endométrio (tecido que reveste a parte interior do útero e onde acontece a implantação do embrião).
Caso o endométrio tenha a espessura ideal e não haja sinal de doenças, o embrião pode ali fixar-se. Essa implantação chama-se de nidação.
Mas o que é isso de “nidação” afinal?
A nidação é uma fase que a mulher passa quando o bebé se implanta no útero e na qual se dá o sangramento de nidação. Por outras palavras, para que o bebé se aloje é preciso arranjar espaço e, para encontrar esse mesmo espaço, é preciso procurar nas profundezas do seu útero, o que significa que terá quase que escavar um buraco para fazer a sua casinha, levando a uma descamação do útero e um breve sangramento.
Normalmente, dura um dia (no máximo dos máximos, pode acontecer durante 3 dias) e é um acontecimento esporádico, sem o fluxo que caracteriza a menstruação. Quando existe esta perda de sangue é muito provável que esteja grávida. Contudo, só com um teste de gravidez é que poderá ter a certeza, uma vez que só assim poderá ser medida o nível da hormona beta hCG.
Depois da implantação, o zigoto divide-se em dois, uma parte é responsável pela formação da placenta e outra pelo desenvolvimento adequado do bebé.
Esta é, portanto, uma semana decisiva para a formação do futuro bebé.
Sintomas
Tal como na 2.ª semana de gravidez, na 3.ª é comum que os sintomas de gravidez se confundam com os sinais da TPM. Mas, para além dos restantes sintomas (sensibilidade mamária e constantes variações de humor), poderá agora começar a sentir um cansaço extremo e alguns enjoos matinais.
Caso esteja grávida, vai perceber que o motivo desses sintomas não se deve à aproximação da menstruação, mas sim o prenúncio de uma gravidez.
Tamanho e peso do bebé
O bebé, apesar de estar ainda numa fase embrionária, é do tamanho de uma semente de uva. Consegue imaginar de tão pequenino que ainda é e já tanto significa?
Apesar de estar já na 3.ª semana de gravidez, o seu bebé ainda só tem uma semana. Por esse motivo, o peso do bebé ainda não pode ser calculado o que, dentro de cinco semanas (por volta das 8 semanas de gravidez), já poderá saber.
Mudanças no seu corpo
Nesta semana, ainda não serão visíveis grandes mudanças. O período ainda não atrasou, sendo portanto normal que ainda se manifestem sintomas da ovulação, tais como cãibras e aumento de secreções vaginais – além de pequenas perdas sangue, provocadas pelo implantação do óvulo no útero.
É possível ainda que sinta alterações no paladar, sensação de aversão a alguns cheiros.
Informações-chave desta semana de gravidez:
- Dá-se a implantação do embrião no útero;
- Acontece o sangramento de nidação;
- A mulher pode começar a sentir uma vontade enorme de dormir a toda a hora, enjoos matinais e começar a aversão a alguns cheiros.
Consulte a semana seguinte – 4 semanas de gravidez – ou volte ao Guia de Gravidez Semana a Semana.
Temas da Semana:
- Enjoos na gravidez: como os prevenir e tratar?
Veja também:
- Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
- Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!
- Como escolher o carrinho de bebé?
- Cadeira auto: tudo o que precisa de saber!
Este artigo foi útil para si?