Como podemos ajudar a Ucrânia? - Pumpkin.pt

Como podemos ajudar a Ucrânia?

ajudar ucrânia guerra

Online e por todo o país, existem várias iniciativas que nos permitem ajudar as pessoas afetadas pela guerra na Ucrânia. Reunimos algumas.

As famílias ucranianas precisam da nossa ajuda. Abaladas pela guerra, falta-lhes a segurança que é sua por direito. Deste lado, mesmo à distância, existem vários apoios que podemos prestar para lhes devolver o conforto e a esperança – e que estão ao alcance de todos.

Porque este é um assunto que pode ser complicado de abordar junto dos mais novos, poderá ser útil ler sobre Como falar sobre a guerra com as crianças, um artigo com dicas da Inês Afonso Marques, Psicóloga Clínica e Coordenadora da área infantojuvenil da Oficina de Psicologia e da Magda Gomes Dias, especialista em Parentalidade Positiva.

Apelamos à doação, independentemente do seu tamanho. Todos os contributos fazem a diferença na qualidade de vida destas famílias, que estão a passar por situações de uma dor inimaginável. Os nossos pensamentos estão com elas.

Donativos Monetários

Cruz Vermelha Portuguesa

A Cruz Vermelha Portuguesa está a realizar uma campanha de angariação de fundos que reverte para o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), cujos elementos, ao abrigo do Direito Internacional Humanitário, se encontram em território ucraniano a prestar apoio direto às pessoas vítimas do conflito.

Conheçam os dados para transferência no site da Cruz Vermelha.

Os utilizadores do Revolut podem também fazer um donativo diretamente através da app: basta abrir o menu principal para encontrar a opção “Ajudar a Ucrânia”.

UNICEF

Mais de meio milhão de crianças já foram afectadas pelo conflito no leste do país que entra no seu oitavo ano. Casas, escolas, abastecimento de água e hospitais estão danificados. As minas terrestres representam uma grande ameaça para a vida das crianças.

A UNICEF tem vindo a trabalhar 24 horas por dia para manter as crianças seguras. Ajudam a garantir que os serviços de saúde e protecção das crianças sejam mantidos e que as famílias tenham água limpa e alimentos nutritivos.

Saibam como fazer donativos no site da UNICEF.

Os utilizadores do MBWay também podem doar dinheiro à UNICEF diretamente através da app. No ecrã principal, basta clicar no pop up “Ajude a Ucrânia com donativos SER SOLIDÁRIO”.

Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional está a criar um fundo de emergência que fornece apoio legal e médico, segurança e proteção às pessoas que estão em perigo iminente. A par disto, estão a investigar, denunciar as violações dos direitos humanos e exigir a ação junto das entidades responsáveis.

As doações para este fundo podem ser feitas através do NIB, que pode ser consultado no site, ou através da app MBWay, seleccionando o pop up “Ajude a Ucrânia com donativos SER SOLIDÁRIO” para fazer uma transferência direta.

Cáritas Ucrânia

A Cáritas Portuguesa está a acompanhar de forma próxima a situação através da rede Internacional da Cáritas, que de imediato se uniu em ajuda à Cáritas da Ucrânia a fortalecer a sua capacidade de garantir apoio à população.

Apesar dos enormes desafios e incerteza, a Cáritas está a responder em todo o país através da sua rede local:
apoio de emergência no local em alimentos, abrigo e higiene pessoal, medicamentos e apoio psicossocial, acolhimento para deslocados internos, transporte seguro para deslocados em trânsito, informação segura e contacto com familiares.

Os donativos monetários podem ser feitos através do site da Cáritas.

Save The Children

A Save The Children trabalha junto das crianças ucranianas desde 2014, garantindo apoio aos meninos, meninas e às suas famílias. Para amenizar as consequências do conflito, atuam através da criação de uma rede de acolhimento para refugiados nos países vizinhos, da ajuda humanitária e do apoio monetário às famílias.

Saibam aqui como doar à Save The Children.

Médicos Sem Fronteiras

Presente no país há largos anos, a Médicos Sem Fronteiras suspendeu as atividades habituais de apoio para focar a ajuda humanitária nas necessidades urgentes despoletadas pela guerra.

Fiquem a saber mais sobre o papel da organização na Ucrânia aqui e saibam como fazer donativos aqui.

Doação de Bens

Surgem várias iniciativas para angariar bens de primeira necessidade a ser doados às famílias ucranianas. Conheçam algumas delas.

Camião Solidário Ucrânia (Lisboa, Fátima e Albufeira)

Até dia 5 de Março, a Transfor está a encher um camião com bens de 1ª necessidade e sobrevivência que serão entregues às famílias refugiadas que estão na fronteira da Ucrânia. As doações podem ser feitas em Lisboa, Fátima e Albufeira (confiram as moradas e os bens necessários no PDF abaixo).

Putos Traquinas (Lisboa)

O Centro de Estudos Know+ (Os Putos Traquinas), em parceria com a plataforma wehelpukraine.org e Entrajuda/Banco Alimentar, está a organizar a recolha de alimentos e bens no Bairro da Boavista. São necessários fraldas, leite em pó, papas e roupa de criança, medicamentos e material médico, alimentação com prazo de validade alargado, água, produtos de higiene, roupa de cama, almofadas, cobertores, mantas, colchões e sacos cama.

Para se juntar a esta iniciativa, basta enviar um e-mail para [email protected].

Compras solidárias

Bira dos Namorados

O restaurante Bira dos Namorados, no Porto, tem agora disponível algo muito especial no menu: o Hambúrguer pela Ucrânia, um hambúrguer solidário.

Este hambúrguer tem o custo de 2,5€, dos quais 1€ é oferecido à Associação dos Ucranianos em Portugal para ajudar em tudo o que os refugiados que cheguem ao nosso país possam necessitar.

Está disponível nos restaurantes, takeaway, Bira sobre Rodas e Glovo até 13 de março, podendo ser alargado consoante a evolução da situação.

Recolha de Bens em Faro

O Município de Faro também está a fazer a recolha de bens essenciais. Os donativos serão entregues à Associação de Ucranianos do Algarve para serem transportados, via camião, para a Ucrânia.

Todos os dias estarão, também, a recolher bens nas instalações do Serviço Municipal de Proteção Civil, na rua Dr. João Lucio, 8/10.

Lista de bens prioritários:

  • Enlatados – atum, salsichas e refeições pré-preparadas (excluindo as embalagens de vidro)
  • Medicação
  • Material de primeiros socorros
  • Roupa Interior
  • Roupa Térmica
  • Meias

Saibam mais no Instagram do Município de Faro.

Recolha de bens pelo país

São vários os municípios que estão a recolher bens essenciais para distribuição junto das famílias necessitadas. Medicamentos, produtos de higiene, vestuário, comida e cobertores são alguns dos itens mais necessários.

Deixamos uma lista com alguns dos locais que estão a reunir estas doações, mas apelamos a que se informem junto da vossa Junta de Freguesia ou Câmara Municipal sobre qual o melhor local para doar e quais os produtos em falta.

Lisboa

  • Junta de Freguesia de Benfica
  • Junta de Freguesia da Misericórdia
  • Junta de Freguesia da Ajuda
  • Junta de Freguesia de Arroios
  • Junta de Freguesia de Moscavide e Portela
  • Junta de Freguesia do Areeiro
  • Junta de Freguesia de Alcântara
  • Junta de Freguesia de Santo António

Norte

Centro

  • Câmara Municipal de Leiria
  • Município de Aljustrel
  • Associação dos Ucrânianos no Algarve

Sul

  • Câmara Municipal de Estremoz

Voluntariado

O Centro de Estudos Know+, em parceria com a plataforma wehelpukraine.org e Entrajuda/Banco Alimentar, está a desenvolver uma iniciativa solidária que pretende angariar voluntários para ajudar com a distribuição de refeições aos refugiados acolhidos em Lisboa, assim como apoio psicológico e aprendizagem da língua portuguesa.

Estão disponíveis para receber ajuda na concretização desta ação com voluntários que se podem inscrever, por exemplo, através da bolsadovoluntariado.pt

Alojamento

Airbnb Alojamento Temporário

Para ajudar a responder à necessidade urgente de alojamentos de emergência temporários, o Airbnb disponibilizou alojamento gratuito para até 100 mil refugiados em fuga da Ucrânia. Estas estadias serão financiadas pela Airbnb, por doações para o Fundo para Refugiados do Airbnb e pela generosidade dos anfitriões.

A empresa abriu também a possibilidade de qualquer pessoa doar o seu alojamento para ocupação temporária, através de um simples registo online e num regime de reserva com contacto e apoio aos hóspedes. Saibam mais sobre esta iniciativa aqui.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<