Regresso às Aulas: tudo para um regresso com calma e tranquilidade

Regresso às Aulas: tudo para um ano letivo tranquilo

Início das aulas

O início das aulas está mesmo quase, quase aí!

A melhor forma de evitar a ansiedade nas próximas semanas – as famílias portuguesas consideram o regresso às Aulas mais stressante do que mudar de casa – é seguir as nossas dicas, principalmente num regresso que se prevê tão atípico como os últimos meses.

Comecem por tomar nota de todas as datas importantes, já divulgadas no calendário escolar 2021/2022: quando começam e acabam os períodos letivos, quando se realizam as avaliações nacionais e quando acontecem as interrupções escolares.

As aulas começam entre 14 e 17 de setembro! Até lá, aproveitem para se divertirem!

Equipá-los com o melhor material escolar, as mochilas e os manuais:

Vale a pena estar alerta e fazer as compras antecipadamente para aproveitar os descontos em livros e material escolar, que aparecem cada vez mais cedo.

Descubram como poupar tempo na compra do material escolar e quais os essenciais mais giros para um Regresso às Aulas em grande!

A compra das mochilas escolares é também outro momento muito aguardado: sigam estes 5 conselhos para encontrarem uma mochila que minimize os riscos para a coluna vertebral das crianças.

O sucesso começa com o apoio em casa: preparar o roupeiro e as emoções, também!

Aproveitem estes dias sem tarefas para com a ajuda das crianças fazer uma limpeza aos armários e secretárias: a roupa que já não serve, os brinquedos com que já não brincam e os livros escolares que já ficaram para trás podem ser arrumados, oferecidos ou até vendidos em 2ª mão.

Mayoral BTS

Um Regresso às Aulas com Moda Máxima

Temos ideias de looks giros, confortáveis e de boa relação qualidade/preço: tudo aquilo que procuramos para que as abobrinhas possam chegar mais longe.

Além de preparar a casa para a volta às aulas, preparem também o emocional dos miúdos. Lidar com o fim das férias é difícil, sabemos, e o regresso à rotina pode ser complicado – quem nunca ouviu um “não quero ir à escola”?.

Deixamos algumas dicas para que este início de ano letivo seja mais fácil!

Regresso às aulas sem Covid-19

“Trouxeste a máscara?” e “Não toquem nisso!” são frases que vamos continuar a ouvir.

Inclusive, um estudo do Observador Cetelem Regresso às Aulas 2021 procurou saber quais as principais preocupações dos encarregados de educação e revela que a segurança sanitária, devido à pandemia da COVID-19, continua no centro das preocupações (63% dos encarregados de educação estão preocupados com esta questão).

Como sabemos, nos anos letivos anteriores foi necessário, durante alguns períodos, recorrer ao ensino à distância. No entanto, este não obteve uma avaliação positiva, de acordo com os inquiridos no último Barómetro Europeu do Observador Cetelem. Apesar disso, 65% dos encarregados de educação inquiridos consideram que o ensino misto (presencial e remoto) poderia ser uma opção nas zonas do país com menor oferta educativa.

Quando questionados sobre quais os ciclos escolares em que no futuro poderia fazer mais sentido adotarem este regime, 41% dos inquiridos mencionam o ensino secundário e 40% o 3.º ciclo. No entanto, 23% dos inquiridos referem que o ensino misto não faria sentido em nenhum ciclo de ensino. A recetividade a esta possibilidade é maior entre encarregados de educação com estudantes a frequentarem o ensino universitário (61%) e menor no pré-escolar (21%) e no 1º ciclo (23%).

Os inquiridos do Porto são os que concordam mais com a possibilidade de ensino misto nessas circunstâncias (83% Porto vs. 58% Lisboa). Fazendo um zoom às regiões, apesar de na região Centro apenas 56% dos indivíduos concordar com este regime, nesta região 46% dos inquiridos veem no ensino misto uma possibilidade no ensino secundário e 43% no ensino superior.

Como por agora apenas o ensino presencial está em cima da mesa, juntámos 5 dicas úteis para terem tudo pronto para um regresso às aulas sem Covid-19, com máscaras reutilizáveis, desinfetante e comportamentos de prevenção. Prontos para conseguir a nota máxima em “Segurança Familiar”?

Atividades extracurriculares:

As atividades extracurriculares para crianças podem dar um contributo enorme para o enriquecimento cultural, social e cívico, bem como para um forte desenvolvimento psicológico e físico da criança!

Espreitem como escolher a atividade que mais se encaixa com a vossa abobrinha, os melhores lanches para garantir que os miúdos tem energia o dia inteiro e a reflexão da Oficina de Psicologia sobre a importância dos momentos lúdicos.

atividades extracurriculares sim ou não

As atividades extracurriculares e os momentos lúdicos

Inês Carvalho, Psicóloga Clínica Equipa Mindkiddo da Oficina de Psicologia, traz-nos dois pontos de vista igualmente importantes sobre a gestão entre as atividades extracurriculares e os momentos lúdicos das abobrinhas.

Tudo sobre o Regresso às Aulas:

2 comentários em “Regresso às Aulas: tudo para um ano letivo tranquilo

  1. Rhem Agosto 21, 2020

    Obrigado pelas ótimas dicas. Acho que serão úteis para muitos.

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Agosto 24, 2020

      Agradecemos o feedback, Rhem 🙂
      Saudações abobrinhas

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<