Escola Virtual: saiba tudo sobre a plataforma - Pumpkin.pt

Escola Virtual: o melhor apoio ao estudo

escola virtual

Conheçam a ferramenta digital mais completa, que vos vai ajudar a melhorar as notas dos miúdos.

Começam a chegar a casa os resultados dos primeiros testes escolares e, por vezes, nem todos são satisfatórios.
No rescaldo de uma pandemia, alunos, professores e pais tentam ainda compensar lacunas, hábitos e emoções que, durante o último ano e meio, andaram em modo montanha russa.

Se um apoio extra vos soa bem, precisam mesmo de conhecer a Escola Virtual, uma plataforma desenvolvida para auxiliar na aprendizagem de forma interativa e promover a autonomia no estudo, durante todo o percurso escolar.

Somos suspeitos, porque na Equipa Pumpkin são várias as famílias que a utilizam já há alguns anos, com abobrinhas de idades variadas, e não trocam a Escola Virtual por nada! Querem saber porquê? Continuem a ler.

O que é a Escola Virtual?

A Escola Virtual é uma plataforma digital de estudo orientado do Grupo Porto Editora, pensada para ajudar alunos, pais e professores na aprendizagem do Pré-escolar ao 12.º ano, e é a solução educativa digital mais utilizada em Portugal!

É muito simples de utilizar: funciona através do site ou da app e disponibiliza milhares de recursos de apoio à aprendizagem, entre eles vídeos, animações, exercícios, jogos, interatividades e muito mais. Através destes conteúdos, os mais novos podem relembrar temas, aprender, praticar e esclarecer dúvidas.

Para além disso, trata-se de uma ferramenta adaptativa, que molda a estratégia utilizada de acordo com as necessidades específicas de cada aluno, quase como um explicador privado – mas virtual!

Curiosos? Fiquem a par de tudo o que a Escola Virtual tem para oferecer neste artigo.

Como podem utilizar a Escola Virtual para aprenderem e melhorarem as notas?

Nesta altura do ano, o grande foco é perceber quais são as dificuldades dos mais novos e “atacá-las” o mais depressa possível, para que cheguem ao fim do ano letivo recheados de conhecimentos úteis, embalados pelas boas notas e preparados para o que der e vier, com uma boa dose de autonomia!

A Escola Virtual oferece inúmeras ferramentas para apoiar nesta jornada. Espreitem abaixo algumas das funcionalidades disponíveis por cada nível de ensino.

Pré-escolar

As abobrinhas em idade pré-escolar são muito novas para terem explicações, mas estão na altura ideal para começarem a praticar a retenção de aprendizagens em casa, ao seu ritmo e com uma boa dose de motivação. Afinal, é uma base sólida que permite uma construção harmoniosa de conhecimentos!

Por isso, a Escola Virtual lançou conteúdos que abarcam os diferentes níveis do Pré-escolar, organizados por idades.

As aulas são todas interativas e desenhadas a pensar nos mais novos, começando nos 3-4 anos de idade. Os materiais estão subordinados aos temas Conhecimento do Mundo, Expressão e Comunicação e Formação Pessoal e Social lecionados no jardim de infância.

Abordam-se tópicos como a autoestima, a educação artística, a linguagem e a matemática, que se vão tornando progressivamente mais complexos, passando a temas como democracia, cidadania e ferramentas tecnológicas, de modo a prepará-los para o 1.º ano. E o melhor de tudo é que os pais podem usar a plataforma e a app para acompanharem o progresso dos pequenotes!

Durante o primeiro confinamento, uma das abobrinhas da Equipa Pumpkin, então no jardim de infância, encontrou conforto precisamente nas atividades da Escola Virtual: as músicas que acompanham cada tema, os exercícios divertidos com sons e desafios – mais parecem jogos! – ajudaram a manter conhecimentos e alimentaram de forma mais credível a ideia de escola a acontecer, mesmo à distância.

A verdade é que, no momento de regressar à sala com os amigos, não só não tinha regredido como foi elogiada pela educadora pelas competências entretanto adquiridas!

1.º ao 12.º ano

A partir do 1.º ciclo e até ao 12.º ano, as abobrinhas podem encontrar na EV apoio em todas as disciplinas, incluindo as específicas do secundário, orientação vocacional, preparação para exames e manuais digitais. Fiquem a par de todas as vantagens:

Aulas interativas

A Escola Virtual aposta num estilo de ensino interativo e divertido, com um design simpático, sons apelativos e uma gamificação das aprendizagens.

Para além disso, a plataforma apresenta sugestões de aprendizagem personalizadas, especialmente recomendadas de acordo com as necessidades e dificuldades de cada aluno, para que nenhum tópico fique para trás.

Testes interativos

Na Escola Virtual, as abobrinhas podem fazer testes em tempo real sobre todos os conteúdos programáticos que aprendem na escola, organizados por tópicos. Consoante os resultados, a plataforma sugere as aulas que os alunos precisam de rever para melhorar o desempenho!

Os jovens que têm exames nacionais à porta podem também contar com uma área dedicada ao treino para estes testes decisivos, com resumos da matéria, provas oficiais e modelo em formato interativo, com resultados automáticos que facilitam a preparação.

Estudar com motivação: pontos e medalhas

Que vos parece estudar com um sistema de conquistas? Passamos a explicar: na EV, à medida que estudam, os alunos ganham Medalhas digitais e Pontos que representam o seu esforço e dedicação e que podem ser trocados por prémios!

As nossas abobrinhas não resistem a conquistar mais e mais medalhas, e é uma excelente forma de incentivar o estudo.

Monitorização fácil para os pais

Para que esta viagem escolar seja sempre feita em conjunto, na Escola Virtual os pais podem acompanhar o progresso dos filhos através de relatórios de desempenho, verificando o seu progresso e identificando as matérias que estão bem consolidadas e as que necessitam de mais dedicação.

Assim, podem respirar com mais tranquilidade, pois conseguem acompanhar o estudo e ter a certeza de que os miúdos rumam, de forma autónoma, ao sucesso – ufa!

No 1.º ciclo, a escola é muitas vezes um desafio para as crianças que se veem obrigadas a estar sentadas todo o dia e ainda levam para casa os infames trabalhos de casa. Por outro lado, para os pais, pode ser difícil ajudá-las pois os conteúdos lecionados já não são os mesmos de outrora. Na família Pumpkin tivemos de reaprender a fazer as contas e relembrar todos os rios e Reis de Portugal.

Para as crianças, a Escola Virtual, com o seu design e simplicidade de utilização, parece quase um jogo e aprender não custa nada. Para os pais, a Escola Virtual é também útil para rever a matéria e compreender a forma como é ensinada (confessamos que andámos a ver algumas lições com as nossas abobrinhas).

Mais tarde, no 2.º ciclo, as crianças viajam para uma nova dimensão, com mais disciplinas, trabalhos de casa e testes. A Escola Virtual ajuda a consolidar a aprendizagem, a rever a matéria e a testar os conhecimentos, preparando-se, assim, melhor para os testes. Os pais também podem ir acompanhando a evolução e apoiar o trabalho dos seus filhos de forma mais eficaz.

Na nossa experiência, a Escola Virtual é muito útil para as abobrinhas se prepararem para os testes e consolidarem o que aprendem na escola. E aí em casa, já experimentaram?

Aproveitem e comecem já a trabalhar em conjunto para a subir as notas deste período!

Tudo sobre o Regresso às Aulas 2022:

6 comentários em “Escola Virtual: o melhor apoio ao estudo

  1. Ana Frazao Outubro 19, 2018

    Bom dia, não consigo aceder a livros de fichas nem e testes ou exames, só a manuais escolares

    1. Marta Lourenço - Equipa Pumpkin Outubro 23, 2018

      Olá, Ana 🙂 Contacte o apoio ao cliente: http://www.escolavirtual.pt/Apoio-ao-Cliente/contacto.html 🙂

  2. Márcia label Sousa da silva Novembro 1, 2018

    Para o sexto ano tem as disciplinas todas, português, inglês, história, ciências, matemática

  3. Luis catatão Janeiro 15, 2019

    Gosto muito

  4. Helena Matias Junho 29, 2021

    Olá boa noite, a escola
    Virtual serve como uma escola normal com certificação do ministério da educação e com direito a certificação no fim de cada ano lectivo ? Ou serve apenas como explicação??

    1. Mariana Junho 30, 2021

      Olá Helena,
      A Escola Virtual é uma plataforma de estudo onde os alunos encontram aulas interativas e outros materiais e testes do 1.º ao 12.º anos, para treinarem e testarem os seus conhecimentos.
      É útil para apoiar a aprendizagem mas não substitui uma escola normal com certificação oficial que dê direito a certificação do Ministério da Educação no final de cada ano letivo.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<