Família > Crescer > Aprender

Material Escolar: o que deve mesmo comprar?

material escolar

Os essenciais mais giros para um Regresso às Aulas em grande

Comprar o material escolar no início de cada ano lectivo é um momento de grande emoção e a forma perfeita de arrancar um ano que se quer de muitas conquistas.

Ainda que seja recomendável seguirem à risca as listas de material cedidas pelas escolas, é possível ajustar o necessário ao gosto das crianças. As abobrinhas vão manter a motivação para o estudo durante todo o ano com estes básicos escolares cheios de pinta.

É de ferramentas para o sucesso que estamos a falar!

Como poupar tempo, dinheiro e o ambiente?

O regresso às aulas é uma altura de grande stress e de muitos rombos no orçamento. Aproveitar o material escolar do último ano letivo é uma forma eficiente de garantir que as finanças familiares se mantêm equilibradas, ao mesmo tempo que fogem de idas desnecessárias a espaços comerciais e embarcam num consumo mais sustentável e pensado.

As crianças podem mostrar-se inicialmente resistentes à ideia de continuar a utilizar a mesma mochila ou o mesmo estojo, mas proponham-lhes reciclar o material com colagens de tecidos, desenhos ou outras atividades manuais divertidas que vos ocorram. A imaginação é o limite e têm assim mais uma forma de os ocupar também durante as férias. 2 em 1!

Ainda assim, é óbvio que será necessário investir em material escolar de qualidade… e garantir que as crianças não o destroem ou perdem!

Material escolar: lista de essenciais para um regresso às aulas com nota máxima

material escolar tiketa

Cada estabelecimento de ensino tem a sua própria lista de material escolar a ser adquirido pelos encarregados de educação dos alunos; no entanto, há básicos indispensáveis para um bom desempenho escolar de que todas as abobrinhas precisam.

Mochila: Neste regresso às aulas, escolher a mochila mais indicada pode não ser tarefa fácil. O desafio passa por encontrar “a tal” que é a cara do seu filho, mas garantir, ao mesmo tempo, que a mochila reúne todas as características de segurança e conforto necessárias para um ano de estudo muito intenso, mas cheio de atitude. Saiba como escolher a mochila perfeita.

Manuais escolares: Os manuais escolares voltam a ser gratuitos este ano. O governo anunciou a medida em 2017/2018 e este ano a medida é alargada ao 2.º ciclo – em todo o território nacional – e até ao 12.º na capital. Saiba quem tem direito a usufruir dos manuais escolares gratuitos e em que condições o podem fazer.

Caderno escolar e/ou dossier: Dependerá sempre daquilo com que a criança se sente mais confortável. Pode querer utilizar o dossier apenas para colocar as fichas de trabalho e os testes de avaliação e ter um caderno escolar à parte onde escreve a matéria, ou pode preferir guardar os apontamentos também no dossier. Permita à criança participar da escolha dos materiais – sentir-se-á respeitada e mais confiante.

Estojo: Procurem um estojo que seja suficiente para conter todo o material de escrita das crianças, no caso, lápis de carvão, esferográficas, marcadores, borracha e afia-lápis.

Material artístico: Canetas de feltro, lápis de cor, régua, tesoura e escola são alguns dos materiais pedidos para que as crianças explorem a sua criatividade.

Etiquetas: Quem nunca teve de comprar o material escolar duas vezes seguidas no mesmo ano porque o filho o perdeu? São muitas as escolas que pedem já para que o material escolar seja enviado devidamente identificado, e por isso pode encontrar na Tiketa vários Kit Poupança “Regresso às Aulas”: diferentes fases do regresso às aulas requerem diversos tipos de etiquetas, e por isso pode descobrir qual se adequa melhor às vossas necessidades. Além do material escolar, podem identificar os uniformes, os calçados e qualquer outro pertence. Uma coisa é certa: com estas etiquetas úteis e cheias de pinta o regresso às aulas com tranquilidade está garantido!

 

tiketa regresso às aulas material escolar

Tudo sobre o Regresso às Aulas:

Regresso às aulas: tudo para começar o novo ano letivo com tranquilidade

Calendário Escolar 2018/2019: conheça as datas oficiais

Manuais Escolares gratuitos: sim!

Mochilas Escolares: como escolher a ideal e as escolhas da Pumpkin

Material Escolar: o que deve mesmo comprar?

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.