Lista de Material Escolar: quais são os essenciais? - Pumpkin.pt

Lista de Material Escolar: cadernos, lápis, etiquetas e muito mais!

Reunimos os essenciais mais giros para um ano letivo de sucesso, desde as etiquetas mais personalizadas de sempre aos materiais artísticos essenciais.

Comprar o material escolar no início de cada ano letivo é um momento de grande emoção e a forma perfeita de arrancar um ano que se quer de muitas conquistas. Por isso, é indispensável ter à mão uma lista de material escolar!

Descubram quais são os essenciais que os miúdos precisam: ainda que seja recomendável seguirem à risca as listas de material cedidas pelas escolas, é possível ajustar o necessário ao gosto das crianças e garantir que as abobrinhas mantém a motivação para o estudo durante todo o ano.

Afinal, é de ferramentas para o sucesso que estamos a falar!

Como garantir que começam o ano com tudo… e em segurança?

Apesar de ser possível aproveitar alguns materiais do ano anterior, é claro que será necessário investir em material escolar de qualidade… e garantir que as crianças não o perdem!

Afinal, quem é que nunca teve de comprar o material escolar duas vezes seguidas no mesmo ano porque o filho o perdeu? E este ano, com a questão pandémica, faz ainda mais sentido evitar as trocas e as confusões.

Por norma as escolas também pedem para que o material escolar seja enviado devidamente identificado, e por isso etiquetá-los é uma ótima solução. Mas aquelas etiquetas brancas com o nome escrito à pressa é coisa do passado… a moda agora são etiquetas personalizadas!

Com as etiquetas podem marcar tudo o que necessitem. Todo o tipo de roupa, batas, lápis, canetas, livros, cadernos, chupetas, biberons, copos, brinquedos, mochilas, lancheiras… 

Além do material escolar, podem identificar os frascos de desinfetante, as máscaras e as mochilas e assim garantem que as abobrinhas apenas mexem nas coisinhas deles, evitando riscos de contágio.

Lista de Material Escolar: essenciais para um regresso às aulas com nota máxima!

Materiais básicos e estojo

Procurem um estojo que seja grande o suficiente para conter todo o material de escrita das crianças – e giro, claro! Recheeiem-no com:

  • lápis de carvão;
  • canetas;
  • marcadores para escrever;
  • marcadores para sublinhar;
  • borracha;
  • afia-lápis;
  • régua;
  • tesoura;
  • cola.

Veja ainda as nossas dicas como fazer um estojo, como atividade para entrar no mood do regresso às aulas.

Caderno escolar e/ou dossier

Optarem por caderno ou dossier dependerá sempre daquilo com que a criança se sente mais confortável.

A abobrinha pode querer utilizar o dossier apenas para colocar as fichas de trabalho e os testes de avaliação, e ter um caderno escolar à parte onde escreve a matéria, ou pode preferir guardar os apontamentos também no dossier e ter toda a informação junta.

Se as abobrinhas estiverem agora a começar a aprender a escrever, recomendamos também que optem por comprar um caderno de caligrafia, para que possam praticar aquele H maísculo difícil e obter bons resultados desde o princípio!

Finalmente, pode sempre fazer um caderno personalizado para a escola, junto com a sua abobrinha, com images, temas e cores que gosta mais.

Material artístico

material artístico material escolar

Canetas de feltro, lápis de cor e lápis de cera são alguns dos materiais pedidos para que as crianças explorem a sua criatividade.

Não se esqueçam dos pincéis, tintas e guaches! Algumas escolas pedem ainda pastas de modelar, e, claro, blocos de papel apropriado para as disciplinas mais criativas.

Mochilas Escolares

Neste regresso às aulas, escolher a mochila mais indicada pode não ser tarefa fácil. Veja os factors essenciais na decisão como escolher a mochila para a sua criança.

O desafio passa por encontrar “a tal” que é a cara da abobrinha, mas garantir, ao mesmo tempo, que a mochila reúne todas as características de segurança e conforto necessárias para um ano de estudo muito intenso, mas cheio de atitude.

Saibam quais as nossas escolhas de mochilas escolares 2022 perfeitas! 

Manuais escolares

Os manuais escolares voltam a ser gratuitos este ano, para a totalidade dos alunos que frequentam a escola pública, do 1º ao 12º ano.

É o caso das vossas abobrinhas e estão confusos com tantos “vouchers” e “plataformas”? Não se preocupem: explicamos o processo de atribuição dos manuais escolares gratuitos, passo a passo.

Outros materiais

Diferentes professores, diferentes metadologias. As listas de material variam de escola para escola e consoante as idades, e, por isso, nem todas as abobrinhas precisarão dos mesmos produtos. No entanto, é possível que também vos peçam:

  • Agenda;
  • Dicionários;
  • Esquadro;
  • Compasso e Transferidor;
  • Calculadora;
  • Micas/capas transparentes;
  • Etiquetas identificadoras…

Bom regresso às aulas!

Tudo sobre o Regresso às Aulas 2022:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<