Adaptação à creche para dummies-parents - Pumpkin.pt

Adaptação à creche para dummies

Como tornar a adaptação à creche mais fácil para a criança e para os pais? Vejam as nossas dicas!

Por força das circunstâncias, as crianças ingressam cada vez mais cedo, nos jardim-de-infância. Esta transição nem sempre é um processo fácil.

A adaptação à creche produz alterações profundas no mundo da criança e dos papás. Este artigo, vai ajudar-vos a perceber e a combater algumas ansiedades características deste processo de adaptação.

” A partir do momento em que os pais decidirem colocar os filhos na creche, devem visitar várias. Devem colocar todas as questões sobre o espaço, os materiais, as rotinas e as metodologias implementadas com as diversas faixas etárias e, se possível, questionar sobre como é feita a adaptação das crianças.

Por mais criteriosa que tenha sido a escolha, existe sempre o sentimento (legítimo) de que o melhor lugar para o bebé, seria em casa ao lado da mãe.

Principalmente nos primeiros dias de creche, existem demasiadas dúvidas que perturbam os pais. Todas as questões e inquietações são compreensivas e legítimas; no entanto, sem se aperceberem, os pais são os principais transmissores de ansiedade e angústia para as crianças.

É conhecido que os bebés se adaptam com mais facilidade a tudo o que é novo, como novas situações e ambientes, e quanto mais cedo a criança entrar para a creche, mais fácil será a sua adaptação.

Por norma, numa fase inicial, aconselha-se aos pais que nos primeiros dias a criança fique poucas horas na creche. A ansiedade dos pais é grande e reflete-se nas crianças. Uma adaptação feita nestes moldes ajuda a criança e os pais a adaptarem-se de uma forma lenta e gradual, diminuindo a ansiedade de ambos. Se a criança tiver algum objeto que a acompanhe sempre (boneco, fralda de pano, etc) é importante que acompanhe a criança na creche. Será o objeto de transição.

A comunicação aberta e positiva entre pais e profissionais de educação, será um elemento fundamental para o sucesso da adaptação. Não só as crianças sentem que existe um clima de confiança, como os pais sentem que a separação do filho não se torna tão difícil. Conversar diariamente com a equipa que presta cuidados à criança, assim como participar ativamente nas propostas que vão sendo feitas às famílias, de forma a envolvê-las nas propostas pedagógicas, conversar acerca dos hábitos e rotinas que existem em casa, são tudo estratégias de aproximação que criam um clima familiar, evitando que haja uma rutura entre a família e a própria instituição.

Não existe uma forma simplificada para que as crianças e os pais se adaptem à realidade da creche. Cada um tem características específicas que os fazem ter reações muito diferentes a um mesmo problema. Espera-se que creche e pais funcionem como uma equipa. Esta será sempre algo marcante para a criança, pois será aí que ela terá um primeiro contacto com o mundo exterior, ao qual terá que se adaptar.

Dicas para os pais sobre adaptação à creche

É aconselhável aos pais:

– Confiem na creche escolhida. Esta será a segunda casa do vosso bebé e para que ele se sinta bem, é fundamental que os pais se sintam seguros. 

– Diversifiquem as pessoas que estão com o bebé algum tempo antes da entrada na creche, permitindo que este se sinta confiante com outras pessoas para além dos pais.

– Se o bebé tiver menos de um ano de idade, brinquem frequentemente com ele às “escondidas”, cobrindo, à vez, a cabeça com uma fralda ou um pano e, numa segunda fase, escondam-se mesmo demorando progressivamente mais tempo a aparecer. Estes jogos permitirão ao bebé compreender que, apesar de os pais desaparecerem do seu campo de visão, não deixam de existir.

– Se o bebé tiver entre um e três anos de idade, conversem com ele sobre a creche.

– Procurem ter algum tempo livre para a adaptação à creche. Aumentem progressivamente o tempo que o bebé aí fica.

É importante criar uma rotina de separação: enquanto ainda o tiverem ao vosso colo, digam-lhe que vão trabalhar e que depois o vêm buscar. Mesmo que achem que ele não percebe, não deixem de verbalizar que confiam nas pessoas e na creche onde o deixam. Dêem-lhe beijinhos e entreguem-no ao educador, procurando não demonstrar ansiedade. Assim que o vosso bebé estiver no colo do educador, não prolonguem o momento da separação e saiam do seu campo visual.

– Procurem levar sempre o objeto de transição que tranquilizará o bebé por ser uma recordação de casa. É natural que o bebé fique a chorar após a separação, uma vez esta é a sua maneira de manifestar desagrado. Na maior parte das situações, parará de chorar com relativa rapidez e, frequentemente, deixará de o fazer aos fim de uns dias.”

Raquel Lourenço- educadora de infância

Se gostou deste artigo sobre Adaptação à creche, pode também estar interessado no seguinte:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<