O que faz, afinal, com que um aluno seja popular? Haverá uma “receita” para a popularidade? Algumas sugestões para aqueles que gostariam de melhorar a sua forma de estar com os outros
Todos sabemos que na escola há crianças mais e menos populares. Acreditamos que só a popularidade positiva vale a pena. O destaque pelo mau comportamento e/ou aproveitamento, ainda que possa tornar um aluno conhecido na sua escola, não é desejável nem tão pouco uma experiência compensadora. Como ser Popular na Escola?
O tema da popularidade tem vindo a ser muito abordada em múltiplas séries infantis/juvenis. Muitas vezes associada a fatores mais superficiais como a atratividade física ou o poder económico para comprar as últimas novidades do momento e, com isso, “ditar as modas”. Mas outras vezes, também, convidando à descoberta da “boa popularidade”, como aquela que está ligada à opção pela verdade, à fidelidade na amizade ou ao vencer os próprios medos.
Mas o que faz, afinal, com que um aluno seja popular? Haverá uma “receita” para a popularidade?
Há crianças que, naturalmente, conseguem atrair a atenção dos outros: quer pelo seu sorriso, simpatia, quer pela sua capacidade de comunicar. As crianças mais populares também são, habitualmente, mais autoconfiantes e seguras, e não receiam tanto o julgamento ou reprovação dos outros. Estas crianças não são necessariamente as mais bonitas ou elegantes, sendo antes a tolerância e a empatia as características que mais parecem pesar na boa popularidade.
Muitas vezes, os alunos mais populares têm bom aproveitamento mas, quando tal não acontece, conseguem destacar-se pelo seu empenho, dedicação e persistência perante o trabalho escolar. Para algumas crianças, as características aqui destacadas fazem parte da sua personalidade e estão enraizadas na sua maneira de ser. Para outras, elas precisarão de ser mais “trabalhadas”.
Apesar de não haver uma “receita” para a popularidade, ficam algumas sugestões que podem e devem ser treinadas por aqueles que gostariam de melhorar a sua forma de estar com os outros:
- Age com naturalidade, humildade e sem “dar graxa”. Esta atitude ajuda a atrair amizades
- Não tentes imitar os outros na sua forma de falar ou vestir. Cada um deve ter o seu próprio estilo
- Sê respeitador e interage de forma positiva com os colegas e professores. Não receies dar a tua opinião, mas elimina comentários ofensivos e desagradáveis
- Sê solidário e ajuda os teus colegas
- Enfrenta com otimismo os desafios da tua vida escolar e ajuda os outros a ver o lado bom de cada situação
- Não inventes histórias para te valorizares, a mentira não ajuda ninguém a tornar-se popular
- Apura os teus talentos e capacidades naturais, com o objetivo de te superares a ti próprio e não aos outros
- Acredita que o “ser” é bem mais importante que o “ter”
A prática destas atitudes pode ser um ótimo contributo não só para a melhoria do relacionamento com os outros, mas também para o aumento da autoconfiança e da autoestima. Nem todos serão líderes do seu grupo de amigos ou colegas, mas cada um pode deixar a sua marca e fazer a diferença, deixando saudades por onde passar.
Alexandra Frias (Técnica Superior de Educação) & Nuno Francisco Maia (Psicólogo)
Tudo sobre o Regresso às Aulas 2024:
- Regresso às aulas 2024 : tudo para começar o novo ano letivo com tranquilidade
- Calendário Escolar 2024/2025 : conheça as datas oficiais do início das aulas e ferias escolares do ano letivo 2024/2025
- Atividades extracurriculares: o que pode fazer fora da escola?
- Manuais Escolares gratuitos: sim!
- Mochilas Escolares: como escolher a ideal e as escolhas da Pumpkin
- Material Escolar: o que deve mesmo comprar?
Este artigo foi útil para si?