One, two, three, four, five!
O verão está a acabar e o próximo ano letivo está à espreita. Nos dias que correm é cada vez mais importante que as abobrinhas sejam capazes de dominar outras línguas que não a nossa, sempre com o inglês à cabeça.
Além dos benefícios cognitivos, falar a língua de sua magestade abre portas, quebra barreiras, permite um maior acesso a informação e ferramentas de estudo, além de possibilitar à criança que se consiga expressar e fazer entender em qualquer parte do mundo.
A verdade é que quanto mais cedo os miúdos começarem a ser expostos a novas línguas melhor para a sua aprendizagem: o cérebro em desenvolvimento é uma esponja que absorve tudo mais rapidamente.
Partilhamos por isso 5 dicas para que o vosso filho comece a praticar inglês como gente grande. Bloody Brilliant!
1. Ler livros em inglês
Sabiam que as histórias são uma das melhores maneiras de se aprender inglês? Os livros infantis despertam o interesse das crianças porque são agradáveis e divertidos.
Os personagens, o cenário e o enredo ajudam-nas a aprender coisas sobre o mundo à sua volta, impulsionam a sua imaginação e estimulam a sua curiosidade, fazendo-as perguntar a si próprias: “O que vai acontecer a seguir?”. Por isso, se estão à procura de formas de motivar a vossa abobrinha a melhorar o inglês, os livros são uma boa opção.
Se o vosso filho é ainda demasiado pequeno para ler sozinho, leiam em conjunto com ele. Temos a certeza de que será mais uma forma de criar laços com os miúdos.
2. Jogos didáticos em família
Os jogos são uma ferramenta fantástica para aprender um novo idioma: está comprovado que progredimos mais rapidamente quando estamos contentes e descontraídos.
Além disso, se ensinarmos jogos ou atividades novas em inglês aos nossos filhos, eles vão habituar-se a processar instruções detalhadas nesta língua.
Na internet podem encontrar diversos tipos de jogos diferentes, e apostamos que muitos deles fizeram parte da vossa infância. Um regresso divertido ao passado!
3. Canais de youtube em inglês
O youtube é famoso entre miúdos e graúdos, por isso é uma ótima opção para o vosso filho praticar inglês de forma didática.
Os canais LearnEnglish Kids e LearnEnglish Teens são dois bons exemplos, onde a vossa abobrinha poderá aprender inglês recorrendo a ferramentas que associa aos tempos livres. Será muito mais divertido!
4. Canções e rimas em inglês
Os falantes nativos de inglês crescem rodeados de canções e rimas em inglês que os ajudam a aprender os sons concretos e a entoação, e a saber onde recai a sílaba tónica em cada palavra e no conjunto de uma frase.
As canções e rimas em inglês têm de ser divertidas e apelativas, e se incluírem algum elemento físico que ajude as crianças a memorizarem as palavras, ainda melhor.
Vamos lá, todos! Head, shoulders, knees and toes, knees and toes…
5. Inscreva-os num curso de inglês
Se o vosso filho precisar de uma ajuda extra, inscrevam-no num curso de inglês. Com a ajuda de um profissional, a abobrinha irá descobrir quais os seus pontos fortes e fracos, focando-se naqueles que precisa de melhorar.
Os professores qualificados irão orientar o estudo da abobrinha e fornecer-lhe as ferramentas necessárias para falar fluentemente, e estar bem preparado para o futuro.
Preparados?
Este artigo foi útil para si?