O Planetário do Porto divide-se em duas galáxias diferentes. Vamos saber quais?
O Planetário do Porto divide-se em duas galáxias diferentes: na primeira, miúdos e graúdos têm a oportunidade de viajar até às estrelas, nas maravilhosas sessões desenvolvidas pelos terráqueos que ali trabalham.
“O Vitor à descoberta do sistema solar”, por exemplo, é uma sessão adequada para meninos a partir dos 6 anos na qual o Vítor e o visitante fazem uma viagem à descoberta do Sistema Solar: ficam a conhecer melhor o nosso Sol, exploram todos os planetas principais, e ainda encontram os planetas anões e restantes corpos de pequena dimensão como cometas e asteróides.
A segunda galáxia do Planetário do Porto é composta por 5 planetas diferentes: os Laboratórios, apenas disponíveis para grupos escolares, onde as crianças podem explorar, descobrir e conhecer mais sobre o Universo que habitam.
O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva tem como missão promover uma cidadania ativa apoiada no conhecimento científico, inspirando e mobilizando os cidadãos através da ciência, promovendo a cultura científica e desafiando o público a partilhar e debater novas experiências. Para além dos conceitos básicos de astronomia e grandes temas atuais da astrofísica, são abordadas temáticas transversais como a exploração espacial, a origem da vida, alterações climáticas, entre outras.

Os visitantes são sempre acompanhados por profissionais com formação em astronomia sendo uma parte da sessão sempre apresentada ao vivo, incentivando o diálogo e a interatividade. O público é desafiado a explorar o sistema solar, exoplanetas, nebulosas, enxames de estrelas, galáxias e até buracos negros. Estando equipado com um poderoso simulador digital, que usa os dados científicos reais e recentes, o planetário transforma-se numa nave virtual capaz de percorrer todo o Universo, sendo uma extraordinária ferramenta pedagógica e uma inigualável experiência sensorial.
A oferta educativa foi pensada numa perspectiva de facilitar o trabalho do professor, em linha com as orientações e os programas em vigor. Uma visita de estudo ao planetário pode substituir, com vantagens, uma aula convencional na escola.
Mas o Planetário é também um óptimo local para as famílias passarem uns bons momentos. Prova disto é a ocupação das sessões infantis disponibilizadas durante os fins de semana e feriados.
Anualmente o Planetário recebe mais de 40 mil visitantes por ano, sendo cerca de 70%, grupos escolares.
Horários:
Horário do edifício
- segunda a sexta 09:00 – 18:00
- sábados, domingos e feriados 14:00 – 18:00
Horário da bilheteira
- segunda a sexta 14:00 – 17:00
- sábados, domingos e feriados 14:00 – 17:00
Nota: As sessões de planetário, com ou sem marcação prévia, têm lugar em horários específicos, de acordo com informação acima.
O Planetário do Porto – CCV encerra nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e no dia 1 de janeiro.
Também vos pode interessar:
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- O que fazer no Porto com crianças?
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
- Veja todos os eventos para crianças que vão acontecer este ano!
falta saber preços
Olá, Maria.
Pode consultar todos os preços diretamente no site do Planetário do Porto.
Atualizaremos este artigo o mais brevemente possível 🙂
Fechados em 2016 e 2017? Não quererão dizer “24, 25 e 31 de dezembro de 2021 e a 1 de janeiro 2022”?
Olá, Ricardo.
Agradecemos o comentário, já atualizámos o artigo 🙂
Saudações abobrinhas