A sua criança está a dar os primeiros passos ou em fase de aquisição de marcha, mas não sabe que tipo de calçado lhe deve comprar? Siga os nossos conselhos para garantir pézinhos fortes e saudáveis.
Sabia que os bebés deveriam andar sempre descalços?
Sim, completamente descalços, é verdade. Os pés das crianças têm 70 mil terminações nervosas, que estão constantemente a comunicar informação ao cérebro. Informação essa que o cérebro usa para ajudar a criança
se manter equilibrada. É por isto que as crianças, e os adultos também, andam melhor quando estão descalças.
É óbvio que nem sempre é possível andar descalço. Por uma questão de precaução e até higiene. Porém, se o ideal é andar descalço, o sapato ideal deverá conceder esta sensação ao bebé – liberdade nos movimentos de marcha e permitir o desenvolvimento natural dos pés.
Assim sendo, como escolher sapatos para bebés?
- Sapatos flexíveis em toda a sua extensão, uma vez que, o calçado demasiado rígido limita e controla os movimentos dos pés, dificultando a marcha e a capacidade da criança explorar o espaço envolvente.
- Sola o mais fina possível, garantindo a ligação ao meio ambiente e sem qualquer declive. Sabia que, as solas mais elevadas na parte de trás alteram a postura e interferem com o movimento de marcha?
- Palmilhas lisas e sem elementos anatómicos, pelas mesmas razões referidas acima.
- Sapatos leves. Os sapatos mais pesados são limitadores do movimento da criança e não permitem que ela tenha a sensação de andar praticamente descalça.
- Sapatos com forma adaptada ao desenho do pé. A esmagadora maioria do calçado infantil no mercado tem a biqueira demasiado estreita, fazendo com que os dedinhos não tenham espaço suficiente e por vezes acabem até encavalitados uns nos outros. É importante escolher calçado com uma biqueira larga, onde os dedos tenham espaço para se moverem livremente e se desenvolverem da forma mais natural possível.
Assim, evite:
- Calçado rígido
- Sapatos pesados
- Palmilhas trabalhadas
- Sapatos com reforços para ajudar a andar. Existem modelos no mercado com contraforte no tornozelo ou estabilizadores laterais para ajudar a andar, mas o que estes sapatos fazem é impedir a criança de ter um desenvolvimento natural da marcha. As crianças não precisam de qualquer reforço físico para ajudar a andar, elas conseguem sozinhas.
Concelhos para escolher sapatos para bebés
O primeiro sapato estruturado deve começar a ser utilizado mais tarde, na fase do gatinhar, à qual se seguem, naturalmente, os primeiros passos:
É importante lembrar que as crianças podem ter tempos de desenvolvimento muito diferentes umas das outras, pelo que esta fase pode decorrer num período que varia entre os 7/8 e os 18 meses.Mas em média é por volta dos 9 meses que começa então a fase do gatinhar, importante para a formação da lordose cervical, para a aquisição da coordenação motora, bem como para a exploração do ambiente circundante.
A palmilha deve ser macia, flexível para acompanhar o movimento do pé e, sobretudo, deve estimular delicadamente a planta do pé e não deve usar palmilhas anatómicas pelo menos até aos 3-4 anos, pois até lá o arco plantar está ainda a formar-se naturalmente.
Cada sapatinho é único: os especialistas em Ortopedia Pediátrica nunca aconselham a reciclagem dos sapatos utilizados anteriormente pelos irmãos, porque o calçado usado durante dois ou três meses assume a morfologia do pé e pode fazer com que a criança não tenha uma postura correta dado que fica deformado.
A saúde dos seus filhos é uma tendência!
Os sapatos com estas características designam-se de barefoot. Como o próprio nome indica, o calçado respeitador é aquele que respeita a saúde dos pés e que, por esse motivo, é desenhado e produzido de forma a interferir o mínimo possível com o movimento normal da marcha, dando a quem o usa a sensação de andar praticamente descalço.
Isto é conseguido através de calçado extremamente flexível, leve como uma pluma, com uma sola fina e sem declive, uma biqueira (toe box) larga, onde os dedos se podem mover livremente, sem contraforte ou qualquer outro reforço e com uma palmilha fina e sem elementos anatómicos. Estes são os princípios fundamentais do calçado Tem-Tem. Conhece?
Já sabe como escolher sapatos para bebés! Mas… Onde encontra?
Apesar de o calçado respeitador já ser amplamente divulgado e popular em vários países, como Espanha, onde existe mais de uma dezena de marcas, em Portugal o tema é ainda relativamente recente. No entanto, começa a ser bastante falado nas redes sociais e será uma tendência num futuro muito próximo.
Como todos sabemos, existe uma preocupação crescente com tudo o que envolve cuidados de saúde para crianças e bebés e certamente só por desconhecimento um pai ou uma mãe calçam aos filhos sapatos que não são adequados para os pés deles. Pela nossa experiência pessoal, praticamente todos os pais que ouvem falar de calçado respeitador acabam por o adoptar e recomendar.
Consegue encontrar este calçado amigo do pézinho também em lojas online, como por exemplo, na Tem-Tem. A primeira marca portuguesa que se dedica em exclusivo ao desenvolvimento e produção de calçado respeitador (barefoot) adequado para crianças que estão a dar os primeiros passos ou em fase de aquisição de marcha (dos 10 meses aos 3 anos).
Aproveite o desconto para famílias Pumpkin: com o código de desconto pumpkin-10 terá direito a 10% de desconto na compra de calçado Tem-Tem.
Vantagens dos sapatos Tem-Tem
Resumindo
Escolher os melhores e mais adequados sapatos para os seus filhos, requer algum cuidado.
- Nos primeiros meses de vida, o pé constitui um órgão sensorial importante para a criança, pois é também através dele que recebe informações do ambiente e aprende a conhecer a realidade que a rodeia.
- Um bom sapatinho deve ser obviamente confortável, não deve apertar nem sobrecarregar o pezinho, a sua forma deve garantir a máxima liberdade de movimentos do pé e dos dedos.
- É importantíssimo verificar regularmente o comprimento do pé certificando-se de que há, pelo menos, um espaço de meio polegar entre os dedos e a ponta do sapato.
- Sapato macio, flexível, biqueira arredondada e que permita que o pé esteja em liberdade.
Em geral, escolha sempre calçado que respeita os pés do seu bebé e que não lhe imponha alterações na marcha. O desenvolvimento natural da marcha é importante para a autonomia das crianças e para pézinhos saudáveis!
Pretende saber mais informação? Leia estes artigos que o auxiliam a escolher os sapatos certos para bebés.
- O calçado para os primeiros passos deve ser duro ou flexível? | Tem-Tem
- Quando é que o bebé dá os primeiros passos? | Tem-Tem
Também vos pode interessar:
- Músicas para bebés: canções populares para cantarem aos vossos bebés
- Dentes de leite: sintomas do nascimento e soluções
- Natação para bebés: como escolher uma piscina sem meter água?
- Desfralde: tudo o que precisam de saber
- Quais os melhores brinquedos para bebé? Nós contamos!
- Babywearing: quais as vantagens e como adotar esta prática
Este artigo foi útil para si?