Saibam o que visitar e fazer na Madeira e Porto Santo com crianças e planeiem umas férias de sonho!
A Madeira e o Porto Santo são destinos fantásticos para visitar com crianças, com imenso para ver, visitar e fazer!
Madeira com Crianças – naveguem ao longo deste artigo clicando nos links abaixo:
Tem outras sugestões de sítios a visitar na Madeira com crianças? Partilhe as vossas ideias!
O que visitar na Madeira com crianças – sugestões para fazer na Madeira em família
A Madeira é um jardim, já diz o Bailinho que todos conhecemos. Na Ilha, podem explorar o que de melhor a natureza nos oferece – em terra ou no mar, em contacto directo com os animais, ou por entre a vegetação mais selvagem.
Mergulhar nas Piscinas Naturais de Porto Moniz
As Piscinas Naturais do Porto Moniz são piscinas de água salgada compostas por rochas vulcânicas, onde o mar entra naturalmente. O espaço dispõe também de uma piscina para crianças, parque infantil e acessos para deficientes. Esta praia dispõe ainda de parque de estacionamento, vestiários e balneários com cacifos para guardar os bens pessoais, bar de apoio, posto de primeiros socorros, espreguiçadeiras e chapéus-de-sol para aluguer e presença constante de nadadores salvadores.
As Piscinas estão abertas ao longo de todo o ano com um horário de funcionamento das 9:00 horas às 17:00 horas no Inverno e das 9:00 horas às 19:00 horas no horário de verão. A entrada nesta piscina é paga (cerca de 3 euros por entrada para maiores de 3 anos)
Onde: Rua do Forte de S. João Baptista 7A, 9270-095 Porto Moniz
Mais informações: Municipio de Porto Moniz e Turismo da Madeira
Descobrir a Quinta Pedagógica dos Prazeres
Na Quinta Pedagógica dos Prazeres é um projeto de educação, sensibilização e valorização do meio rural, promovido pela paróquia local, que oferece aos visitantes uma variedade de chás e preserva as espécies da flora da região.
Nesta Quinta poderão ficar a conhecer um mundo ligado à natureza da forma mais pura e direta possível: através do contacto com os animais. É um espaço que as crianças vão adorar explorar e que permite um passeio de descoberta em família. Vão cruzar-se e conhecer várias espécies animais, e também da fauna e flora da Madeira.
A Quinta desenvolve também uma série de atividades ligadas à natureza e ao ambiente, como a Festa da Bênção dos Animais (janeiro), a Festa do Leilão dos Galos (junho), a Festa da Mostra da Debulha do Trigo (julho) e a Festa da Sidra (setembro).
Onde: Vereda São Francisco de Sales, 9370-626 Prazeres
Mais informações sobre a Quinta Pedagógica dos Prazere e no site do Turismo da Madeira
Passear nas Levadas
Uma das melhores formas de ficar a conhecer a natureza na Madeira e apreciar a floresta Laurissilva é caminhando nas veredas e levadas que cruzam esta mancha verde.
Descubram os percursos pedestres oficialmente recomendados pelo Governo Regional da Madeira. Existem normas de conduta e medidas a seguir para garantir a segurança do meio ambiente e a sua, pelo que recomendamos que as respeite para desfrutar de um passeio incrível.
Sugerimos por exemplo a Levada do Alecrim, com cerca de 3,5kms e acessível a crianças com mais de 6 anos (mais informação sobre esta e outras levadas no site Walkme) e lista de Percursos Recomendados no portal de Turismo da Madeira.
Observar golfinhos e baleias
Um dos programas a não falhar durante a vossa visita à Madeira é um passeio marítimo para observação de cetáceos. A sua excelente localização proporciona que se avistem estas espécies durante todo o ano.
Ao longo de um passeio de barco, é muito frequente encontrar golfinhos, cachalotes, baleias piloto e tartarugas.
Existem vários operadores turisticos que organizam estes passeios. Esta baleia piloto foi fotografada pela agência de ecoturismo Scorpio – Madeira wild life que parte do Porto de Machico.
Espreitar a vista dos Miradouros
Por toda a ilha da Madeira encontram vistas de cortar a respiração!
Entre os preferidos miradouros, sugerimos:
- o Miradouro do Cabo Girão, situado no promontório mais alto da Europa, a 580 m de altitude que oferece uma deslumbrente vista sobre as fajãs e sobre o mar
- o Miradouro da Eira do Serrado, situado no “coração” da ilha, dentro do concelho de Câmara de Lobos, a uma altitude de 1095 m, oferece uma fantástica panorâmica sobre o vale onde assenta a pitoresca freguesia do Curral das Freiras e as grandiosas montanhas do maciço central que a rodeiam.
- o Miradouro dos Balcões no Ribeiro Frio, permite apreciar as vistas magníficas sobre o vale da Ribeira da Metade. Podemos ainda avistar a Cordilheira Central da Ilha, destacando-se os dois picos mais altos, o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo, assim como a Penha D´Águia, em dias de céu limpo.
Na Madeira há muitos museus e locais emblemáticos para visitar, onde o conhecimento e a diversão caminham de mãos dadas! São também muitas as experiências locais que podem viver, e que vos farão apaixonar-se perdidamente pela ilha.
Viajar no tempo no Parque Temático da Madeira
No Parque Temático da Madeira o visitante fará uma viagem que atravessa a fronteira da memória e da tradição, sobrevoa a natureza e termina onde a sua imaginação o levar. Aqui, há muito para aprender e conhecer! Pode e deve explorar os jardins, tirar fotografias junto das emblemáticas Casas de Santana e divertir-se nos quatro pavilhões multimédia que permitem conhecer a história da ilha da Madeira.
Onde: Estrada do Parque Temático 1, 9230-098 Santana
Mais informações: Parque Temático da Madeira
Ver de perto baleias e golfinhos em terra, no Museu da Baleia
Baleias e golfinhos em tamanho real, filmes em 3D, utensílios e documentos que contam as vivências passadas: o Museu da Baleia dá a conhecer aos visitantes, de forma rigorosa e inovadora, a história da baleação ocorrida na Madeira ao longo do século XX. Podem descobrir mais sobre a Caça da Baleia mas também sobre a sua preservação – verbos aparentemente contraditórios, mas que encaixam neste Museu.
Onde: Caniçal
Mais informações: Turismo da Madeira
Mergulhar no Aquário do Porto Moniz
O Aquário da Madeira é constituído por 12 tanques de exposição, nos quais se encontram representados os vários “habitats” do mundo marinho madeirense. O tanque mais imponente contém cerca de 500 00 litros de água salgada. O Aquário da Madeira, numa parceria com uma empresa local Turtle Diving Center, permite também a realização de mergulho para conhecer “in loco” a realidade que retratam nos seus tanques. Imperdível!
Onde: Rua do Forte de S. João Baptista 7A, 9270-095 Porto Moniz
Mais informações: Câmara Municipal de Porto Moniz
Complexo Balnear Praia Formosa
A Praia Formosa é a maior praia pública da região e é constituído por quatro praias de areia e calhau rolado, conhecidas por Praia Nova, Formosa, dos Namorados e do Areeiro. A sua segurança na época balnear é assegurada por uma equipa de nadadores-salvadores. Aqui encontram infraestruturas de apoio como estacionamento, balneários, WC, posto de socorro, um parque infantil, um polidesportivo, um campo de futebol, restaurantes e bares.
Onde: Praia Formosa, Funchal
Mais informações: Turismo da Madeira
Complexo Balnear do Caniçal
O Complexo Balnear do Caniçal é uma pequena mas atrativa praia, que tem duas piscinas de água salgada, uma para adultos e outra para crianças, e duas escadas de acesso ao mar.
Este complexo conta com um snack-bar com um terraço a partir de onde pode vislumbrar uma magnífica paisagem sobre o Atlântico, balneários, espreguiçadeiras e chapéus-de-sol. A entrada neste complexo é paga.
Onde: Rua da Banda do Silva 19, 9200-039 Caniçal
Mais informações: Turismo da Madeira
Aquaparque de Santa Cruz
Calor, água e diversão! O que mais podemos pedir para umas férias em família? No Aquaparque de Santa Cruz encontrarão várias piscinas lúdicas, três “water-slides”, quatro pistas rápidas, um rio rápido, um “black-hole”, um rio “hole”, um rio lento, uma piscina de lazer e uma aqualândia infantil.
Onde: Gaula
Mais informações: Turismo da Madeira
O que fazer no Funchal com crianças?
Como capital da Ilha da Madeira, o Funchal tem uma grande variedade de atividades para explorar em família, incluindo os Carreiros do Monte, o Parque de Santa Catarina, o Jardim Botânico da Madeira, o Madeira Story Center e muito mais! Veja as ideias de coisas para fazer em Funchal aqui abaixo.
Descer com os Carreiros do Monte
“Um dos mais fantásticos trajetos do mundo”, segundo a CNN, é também uma atracção turística ímpar e muito diferente.
Os “Carreiros” são os homens vestidos de branco que conduzem o meio de transporte mais pitoresco da Ilha da Madeira: um cesto, onde as famílias podem sentar-se para desfrutar de um passeio único… e com alguma adrenalina!
Onde: Caminho do Monte, Entrada 151, Porta 4, 9050-288 Funchal
Mais informações: Carreiros do Monte
Passear no parque de Santa Catarina
Com uma belíssima vista sobre o Funchal e a sua baía, até à Ponta do Garajau, este Parque possui um grande relvado por onde se pode passear, observando as inúmeras espécies naturais provenientes de todos os cantos do Mundo.
Os visitantes têm ainda ao seu dispor um bar-esplanada, um parque infantil e uma ludoteca.
Onde: Av. Sá Carneiro 3, 9000-015 Funchal
Mais informações: Visit Funchal
Explorar o Jardim Botânico da Madeira
O Jardim Botânico da Madeira é o local ideal para os amantes da Natureza perderem algumas horas num passeio calmo, demorado e a explorar: mais de 2 500 plantas, oriundas de todos os continentes, coexistem em harmonia nestes jardins, tal como cerca de 300 aves exóticas e 200 espécies da região.
Um dos mais belos jardins da Região, com maravilhosas paisagens sobre a cidade do Funchal, está localizado numa das mais bonitas quintas da cidade, a Quinta do Bom Sucesso. O Jardim Botânico da Madeira tem também um Museu de História Natural e um teleférico que o liga à Freguesia do Monte.
Onde: Caminho do Meio, Bom Sucesso, 9064-512 Santa Maria Maior,Funchal
Mais informações: Visit Funchal
Encantar-se no Jardim Tropical Monte Palace
O Jardim Tropical Monte Palace é casa de uma abundante colecção de plantas exóticas, provenientes dos quatro cantos do mundo, e de amorosos cisnes e patos, que povoam a lagoa central, e de pavões e galinhas, que circulam livremente nas restantes áreas do Jardim.
Nos Jardins Orientais há uma tentativa de recriar a história, cultura e modo de vida da China, ligada ao Budismo, com o seu respeito pela Natureza e os seus elementos simbólicos bastante demarcados. A decoração tem por base o estilo oriental e por isso, podem ver-se vários pagodes, esculturas budistas, lagoas e cascatas, com ilhas e pontes ornamentais.
Onde: Caminho do Monte 174, 9050-288 Funchal
Mais informações: Monte Palace Tropical Garden
Comprar fruta no Mercado dos Lavradores
Quando queremos conhecer a realidade de um local, devemos mergulhar no seu dia-a-dia.
No Mercado dos Lavradores, ambiente onde se misturam cores, sons, cheiros e gentes diversas, podem descobrir a rotina dos madeirenses, deliciar-se com fruta fresquinha, comprar o vosso almoço e viver uma experiência gastronómica e social inesquecível!
Onde: R. Latino Coelho 38, 9060-155 Funchal
Mais informações: Turismo da Madeira
Conhecer a história do arquipélago no Madeira Story Centre
O Madeira Story Centre é um espetacular museu interativo e o local ideal para iniciar a sua visita pela Ilha da Madeira, pois proporciona uma visão panorâmica sobre a História e a Cultura do Arquipélago.
Cuidadosamente desenhado para proporcionar uma experiência única e fascinante, a História do Arquipélago é contada utilizando os 5 sentidos do visitante, através de quadros interactivos, cheiros, sons, imagens e desafios, que certamente captarão a sua atenção.
Acabarão a visita de 45 minutos a sentir-se parte da Madeira e do seu passado, presente e futuro.
Onde: Rua D. Carlos I 27, 9060-051 Funchal
Mais informações: Turismo da Madeira
Brincar no Museu do Brinquedo da Madeira
Bonecas, soldadinhos, miniaturas automóveis e jogos, brinquedos antigos que encantaram as crianças dos finais do século XIX e brinquedos dos dias de hoje – no Museu do Brinquedo da Madeira podem encontrar mais de 20 mil peças oriundas de Inglaterra, França, Portugal e Alemanha.
Onde: R. Latino Coelho 39, 9060-155 Funchal
Mais informações: Visit Funchal
Celebrar a carreira de Cristiano Ronaldo no Museu CR7
Cristiano Ronaldo é a maior bandeira viva da Madeira e o Museu que o honra é de visita obrigatória para fãs e não tão fãs de futebol!
Quatro vezes o melhor marcador da Europa, as botas de ouro estão no Museu CR7 para a posteridade, tal como as quatro Bolas de Ouro, o maior troféu individual que um profissional de futebol pode receber.
Podem ver todos os troféus ganhos por Cristiano nos clubes por onde passou, incluíndo as três UEFA Champions League, e com a timeline interativa podem viajar pela carreira de Cristiano, vendo os momentos mais importantes e os seus melhores golos. No fim da visita, com a realidade aumentada, podem tirar fotografias com o craque… ou quase! 😉
Onde: Av. Sá Carneiro – Praça do Mar Nº27 Funchal, 9004-518 Madeira
Mais informações: Museu CR7
Tirar uma selfie com o craque na Praça do Mar junto à estátua de Cristiano Ronaldo
Se não ficarem satisfeitos com a fotografia tirada com o craque no Museu, experimentem uma lado a lado com a enorme estátua em sua homenagem.
O escultor Ricardo Veloza, também ele madeirense, é o artista responsável pela obra.
Onde: Praça do Mar, Funchal, 9004-518 Madeira
Mais informações: Turismo da Madeira
Ver a vista do teleférico do Funchal
Do teleférico, pairando sobre a cidade em que os edifícios convivem de forma harmoniosa com os jardins e as hortas, desfrutem da vista sob o anfiteatro e a baía do Funchal, num cenário de azuis, verdes e laranjas.
À medida que for subindo o ambiente evoluirá e a malha urbana será substituída por encostas verdejantes, montes e vales, numa viagem com a cidade e o mar em pano de fundo.
O percurso termina no Monte, localidade com uma paisagem e envolvência românticas, onde podem ser visitados o Jardim Tropical Monte Palace, a Igreja da Nossa Senhora do Monte, o Fontenário de Nossa Senhora do Monte e o Parque Municipal do Monte. E para descer? Os Carreiros, lá está!
Onde: Funchal, Madeira
Mais informações: Teleférico do Funchal
O que visitar em Porto Santo
O Porto Santo é a mais pequena ilha habitada do arquipélago da Madeira. Fica situada no oceano Atlântico, no extremo sudoeste europeu, a apenas 500 km da costa africana, a 1000 Km do continente Europeu e a uma hora e meia de voo da cidade de Lisboa.
A ilha do Porto Santo é banhada por águas turquesas, sendo a sua principal caraterística a praia de areia fina e dourada que, estendendo-se ao longo de 9 km, convida a muitos banhos de sol e de mar. É uma linda praia de areia amarela e fina que contorna todo o litoral sul da ilha, entre o porto e a Calheta.
Para as crianças (e crescidos) que adoram mergulhos sem fim, esta é a praia ideal: a temperatura da água do mar é verdadeiramente agradável ao longo de todo o ano.
O clima é seco e estável, com pouca variação térmica entre as estações, pelo que é normal fazer praia durante todo o ano.
Além da praia, a cidade de Vila Baleira conta histórias e lendas de um passado mais ou menos remoto, como é o caso da Casa Museu onde em tempos viveu Cristóvão Colombo.
A beleza primitiva das paisagens encanta todos os que decidem passear e/ou pedalar através dos atalhos e caminhos da ilha.
A segurança, associada à simpatia de gentes hospitaleiras, aos prazeres que a natureza oferece, à belíssima praia de areia fina e ao mar de águas tranquilas, fazem da ilha do Porto Santo um lugar privilegiado entre rotas similares.
Um refúgio imperdível para muito descanso e diversão.
Onde: Porto Santo, Madeira
Mais informações: Visit Porto Santo
Esperamos que encontraram suficiente inspiração para marcar a sua visita a Madeira e Porto Santo com as suas crianças. Tem outras sugestões de sítios a visitar na Madeira com crianças? Partilhe a suas ideias!
Também vos pode interessar:
- Férias em Família: as melhores dicas e sugestões
- Férias com crianças em Portugal: roteiros de Norte a Sul para ir com os miúdos
- Vai viajar com crianças? Saiba tudo para uma super viagem!
- Campos de Férias Portugal: descubram os melhores por todo Portugal
- Campos de Férias em Lisboa
- Campos de Férias Porto
- Os melhores colónias de férias em Portugal com estadia.
- Qual o melhor parque aquático em Portugal? Consulte a nossa seleção
- Parques Aquáticos Lisboa, como Splash Seixal
- Parques Aquáticos no Norte de Portugal como Parque Aquático de Amarante
- Parques Aquáticos no Algarve, como Slide and Splash, Aquashow e Aqualand
- Alojamentos para Famílias:
- Os melhores hotéis para crianças
- Acampar com crianças em Portugal
- Glamping em Portugal: Acampamento de Luxo!
- Espreitem estes sítios giros para fazer turismo rural no Alentejo
Gostei muito das dicas, sobre o que começar por visitar e como associar visitas a locais de interesse. Penso que conseguirei planear melhor a viagem. Obrigada.
Obrigada pelas palavras, Sofia!
Bom verão e saudações abobrinhas 🙂
Já andava a bater com a cabeça sem saber por onde começar 🙂 com uma criança de 1 ano e outra de 5 nem sempre é facil encontrar tão boas dicas… obrigado Pumpkin 😉