Família > Passear > Sitios a visitar

Jardim Tropical Monte Palace: natureza, cultura e arte em harmonia!

Jardim Monte Palace

Localizado no Funchal, este lindo jardim tem uma vista magnífica!

O Jardim Tropical Monte Palace ocupa uma área de 70.000 m2 e é rodeado de verde , favorável ao relaxamento e reflexão: as abobrinhas vão ficar super zen!

Este sítio oferece um espetáculo natural, onde os atores principais são as centenas de árvores, os lagos cheios de peixes Koi, as plantas e flores das mais variadas espécies e origens e as esculturas e os azulejos dos vários períodos. Esta combinação promete um passeio incrível, não acham?

Jardins Orientais

Jardins Orientais Jardim Tropical Monte Palace

Durante uma viagem à China, José Berardo ficou maravilhado com a história, cultura e modo de vida, especialmente pela influência dos Portugueses no Oriente durante 200 anos. Os dois jardins orientais são uma tentativa de recriar essa cultura, ligada ao Budismo, com o seu respeito pela Natureza e os seus elementos simbólicos bastante demarcados.

A decoração tem por base o estilo oriental e por isso vocês poderão também observar esculturas Budistas, tais como um dragão em mármore rodeado por crianças representando a fertilidade, bancos de pedra com decorações orientais e várias lanternas também em pedra.

O Lago

De 1904 a 1943, quando o Palácio funcionou como Hotel, a lagoa central proporcionava passeios de barco à sua clientela.

A existência de canhões e jatos de água permitia fazer certos jogos, algumas vezes molhando os casais que procuravam um refúgio fora dos olhos dos curiosos, dando um passeio em redor da “fortaleza”. Tudo isto ainda existe e pode ser visto pelos visitantes.

A lagoa é alimentada por uma cascata artificial desenhada por José Berardo sendo rodeada nas traseiras por um aqueduto que a fornece.

Fauna e Flora do Jardim Tropical Monte Palace

Jardim Tropical Monte Palace

Há inúmeras coisas para ver no Jardim Tropical Monte Palace. O jardim está localizado num monte a uma altura de cerca de 600m, com uma esplêndida vista sobre a Baía e Cidade do Funchal, banhada pelo Oceano Atlântico.

É possível, por exemplo, encontrar uma abundante colecção de plantas exóticas, provenientes dos quatro cantos do mundo, juntamente com cisnes e patos, que povoam a lagoa central, pavões e galinhas, que circulam livremente nas restantes áreas do Jardim.

Azáleas e Orquídeas dos Himalaias, Urzes da Escócia, Proteaceae (“próteas” da África do Sul) e uma rara e singular colecção de Cicas, são apenas algumas dos milhares de espécies que podem encontrar no jardim.

Na lagoa central, o visitante também pode admirar a beleza e majestade dos cisnes. Pelo jardim, poderão encontrar belíssimos pavões que vieram do Museu Jardim Tropical de Belém, em Março de 1995, bem como os seus descendentes já aqui nascidos.

As crianças vão adorar admirar a grande variedade de peixes Koi que habitam as lagoas. Estes afáveis e dóceis peixes são de variados tamanhos e cores, podendo viver até aos 100 anos. Esta característica valeu-lhes um respeito especial entre a população oriental!

Jardim Tropical Museu Monte Palace

Jardim Tropical Monte Palace

O Museu Monte Palace é um espaço expositivo com três galerias. Duas estão contempladas com escultura sendo que outra alberga uma coleção de minerais provenientes dos quatro cantos do Mundo.

A exposição intitulada “Paixão Africana” mostra parte de uma colecção de escultura contemporânea do Zimbabué compreendida entre 1966 e 1969. Estão expostas mais de 1000 esculturas distribuídas em dois pisos do Museu.

Já a exposição “Segredos da Mãe Natureza” apresenta parte de uma colecção de minerais provenientes na sua maioria do Brasil, Portugal, África do Sul, Zâmbia, Peru, Argentina e América do Norte. Nesta exposição estão patentes cerca de 700 amostras dispostas em cavidades, que tentam simular o ambiente de formação dos minerais nas profundezas do nosso planeta. Outras encontram-se “suspensas” dando a sensação de um espaço planetário, onde massas rochosas gravitam livremente.

 Museu Jardim Tropical Monte Palace

 

Mais informações

Como chegar ao Jardim Tropical Monte Palace?

O Jardim Tropical Monte Palace está localizado no Funchal e existem diversas entradas. 

Entrada Junto ao Teleférico: Caminho das Babosas, 4A.

Entrada Norte: Caminho das Babosas, 4.

Entrada Este: Caminho do Monte, 174.

Autocarros: 20,21,22 ou 48.

Teleférico do Funchal: direto para a entrada do Jardim Tropical Monte Palace.

Nota: A entrada situada no Caminho do Monte, número 174, encerra aos fins de semana.

Qual o horário de funcionamento do Jardim Tropical Monte Palace?

O Jardim está aberto todos os dias, excepto 25 de Dezembro.

Horário de Visita do Jardim: das 9h30 às 18h.

Horário de Visita do Museu: das 10h às 16h30.

Qual o preço das visitas ao Jardim Tropical Monte Palace? 

Adultos: 12,50 Euros (Isento de IVA).

Crianças com menos de 15 anos: Entrada gratuita, quando acompanhadas por adultos.

Escolas: Entrada gratuita, mediante apresentação de credencial e sujeitas a marcação para visitas guiadas.

As visitas guiadas ao Museu são gratuitas, no entanto estão sujeitas a pré-marcação e apenas para grupos.

Nota: O interior do edifício do Palácio não é visitável.

Aceitam Multibanco, Visa, MasterCard e Numerário em Euros.

Contatos:

Telefone: +351 291 780 800.

Telefone para Marcações de Visitas, Grupos e Escolas: + 351 291 77 13 10

E-mail: [email protected]

Também lhe pode interessar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *