O que visitar na Nazaré com crianças - Pumpkin.pt

O que visitar na Nazaré com crianças

nazaré com crianças

Esta pequena vila piscatória tem uma longa história e uma bela herança cultural. Não podemos falar da Nazaré sem mencionar as suas ondas, as maiores do mundo!

Se não sentirem vontade de ir atrás de recordes (nós gostámos de ver os corajosos, mas à distância!), não se preocupem: na Nazaré há muitos lugares bonitos para visitar, principalmente com crianças!

Sem contar, claro, com os restaurantes e bares, de onde podem observar o mar enquanto tomam uma bebida e provam alguns pratos típicos da região.

O Carnaval e a Procissão do Senhor dos Passos da Nazaré, durante a Semana Santa, são um atrativo turístico para todos os públicos e fazem da Nazaré um destino imperdível nesta altura do ano. Que tal juntar o útil ao agradável?

Há um paraíso no coração da Nazaré: descubram-no e divirtam-se!

Onde ficar na Nazaré?

Ohai Nazaré

ohai nazaré tendas

Perto de uma das mais espetaculares praias da Nazaré e de Portugal e situado no Parque Nacional de Leiria, a maior reserva ecológica de pinhal da Península Ibérica, perto do centro da vila, o OHAI Nazaré é um lugar único que combina o melhor dos dois mundos: conforto e natureza.

Por isso, se procuram desconfinar ao ar puro e aproveitar em família umas merecidas férias, temos boas notícias: podem aproveitar o desconto para as famílias Pumpkin!

Usando o código da Pumpkin podem usufruir 5% ou 10% de desconto (dependendo da época do ano) para reservas efetuadas até 31 de Dezembro de 2022. 

Património e Museus na Nazaré

Centro Histórico

É importante conhecer a história e a cultura local para que a vossa visita à Nazaré alie diversão e descanso ao conhecimento.

Em pouco mais de 45 minutos podem percorrer 3.6 quilómetros e registar inesquecíveis momentos em família.

Esta rota é uma sugestão preparada pelo Ohai Nazaré e nós adorámos fazê-la!

Começámos o percurso pela Rua da Paz, a poucas ruas da Praia da Nazaré, e percorremos a urbanização até chegar à Praça Sousa Oliveira.

De seguida, descemos para a Avenida da República e descobrimos a adorável Capela de Santo António, construída com a contribuição dos pescadores. Continuámos a percorrer a Orla e a descobrir edifícios típicos, os barcos de pesca ancorados no areal, o Coreto e muito mais!

Natureza e Jardins na Nazaré

Bico do Milagre

bico do milagre

Conhecem a lenda da Nossa Senhora da Nazaré?

Contam os populares que, ao nascer do dia 14 de setembro de 1182, D. Fuas Roupinho caçava junto ao litoral, envolto num denso nevoeiro. O alcaide do Castelo de Porto de Mós avistou subitamente um veado e perseguiu-o até ao cimo de uma falésia.

Quando se apercebeu do perigo, mesmo à beira do precipício, reconheceu o lugar onde se abeirava da morte: junto a uma gruta onde então se venerava uma imagem da Virgem Maria com o Menino Jesus. Desesperado, D. Fuas Roupinho clamou aos céus: Senhora, valei-me!

Milagrosamente, o cavalo estacou o passo, fincando as patas no precipício suspenso sobre o vazio e evitando a morte certa do cavaleiro. Esse penedo rochoso, com uma altura superior a cem metros, ficou então conhecido como o Bico do Milagre – que fica no Sítio, o lugar mais alto da vila!

Praia do Norte

praia do norte nazaré
Fotografia: Viageira

Na Nazaré existem praias de todos os tipos, mas é na Praia do Norte que encontram as enormes ondas, dignas de recorde, que são provocadas pelo Canhão da Nazaré, um desfiladeiro submarino. De facto, o Guinness World Records elegeu a Praia do Norte como o lugar com as maiores ondas do mundo.

Por isso, não é provável que apanhem bandeira verde para mergulhar com os miúdos, mas a Praia do Norte vale a visita, claro – queiram ou não arriscar-se no surf!

Canhão da Nazaré

canhão da nazaré

Localizado na Praia do Norte, o Canhão da Nazaré proporciona ondas gigantes que desafiam as habilidades dos surfistas mais corajosos.

Este vale submarino é o maior da Europa e um dos maiores do Mundo, sabiam? Prolonga-se por mais de 170km de comprimento e atinge uma profundidade superior a 5000 metros.

A Nazaré é famosa por registar ondas com mais de 20 metros: em agosto de 2012 a onda recordista atingiu os 33 metros – que medo! – e isso deve-se a este espetacular acidente geomorfológico de origem tectónica.

Nós gostámos muito de visitar o Forte de São Miguel Arcanjo, uma espécie de mini-museu que custa apenas 1 euro por pessoa, e onde podem aprender uma boa explicação do fenómeno das ondas gigantes do canhão da Nazaré. Além de ter uma vista linda, claro!

No regresso, se estiverem muito cansados ou levarem (mini e não tão mini) pessoas com dificuldade em deslocar-se, aproveitem os TukTuk que estão à porta, que pode trazer-vos para cima e mostrar o que de melhor e mais diferente a Nazaré tem para oferecer.

Praia da Nazaré

praia da nazaré

A praia em forma de meia-lua da Nazaré é uma das praias mais pitorescas de Portugal: vão ficar encantados com as suas coloridas cabaninhas de praia, e mais ainda com as simpáticas vendedoras de peixe seco e a deslumbrante beleza natural. 

Monte de São Bartolomeu

O Monte de São Bartolomeu merece uma visita atenta. A paisagem é impressionante e a vegetação riquíssima!

Este Monte é, no fundo, uma elevação de origem magmática que emerge no meio de uma paisagem dunar coberta pelo pinhal de Leiria! Pensem só: magma, dunas, pinheiros: uau! O Monte é considerado uma “ilha” de flora mediterrânica, que se destaca do pinheiro bravo dominante na região.

No cume, a 156 metros de altitude, acessível por escadas, a grandiosidade do panorama surpreende e encanta. Aqui encontram a guarita do vigia florestal e uma pequena Capela. É aliás aqui que se assinala uma já secular romaria a S. Brás, realizada anualmente a 3 de Fevereiro, a festa profano-religiosa que marca o início dos Festejos de Carnaval.

Na hora da diversão na Nazaré

Ascensor da Nazaré

Os miúdos vão adorar o percurso no Ascensor da Nazaré, construído nos finais do século XIX no intuito de servir os interesses da população e de facilitar a chegada dos peregrinos até à Senhora da Nazaré.

Inaugurado a 28 de Julho de 1889, o elevador da Nazaré é considerado como uma das melhores iniciativas da história da vila, tendo vindo incrementar o crescimento do Sítio e dinamizar a ligação à praia.

As primeiras carruagens eram movidas por meio de uma máquina a vapor, que esteve em funcionamento até 1963.

5 anos depois, voltou à actividade com novos carros e um novo sistema de tracção, de transmissão e accionamento eléctrico, provido de um triplo sistema de travagem.

Estes dois ascensores funcionaram incansavelmente, transportando munícipes e turistas, até meados de Setembro de 2001, data da substituição das anteriores por novas carruagens, mais modernas, confortáveis e seguras.

“Ex-libris” da vila, o Ascensor é referência obrigatória para todos os que visitam a Nazaré e a querem ver… dos céus!

O ascensor é gratuito para crianças até aos 3 anos e tem o valor de 1.90€ (ida e volta) para crianças dos 4 aos 12 anos e de 2.90€ (ida e volta) para os adultos.

Nesta parte mais elevada da Nazaré podem aproveitar para fotografar no Miradouro do Suberco, conhecer a Escultura do Veado Surfista e meditar sobre a história da Ermida da Memória.

painel ascensor nazaré

Ah! Não se esqueçam de espreitar o painel em cerâmica da autoria do artista plástico Mário Reis, na gare inferior do Ascensor.

Com detalhes perfeitamente fabulosos, o painel é uma perspetiva do artista sobre a vil: podem tentar descobrir o peixe seco, as gaivotas, as ondas grandes, o surf, o promontório, o Forte de S. Miguel, entre outros aspetos que dão a conhecer parte da cultura da Nazaré!

Ladeira

ladeira nazaré

Se estão com vontade de descobrir a Nazaré a pé… também podem!

A Ladeira é um antigo caminho de areia, que servia de ligação entre a praia e o Sítio, e que foi calcetado de forma a melhorar o acesso ao Santuário e também ao Hospital. Até à construção do Ascensor este era o caminho mais rápido entre as duas partes da vila.

Ainda hoje, subir ou descer a Ladeira do Sítio permite admirar a beleza da Nazaré, da sua praia e casario, das suas ruas que correm para o mar, até ao horizonte.

Biblioteca Municipal da Nazaré

Caraterizada por uma ampla polivalência, assente na diferenciação de espaços com funções e públicos-alvo específicos (sala infantil/juvenil, sala de adultos, etc.), a Biblioteca Municipal da Nazaré dispõe de:

  • uma Bébeteca (espaço de aprendizagem ativa para bebés e crianças dos 0 aos 3 anos),
  • uma Bedeteca (espaço dedicado à banda desenhada),
  • uma cinemateca e uma fonoteca,
  • uma Galeria Municipal, entre outros serviços.

Uma boa paragem para descansar, com miúdos e graúdos e umas boas leituras.

Norpark

No Norpark há escorregas para todos os gostos! Rápidos, lentos, com 3 ou 4 pistas: vocês decidem! Rápidos para quem é amante de adrenalina e lentos para toda a família, podem viver muitas emoções!

Situado no coração do Pinhal da Casa de Nossa Senhora da Nazaré, a maior reserva de Pinheiros Mansos da Europa, este parque aquático merece uma visita.

Escapadinhas perto da Nazaré

Leiria com crianças

castelo de leiria

A cidade de Leiria, aproximadamente a 30km da Nazaré, oferece-nos uma diversidade natural gigante, com o seu histórico Pinhal, verde a perder de vista, uma praia muito curiosa, e lagoas que prometem muita diversão, mas é também um local onde a cultura e a diversão se cruzam.

Conheçam-na melhor e saibam o que visitar em Leiria com crianças.

Santarém com crianças

centro histórico de santarém

Santarém fica um bocadinho mais longe da Nazaré, a aproximadamente 1h de viagem, mas é também ela imperdível.

Para esta visita em família reunimos algumas sugestões de locais imperdíveis que devem explorar e conhecer, não só na cidade mas em todo o distrito. É que em Santarém podem fazer ponte para cidades de Tomar e Vila Nova da Barquinha, o Santuário de Fátima, a Golegã e os seus cavalos, e Ourém.

A cidade de Santarém, conhecida como capital do Gótico, é uma daquelas cidades em que nos deparamos a cada esquina com uma igreja mais bonita do que a outra.

Santarém é também, como está e bem eternizada na “Malmequer” de Amália Rodrigues, uma cidade de lindos jardins. Mas o que fazer com crianças em Santarém? Nós dizemos! 

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<