Família > Sãos e salvos > Segurança

De férias com os Avós!

De férias Avós

As férias escolares começaram há muito e são muitas as crianças que passam temporadas com os avós. Estes são momentos de muita brincadeira e descontração, mas nem sempre as casas dos avós – onde há tantos anos não vivem crianças – estão preparadas para as receber, veja algumas dicas que APSI lhe dá:

Quando entregar os seus filhos aos avós, certifique-se que:

– As janelas, escadas e varandas estão protegidas.

– Os produtos tóxicos e medicamentos são guardados em locais altos e fechados, onde as crianças não os conseguem ver ou alcançar.

– Os avós não cozinham com as crianças ao colo, e os eletrodomésticos e objetos cortantes não estão acessíveis.

– Não existem objetos pequenos ao alcance das crianças – sejam brinquedos, botões, moedas ou outros. Os sacos de plástico também não devem ser facilmente alcançáveis.

– As tomadas estão protegidas, bem como as fichas triplas e as extensões.

– As crianças nunca ficam sozinhas na banheira, nem mesmo por um segundo!

Sempre que crianças e avós brincarem no exterior, é preciso não esquecer:

– Usar chapéu e protetor solar.

– Na praia ou na piscina, as crianças devem usar braçadeiras homologadas pela norma europeia, e colete salva-vidas em atividades aquáticas. Se a casa dos avós ou de férias tiver uma piscina, esta deve estar protegida com uma vedação, que tenha um portão que feche automaticamente. Os poços ou tanques também devem estar protegidos.

– Sempre que forem andar de bicicleta, patins ou skate é fundamental usarem capacete e sapatos que não caiam dos pés. As calças muito largas também podem ficar presas nas rodas e provocar quedas.

Em viagens de carro, as crianças têm que viajar sempre na cadeirinha e esta deve ser adequada ao seu peso e altura e estar bem instalada no automóvel. Mesmo nos táxis, os avós devem transportar as crianças nas cadeirinhas!

Nos transportes públicos, em que não há cintos, as crianças devem ir sentadas ao colo – existem lugares reservados para esse efeito.

Quando passearem a pé, as crianças devem ir do lado de dentro do passeio ou na berma, de frente para os carros. As roupas claras e os materiais refletores ajudam os condutores a identificar melhor os peões.

Seguindo estas recomendações, avós e netos terão umas férias inesquecíveis!!!