As crianças mais velhas podem demonstrar uma maior confiança, mas isso também pode ser perigoso!
Os ambientes com água podem representar perigo em diversos contextos e idades. A partir dos 6 anos as crianças estão, por norma, mais à vontade em contextos aquáticos – muitas sabem nadar, frequentam aulas de natação e adoram dar um saltinho à praia e à piscina.
Devem fazê-lo, claro, seguindo todas as normas de segurança possíveis. O excesso de confiança pode levar a acidentes graves, pelo que nunca tirem os olhos das abobrinhas.
A APSI partilha mais algumas dicas de segurança, desta vez, com especial destaque para situações que envolvam poços, tanques, rios, ribeiras e lagoas, tantas vezes esquecidos quando falamos em prevenção de afogamentos.
Evitar afogamentos em crianças com mais de 6 anos
Atenção aos poços. Um poço pode não significar nada para uma criança até a bola ou um brinquedo caírem lá dentro. Verifiquem se os poços têm uma tampa sólida e mesmo assim não deixem as crianças brincarem em cima, ou muito perto, deles.
Procurem apenas locais seguros para banhos. Um rio, uma ribeira ou lagoa sem corrente e com pé podem parecer inofensivos, mas não se sabe o que esconde a água, frequentemente escura. A criança pode enrolar-se simplesmente na vegetação ou em lixo aí despejado indevidamente. Não deixem as crianças nadarem ou saltarem para a água em locais sem vigilância ou impróprios para banhos.
Conhecimento. . Escolham praias e piscinas vigiadas e cumpram com a sinalização. Ensinem às crianças o significado das diferentes bandeiras e a importância de serem cautelosas. Reforcem as suas competências aquáticas: ensinem-nas a nadar e a boiar, explorem a água com elas, permitam-lhes ganhar confiança e à vontade – e, mesmo assim, acompanhem-nas, porque até a quem sabe nadar acontecem imprevistos. Nunca as percam de vista.
Se tiverem filhos mais velhos que já vão sozinhos para a praia, tenham o cuidado de os educar de forma a serem conscientes nas suas escolhas e atitudes em meio aquático.
Vejam 10 conselhos rápidos para prevenir afogamentos!
Descubram também, e em segurança, as melhores piscinas em Lisboa e piscinas no Porto , 8 conselhos a ter em atenção com as Brincadeiras na Água e relembrem as nossas recomendações de saúde e segurança para o Verão.
Este artigo foi útil para si?