Família > Lifestyle > Poupar

4 atividades ao ar livre (e baratas!) para fazer nas férias!

atividades ar livre grátis

Passe tempo com os mais pequenos sem gastar dinheiro!

Com as férias escolares à porta e com as crianças a passarem mais tempo em casa, há que pensar em como entretê-las, sem que isso implique comprar novos brinquedos ou atividades que exijam gastar dinheiro.  

Planeamento é a chave para o sucesso. Não só vai ganhar tempo como vai evitar gastos desnecessários. Atenção, não precisa de ter um mapa altamente complexo e rigoroso. À semelhança das ementas semanais ou da preparação da roupa para vestir no dia seguinte, planear as atividades em tempo de férias permitirá convidar amigos a juntarem-se ao programa, preparar refeições ligeiras para levar, saber o que visitar ou onde ir, evitando custos extra com imprevistos.  

Fique a conhecer algumas sugestões de atividades ao ar livre que pode fazer com o seu filho sem gastar muito dinheiro – são ideias do Doutor Finanças, perito em poupar!

Consulte a agenda do seu município de residência 

Muito municípios possuem uma programação própria, que por norma inclui atividades de tempos livres pensadas para a época de férias dos mais pequenos, bem como eventos e atividades para fazer em conjunto com os seus filhos. Procure saber na sua Junta de Freguesia ou Câmara Municipal quais os eventos para o verão, muitos deles são gratuitos ou possuem valores de entrada simbólicos.  

Procure as bibliotecas 

As bibliotecas oferecem um conjunto de atividades que não passam por qualquer tipo de pagamento, nomeadamente a requisição de livros para ler lá ou em casa ou mesmo atividades como jogos e leituras em conjunto ou jogos dedicados aos mais pequenos.  

Normalmente as bibliotecas também possuem uma programação própria que inclui tempos-livres e eventos gratuitos. Consulte todas as opções.  

Aproveite os dias gratuitos dos Museus 

O pagamento já não é desculpa para que deixe de visitar museus com os mais pequenos. Todos os museus geridos pela Direção Geral do Património Cultural têm entrada gratuita aos domingos e feriados, desde a hora de abertura até as 14 horas.  

Os restantes museus, por norma, também têm dias gratuitos. Saibam quais são os museus grátis e quando visitá-los!

Piqueniques e acampamentos 

Apesar de implicarem alguma logística, são atividades que os mais pequenos adoram sempre e que implicam custos bastante reduzidos. Apenas terá de os planear.  

Se planear refeições, transporte e atividades com alguma antecedência vai conseguir reduzir os custos significativamente. Inclusivamente, convide outros amigos. Os mais pequenos vão ficar mais contentes com companhia e você vai conseguir partilhar os custos. 

Fique atento, às atividades na sua área de residência e aproveite-as da melhor maneira com os mais pequenos. A melhor coisa que lhes pode dar é o seu tempo com eles. 

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *