Família > Crescer > Desenvolvimento

As recomendações da OMS para crianças até aos 5 anos: brincar muito, dormir mais!

atividade física crianças 5 anos

Três horas para brincar, pouco ou nenhum tempo em frente aos ecrãs, pelo menos 10 horas de sono: o resumo das sugestões da Organização Mundial de Saúde para um princípio de vida mais saudável e feliz.

A Organização Mundial de Saúde divulgou um conjunto de recomendações a pensar nas crianças com menos de cinco anos: numa fase em que o descanso é fundamental e a brincadeira também, a OMS partilha o relatório “Diretrizes para a Atividade Física, Comportamento Sedentário e Sono — para crianças com menos de cinco anos”, com números concretos sobre a atividade física e os momentos de repouso necessários para um desenvolvimento saudável.

A atividade física

A OMS esclarece que atividade física diz respeito aos jogos e brincadeiras das crianças, momentos em que há movimentos moderados ou até intensos, e não necessariamente – mas também, obviamente – uma aula de ginástica ou de natação.

Bebés até 1 ano

Os bebés devem ser incentivados a “mexer-se” desde cedo, mesmo antes de se conseguirem sentar: devem passar pelo menos meia hora por dia de barriga para baixo para se exercitarem.

1 a 2 anos

A OMS recomenda que crianças entre 1 e 2 anos passem pelo menos 3 horas do seu dia em momentos de atividade física, com uma ida ao parque infantil, por exemplo.

2 a 5 anos

As crianças entre os 2 e os 5 anos devem acumular pelo menos 3 horas de atividade física, uma delas mais intensa.

O descanso

As recomendações também têm em conta as horas de sono, que vão diminuindo à medida que a criança cresce, mas que nuncaestão abaixo das 10 horas, focando-se igualmente nos momentos sedentários, isto é, jogos menos exigentes fisicamente, como montar um puzzle ou até ler um livro, mas nunca em frente à televisão ou a outros dispositivos eletrónicos.

Bebés até 1 ano

Os bebés devem dormir entre 14 a 17 horas por dia até aos 3 meses. Dos 4 aos 11 meses devem dormir entre 12 a 16 horas diárias. Estes números incluem as sestas.

Não é recomendado que passem mais de uma hora presos em cadeiras, nem a utilização de ecrãs para os momentos de atividade moderada.

1 a 2 anos

As crianças até aos dois anos devem dormir entre 11 a 14 horas de sono, contabilizando as sestas, tendo horários definidos para deitar e acordar.

Não se recomenda que estejam mais de uma hora sentadas ou com os movimentos condicionados, nem a utilização de ecrãs.

2 a 5 anos

As crianças até aos 5 anos precisam de entre 10 a 13 horas de sono por dia, podendo este tempo incluir, ou não, uma sesta.

Nesta idade, é permitida a utilização de ecrãs, num período que não deve exceder uma hora de utilização. Tampouco é recomendado que entre os 2 e os 5 anos passem mais do que uma hora seguida sentados.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *