KidsCoaching: o futuro da educação

kids Coaching – o futuro da educação

O que é o KidsCoaching® e quais os seus benefícios?

Conceição Pereira, do blog Amor d’ Educação, traz-nos uma história sobre uma criança e como o método KidsCoaching a ajudou a sentir-se mais confiante e, como consequência, a melhorar a dinâmica familiar.


Hoje vou contar-vos uma história. Uma história real igual a tantas outras, mas que de algum modo pode ajudar-nos a compreender o universo infantil e descobrir uma nova abordagem na educação.

Esta é a história de uma menina de quatro anos que foi para uma escola nova. Neste contexto, o mais seguro era a presença da sua mãe, que a levava e ia buscar todos os dias. A criança chorava no caminho para a escola, intensificando o choro nos momentos de despedida.

A mãe sonhava com o dia em que chegariam tranquilamente à escola. Na tentativa de terminar este “carrossel emocional” dizia-lhe:

  • “pára de chorar, ninguém te está a fazer mal”;
  • “és tão crescida e mais pareces um bébé”;
  • “estão todos a olhar para ti”;
  • “Por favor filha, pára com isso, a mãe tem de ir trabalhar”;
  • “Se parares de chorar, a mãe compra-te uma prenda”.

Algumas das tentativas funcionavam um dia, mas nada tinham um efeito duradouro e consistente. Depois de a mãe sair parava de chorar e passados uns minutos estava tranquila.

Em conversa com a mãe, compreendi que estava com imensas dificuldades em gerir a situação, sentindo-se perdida, angustiada, cheia de dúvidas, sentimentos de culpa e com baixa auto-estima, colocando em causa as suas competências de mãe.

Assistir a esta situação deixava-me incomodada, pelo desespero emocional de ambas. Confesso que houve dias em que não sabia se consolava a mãe ou filha. Por muitas sugestões que tivesse para dar, sabia que nada ajudaria como o Método KidsCoaching.

O que é o método Kids Coaching?

O KidsCoaching é um programa desenvolvido para responder às dificuldades da criança inserida na realidade familiar e escolar contemporânea, que visa aumentar os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas lúdicas e cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o KidCoach).

O KidsCoaching ajuda as crianças a lidarem com e a compreenderem  suas emoções e a melhorar as interações com aqueles que estão à sua volta, trazendo a sensação de uma vida mais tranquila.

Além disso, o método ajuda o adulto a compreender a criança na sua originalidade e a ajudá-la a ultrapassar as suas dificuldades.

O método é baseado em:

  • Ciências do comportamento (Terapia Cognitiva Comportamental, Gestalt Terapia, Psicanálise e Psicologia Positiva);
  • Filosofia;
  • Psicopedagogia, com foco no desenvolvimento e na aprendizagem;
  • Neurociências;
  • Constelação Familiar Sistémica.

Com a utilização do KidsCoaching todos ganham:

– Os adultos aprendem a respeitar os sentimentos da criança, conversar sobre o que pensa, preocupa ou imagina, a estabelecer regras/acordos e elogiar as suas conquistas. Com este estilo de relacionamentos são visíveis melhorias no relacionamento com a criança, maior confiança como pais e conhecimento de técnicas e práticas facilmente aplicáveis para lidar com suas próprias emoções.

– As crianças adquirem maior autoconhecimento, autoconfiança, automotivação, sentimento de conquista, melhor relacionamento com família e amigos, melhor entendimento de sentimentos/emoções e maior aceitação/tolerância.

Com esta pequena história compreendemos que a hipótese de ter filhos felizes, com sucesso e emocionalmente saudáveis, não faz parte do mundo da fantasia. Na missão de educar, desejar o melhor para os  filhos parece ser insuficiente, tendo em conta a velocidade das mudanças sociais entre gerações.

Sermos pais imperfeitos não limita a possibilidade de sermos pais conscientes, transformando dificuldades em oportunidades, conseguindo o equilíbrio familiar que tanto desejamos.

Como terminou a história?

Com uma abordagem centrada nas necessidades e sentimentos da criança, mãe e filha conseguiram transformar um momento de sobrevivência numa oportunidade de evolução cognitiva e emocional. Assim, a menina passou a entrar na escola feliz, sem chorar e a despedir-se tranquilamente da mãe.

Através da aplicação do método KidsCoaching®, esta mãe encontrou respostas dentro de si que possibilitaram adotar o estilo de relacionamento mais ajustado àquela situação e necessidade da criança, elevando-a a um patamar de empatia, compromisso e realização daquilo que era importante para ambas.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *