Família > Crescer > Desenvolvimento

Fatores Psicomotores: estruturação espácio-temporal e sinais de alarme

Estruturação Espácio-Temporal e Sinais de Alarme

A Estruturação Espaço-Temporal é o quinto fator psicomotor a ter em conta no desenvolvimento das crianças.

Uma palavra tão grande para definir algo tão determinante na forma como nos deslocamos, na nossa organização no tempo e espaço, na nossa noção de direção e distância, no nosso sentido de sucessão de acontecimentos e até no bom sentido rítmico para aquela música que nos adoramos cantarolar. A psicomotricista Beatriz Pereira do blog Mais Q’ Especial explica-nos tudo.


Imaginam a nossa vida sem sermos capazes de fazer tudo isto? Não seria impossível viver, mas as condições seriam especiais.

A partir dos 4 a 5 anos, há um pico alto no desenvolvimento e na maturação deste factor. Algo que devem estimular desde cedo, mas que é essencial apostar e trabalhar nestas idades em que os factores anteriores também já se encontram mais potenciados e desenvolvidos.

Alguns sinais de Alarme:

– A criança ainda não é capaz de seguir instruções de forma autónoma.

– Tem dificuldade em seguir mapas ou pequenos trajetos desenhados.

– A criança está sempre a ir contra objetos, pessoas, etc.

– A criança tem dificuldades em organizar a sucessão de acontecimentos do seu dia-a-dia ou passo-a-passo de tarefas e atividades.

– Tem dificuldades em seguir noções de direção e em medir distâncias.

– Tem dificuldade em saber esperar e/ou distribuir e organizar-se no tempo durante as atividades e tarefas.

A Estruturação Espaço-Temporal implica assim a nossa organização no espaço e tempo. Ambas estas organizações estão interligadas pois, muitas vezes, o cruzamento desta informação permite atingirmos os nossos objetivos.

Por exemplo, ao escrevermos é importante sabermos as direções implicadas na escrita de cada letra (organização espacial) tal como o momento em que a direção muda (organização temporal).

Conheça todos os fatores psicomotores:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *