Os benefícios da brincadeira livre, liderada pela criança, na primeira infância - Pumpkin.pt

Os benefícios da brincadeira livre, liderada pela criança, na primeira infância

brincadeira livre

“Livre de ser a brincar, cresço com confiança para explorar o mundo”.

Nos últimos tempos, são muitos os especialistas que têm alertado para a importância da brincadeira livre, liderada pela criança, para o desenvolvimento na primeira infância.

A ideia de que a liberdade de a criança ser a brincar é coisa séria e é o principal trabalho da infância não é nova. Há vários anos que a ciência nos mostra que são vários os benefícios de os pais dedicarem um período de tempo diário à brincadeira livre, liderada pela criança. 

Maryse Guedes – Investigadora no Centro da Criança e da Família, William James Center for Research, ISPA – Instituto Universitário, explica-nos os benefícios da brincadeira livre e como incentivá-la.

Quais os benefícios da brincadeira livre?

A brincadeira livre, liderada pela criança, em contexto familiar contribui para fortalecer a autonomia e a autoconfiança da criança, dotando-a das ferramentas necessárias para explorar o mundo em segurança e aprender, indo à descoberta de novas respostas.

Promove competências socioemocionais importantes que facilitam o estabelecimento de interações positivas com as crianças da mesma idade, tais como mostrar interesse, ouvir e ser gentil com os outros, cooperar e partilhar, esperar pela sua vez, negociar, ver a perspetiva do outro, expressar e lidar com emoções positivas e negativas.

Possibilita o estabelecimento de interações pais-criança mais próximas e positivas, contribuindo, assim, para o bem-estar de todos os membros da família. 

Como incentivar à brincadeira livre?

Porém, nem sempre é fácil para os pais trazer o que a ciência nos diz para as rotinas agitadas do dia-a-dia, nem evitar atitudes mais diretivas na brincadeira com os(as) seus (suas) filhos(as).

A boa notícia é que os estudos indicam que cinco minutos diários são suficientes para que os pais e os pequeninos experienciem os benefícios da brincadeira livre, liderada pela criança. Além disso, existem algumas estratégias que podem ajudar os pais a seguirem mais facilmente a liderança da criança durante este tempo especial de brincadeira e a tornar este momento de partilha em família ainda mais gratificante para todos(as): 

  • Encorajar de forma específica o esforço, as escolhas e as iniciativas da criança que os pais gostariam de observar com maior frequência permite que ela saiba exatamente o que os pais apreciaram, aumenta a probabilidade dos comportamentos se repetirem no futuro e torna as interações pais-crianças mais positivas. 
  • Refletir, isto é, parafrasear o que a criança diz mostra-lhe que estamos realmente a ouvi-la, que aceitamos e compreendemos o que ela nos está a dizer. 
  • Imitar o que a criança está a fazer ou apoiá-la na consecução das suas iniciativas em vez de lhe dizer o que fazer, ajuda a manter a atenção centrada na criança, a adaptar a brincadeira à sua idade e a transmitir-lhe que aprovamos o que ela está a fazer. 
  • Descrever os comportamentos que estamos a observar ao invés de fazer perguntas mostra à criança que estamos interessados(as) no que ela está a fazer e que aprovamos a sua brincadeira, estimulando simultaneamente a aquisição de novos conceitos e vocabulário. 
  • E, claro, divertir-se, mostrando genuinamente à criança a nossa alegria por estar a partilhar este momento com ela, através de manifestações não-verbais de afeto e cumplicidade. 

Quando os pais encorajam, refletem, imitam, descrevem e se divertem com as crianças durante o tempo especial de brincadeira, estão a transmitir aos(às) seus (suas) filhos(as) que sentem orgulho neles(as).

O fortalecimento da autonomia, da autoconfiança, das competências socioemocionais e da relação pais-criança que decorre da implementação destas estratégias durante o tempo especial de brincadeira é benéfico para todos os pequeninos na primeira infância. 

Contudo, a investigação mostra-nos que este momento de partilha em família é particularmente importante para as crianças que demoram mais tempo a sentirem-se à vontade no dia-a-dia e que demonstram dificuldades em lidar com as situações sociais, tais como juntar-se a outras crianças para brincar, responder às perguntas de adultos com que estão menos familiarizadas, separar-se dos pais para explorar o ambiente ou participar em atividades em grupo.

No Programa da Tartaruga Online, as estratégias do tempo especial de brincadeira são uma das estratégias trabalhadas com os pais para fortalecer a confiança das crianças que demoram mais tempo a sentirem-se à vontade no dia-a-dia, antes de as ajudar a aproximarem-se, passo a passo, das situações sociais que receiam.

Se a vossa abobrinha tem entre os 3 anos e meio e os 5 anos e demora mais tempo a sentir-se à vontade no dia-a-dia, este programa de intervenção gratuito pode ser do seu interesse.

Caso pretendam receber mais informações acerca do Programa da Tartaruga Online, podem contactar por e-mail ([email protected]) ou através das páginas do projeto nas redes sociais (Facebook e Instagram). 

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<