Inspire-se nesta lista de perguntas sobre a escola alternativas para iniciar a conversa sobre o dia da sua criança na escola
Estão cansados de saber que a escola “correu bem”? Quem tem filhos sabe quão desafiante é fazer perguntas às crianças sobre o dia na escola e não obter resposta (pelo menos a que gostaríamos).
Depois de um dia de escola, o que mais desejamos, além do reencontro, é saber o que aconteceu, como, com quem, onde. Ou seja, ansiamos obter respostas que nos orientem e informem acerca do dia das nossas abobrinhas.
Uma das conversas mais frustrantes entre pais e filhos é aquela que acontece no carro, depois de um dia de escola, ou à mesa do jantar, quando a família está reunida. Muitos pais queixam-se de que as crianças não desenvolvem muito quando lhes perguntam “como é que foi o teu dia?” ou “como é que correu a escola?”. O problema estará mesmo nas crianças?
É fácil pensarmos no “top 10” das perguntas mais usadas por todos os pais depois de um dia de escola:
- O dia foi bom?
- Portaste-te bem?
- Comeste tudo?
- Dormiste?
- Aconteceu alguma coisa que me queiras contar (huummm!) ?
- Brincaste?
- Alguém te fez mal?
- Gostas da escola?
- Fizeste trabalhos?
- O que é que aprendeste hoje?
Partindo do princípio que a criança até responde, teremos uma de duas hipóteses: SIM ou NÃO. Então após o inquérito diário que dura escassos segundos, estamos perante pais à beira de um ataque de nervos, porque os filhos não lhes contam nada, sentindo-se perdidos e sem saber o que fazer. Conhecem alguém assim?
O problema está na pergunta, tantas vezes sentida como impessoal. Mas e se tentarmos outras vias, colocar diferentes questões? A Pumpkin deixa-vos algumas ideias para tentarem melhorar a comunicação com as vossas abobrinhas.
A boa noticia é que as crianças têm muito para contar, mas nem sempre conseguem organizar o pensamento para responder. Deste modo, se fizermos perguntas que remetam a criança para a uma experiência, vivência ou emoção, estaremos a permitir que estruturem o pensamento e sintam prazer na partilha e comunicação.
Altos e baixos
Estas perguntas, sobre os melhores e piores momentos de cada dia, como são muito específicas, ajudam as crianças a articular os momentos bons e menos bons que viveram, mas não só: criam uma janela de oportunidade para tentar encontrar soluções de forma a que as coisas que correram menos bem possam ser ultrapassadas.
Ao mesmo tempo, se os pais falarem também dos melhores e piores momentos do seu dia, este tempo de partilha promove a escuta e a atenção recíproca.
- Qual foi a coisa mais divertida que te aconteceu hoje?
- Alguém fez algo muito querido por ti?
- Qual foi a coisa mais querida que fizeste por alguém hoje?
- Houve algum colega mais triste hoje?
- Quem é que te fez sorrir hoje?
- De todos os teus amigos, qual é o mais engraçado, alegre, barulhento… o que é que ele fez?
- Houve alguém que se portou mal contigo?
- De tudo o que aconteceu hoje na escola, o que mais gostaste?
- O que é que aprendeste hoje nas aulas?
- Podes ensinar-me o que aprendeste?
- Qual foi a aula que achaste mais difícil hoje?
- Qual foi o momento em que te sentiste mais orgulhoso de ti hoje?
- Porque foi muito bom teres ido à escola?
Podem aproveitar para criar o exercício da felicidade: todos os dias, falem sobre o momento mais feliz que vos aconteceu, como encontrar uma amiga que não vêem há muito tempo ou receber um Muito Bom no teste de Português, e anotem esse acontecimento num pedaço de papel.
Arranjem um Pote da Felicidade e escolham um dia do ano para o abrir e ler todas as memórias felizes. Podem fazê-lo a 1 de Janeiro, como forma de inspiraração para o novo ano!
Estimular a curiosidade e o interesse
Demonstrem interesse pelas particularidades da vida escolar do vosso filho e das suas ideias. Quem é que o rodeia, quais as pessoas com as quais se identifica, quem são os amigos mais próximos, o que lhe dá motivação: entrem na sua realidade, conheçam-na, perguntem e fiquem para ouvir a resposta.
Estimulem depois a curiosidade do vosso filho, pedindo-lhe que faça perguntas semelhantes sobre vocês e o vosso trabalho – esta é uma oportunidade única de descobrir as coisas que sempre quis saber!
- O que é que comeste ao almoço? Era bom?
- Qual dos teus professores era mais capaz de sobreviver a uma invasão de extraterrestres? Porquê?
- Há algum colega de quem gostasses de ser amigo mas ainda não és? Porquê?
- Se um dos teus colegas pudesse ser o professor amanhã, qual é que preferias que fosse escolhido? Porquê?
- E se fosses tu o professor amanhã, o que é que ensinavas aos teus colegas?
- Quem é a auxiliar mais querida e o professor de quem mais gostas?
- Tiveste aula de música/EVT hoje, não foi? Qual é o projecto no qual estás a trabalhar?
- O que podes fazer para o dia de amanhã ser ainda melhor?
- Se tivesses uma máquina do tempo que te permitisse andar para trás no tempo, mudavas alguma coisa no dia de hoje?
- O que podes fazer para os teus amigos serem felizes?
- Sentiste uma emoção diferente? qual?
- Se pudesses cantar uma música para mostrar como te sentes, qual seria?
- Numa escala de 1 a 10, como é que classificas o teu dia? Porquê?
- Se dependesse só de ti para a escola ser mais feliz, o que mudarias?
- O que vais querer sentir amanhã no caminho para a escola?
- Consegues dizer um motivo para voltares à escola amanhã?
Às vezes, fazer apenas uma destas perguntas já quebra o silêncio e o gelo e ajuda a estimular o diálogo. Conversa puxa conversa, sempre ouvimos dizer! Por isso, guardem outras perguntas para outros dias… Fazem sempre falta!
Fontes das perguntas:
- Márcia Belmiro, autora de 20 perguntas que podemos fazer da escola para casa, numa versão adaptada do original método KidsCoaching®
- Conceição Pereira do blog Amor d’3ducação
Tudo sobre o Regresso às Aulas 2024:
- Regresso às aulas 2024 : tudo para começar o novo ano letivo com tranquilidade
- Calendário Escolar 2024/2025 : conheça as datas oficiais do início das aulas e ferias escolares do ano letivo 2024/2025
- Atividades extracurriculares: o que pode fazer fora da escola?
- Manuais Escolares gratuitos: sim!
- Mochilas Escolares: como escolher a ideal e as escolhas da Pumpkin
- Material Escolar: o que deve mesmo comprar?
Gosto muito das vossas dicas para o dialogo e do reforço positivo.
Dou sempre uma vista de olhos nas vossas propostas.
Obrigada pelas palavras, Isabel!
Ficamos contentes 🙂
Saudações aobrinhas