20 perguntas para crianças sobre a escola - Pumpkin.pt

30 perguntas para crianças sobre a escola que são muito melhores do que “como correu a escola?”

perguntas filhos

Inspire-se nesta lista de perguntas alternativas para iniciar a conversa sobre o dia na escola

Estão cansados de saber que a escola “correu bem”? Quem tem filhos sabe quão desafiante é fazer perguntas às crianças sobre o dia na escola e não obter resposta (pelo menos a que gostaríamos).

Depois de um dia de escola, o que mais desejamos, além do reencontro, é saber o que aconteceu, como, com quem, onde. Ou seja, ansiamos obter respostas que nos orientem e informem acerca do dia das nossas abobrinhas.

Uma das conversas mais frustrantes entre pais e filhos é aquela que acontece no carro, depois de um dia de escola, ou à mesa do jantar, quando a família está reunida. Muitos pais queixam-se de que as crianças não desenvolvem muito quando lhes perguntam “como é que foi o teu dia?” ou “como é que correu a escola?”. O problema estará mesmo nas crianças?

É fácil pensarmos no “top 10” das perguntas mais usadas por todos os pais depois de um dia de escola:

  1. O dia foi bom?
  2. Portaste-te bem?
  3. Comeste tudo?
  4. Dormiste?
  5. Aconteceu alguma coisa que me queiras contar (huummm!) ?
  6. Brincaste?
  7. Alguém te fez mal?
  8. Gostas da escola?
  9. Fizeste trabalhos?
  10. O que é que aprendeste hoje?

Partindo do princípio que a criança até responde, teremos uma de duas hipóteses: SIM ou NÃO. Então após o inquérito diário que dura escassos segundos, estamos perante pais à beira de um ataque de nervos, porque os filhos não lhes contam nada, sentindo-se perdidos e sem saber o que fazer. Conhecem alguém assim?

O problema está na pergunta, tantas vezes sentida como impessoal. Mas e se tentarmos outras vias, colocar diferentes questões? A Pumpkin deixa-vos algumas ideias para tentarem melhorar a comunicação com as vossas abobrinhas.

A boa noticia é que as crianças têm muito para contar, mas nem sempre conseguem organizar o pensamento para responder. Deste modo, se fizermos perguntas que remetam a criança para a uma experiência, vivência ou emoção, estaremos a permitir que estruturem o pensamento e sintam prazer na partilha e comunicação.

Altos e baixos

Estas perguntas, sobre os melhores e piores momentos de cada dia, como são muito específicas, ajudam as crianças a articular os momentos bons e menos bons que viveram, mas não só: criam uma janela de oportunidade para tentar encontrar soluções de forma a que as coisas que correram menos bem possam ser ultrapassadas.

Ao mesmo tempo, se os pais falarem também dos melhores e piores momentos do seu dia, este tempo de partilha promove a escuta e a atenção recíproca.

  • Qual foi a coisa mais divertida que te aconteceu hoje?
  • Alguém fez algo muito querido por ti?
  • Qual foi a coisa mais querida que fizeste por alguém hoje?
  • Houve algum colega mais triste hoje?
  • Quem é que te fez sorrir hoje? 
  • De todos os teus amigos, qual é o mais engraçado, alegre, barulhento… o que é que ele fez?
  • Houve alguém que se portou mal contigo?
  • De tudo o que aconteceu hoje na escola, o que mais gostaste?
  • O que é que aprendeste hoje nas aulas?
  • Podes ensinar-me o que aprendeste?
  • Qual foi a aula que achaste mais difícil hoje?
  • Qual foi o momento em que te sentiste mais orgulhoso de ti hoje?
  • Porque foi muito bom teres ido à escola?

Podem aproveitar para criar o exercício da felicidade: todos os dias, falem sobre o momento mais feliz que vos aconteceu, como encontrar uma amiga que não vêem há muito tempo ou receber um Muito Bom no teste de Português, e anotem esse acontecimento num pedaço de papel.

Arranjem um Pote da Felicidade e escolham um dia do ano para o abrir e ler todas as memórias felizes. Podem fazê-lo a 1 de Janeiro, como forma de inspiraração para o novo ano!

Estimular a curiosidade e o interesse

Demonstrem interesse pelas particularidades da vida escolar do vosso filho e das suas ideias. Quem é que o rodeia, quais as pessoas com as quais se identifica, quem são os amigos mais próximos, o que lhe dá motivação: entrem na sua realidade, conheçam-na, perguntem e fiquem para ouvir a resposta.

Estimulem depois a curiosidade do vosso filho, pedindo-lhe que faça perguntas semelhantes sobre vocês e o vosso trabalho – esta é uma oportunidade única de descobrir as coisas que sempre quis saber!

  • O que é que comeste ao almoço? Era bom?
  • Qual dos teus professores era mais capaz de sobreviver a uma invasão de extraterrestres? Porquê?
  • Há algum colega de quem gostasses de ser amigo mas ainda não és? Porquê?
  • Se um dos teus colegas pudesse ser o professor amanhã, qual é que preferias que fosse escolhido? Porquê?
  • E se fosses tu o professor amanhã, o que é que ensinavas aos teus colegas?
  • Quem é a auxiliar mais querida e o professor de quem mais gostas?
  • Tiveste aula de música/EVT hoje, não foi? Qual é o projecto no qual estás a trabalhar?
  • O que podes fazer para o dia de amanhã ser ainda melhor?
  • Se tivesses uma máquina do tempo que te permitisse andar para trás no tempo, mudavas alguma coisa no dia de hoje?
  • O que podes fazer para os teus amigos serem felizes?
  • Sentiste uma emoção diferente? qual?
  • Se pudesses cantar uma música para mostrar como te sentes, qual seria?
  • Numa escala de 1 a 10, como é que classificas o teu dia? Porquê?
  • Se dependesse só de ti para a escola ser mais feliz, o que mudarias?
  • O que vais querer sentir amanhã no caminho para a escola?
  • Consegues dizer um motivo para voltares à escola amanhã?

Às vezes, fazer apenas uma destas perguntas já quebra o silêncio e o gelo e ajuda a estimular o diálogo. Conversa puxa conversa, sempre ouvimos dizer! Por isso, guardem outras perguntas para outros dias… Fazem sempre falta!

Fontes das perguntas:

  • Conceição Pereira do blog Amor d’3ducação
  • Márcia Belmiro, autora de 20 perguntas que podemos fazer da escola para casa, numa versão adaptada do original método KidsCoaching®

Tudo sobre o Regresso às Aulas 2024:

2 comentários em “30 perguntas para crianças sobre a escola que são muito melhores do que “como correu a escola?”

  1. Isabel Bulha Martins Setembro 30, 2020

    Gosto muito das vossas dicas para o dialogo e do reforço positivo.
    Dou sempre uma vista de olhos nas vossas propostas.

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Setembro 30, 2020

      Obrigada pelas palavras, Isabel!
      Ficamos contentes 🙂

      Saudações aobrinhas

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<