Família > Crescer > Aprender

Descanse, não tem de saber tudo. Para isso, tem a Escola Virtual!

Escola Virtual

Antes que os seus filhos percebam que não sabe tudo, inscreva-os na Escola Virtual.

O teste de Português é para a semana, o seu filho já está a panicar? A Escola Virtual, plataforma online desenvolvida pela Porto Editora, é uma ferramenta pensada para acalmar as ansiedades de todos e permite às abobrinhas descobrir as respostas a todas as dúvidas – delas e vossas. 

É um cenário comum: dias antes de um teste importante, os miúdos trazem para casa dúvidas que não conseguiram desfazer na escola.

O problema é que hoje em dia a grande maioria dos pais não tem o tempo e os conhecimentos necessários para acompanhar o estudo dos filhos – porque algumas matérias já não são ensinadas da mesma forma (e porque a nossa cabeça também já não é o que era, pronto).

O que é a apótema? Para que serve uma pipeta? Riga é a capital da Estónia ou da Letónia?

A mecânica das divisões, por exemplo, mudou. Já não conseguimos ajudar a abobrinha mais crescida nas suas contas sem ouvir um frustrado “a professora disse que não era assim!”. Dizemos nós, saudosos, que a nova fórmula é muito mais complicada do que a que aprendemos, mas isso agora não interessa nada!

O que podem fazer os pais, então?

A Escola Virtual dá resposta aos desafios dos pais: os alunos do 1.º ao 12.º anos de escolaridade têm, à sua inteira disposição, milhares de testes e explicações das matérias de todas as disciplinas.

É um espaço de aprendizagem divertido e dinâmico, onde as crianças podem explorar sozinhas, com os pais ou com os colegas, desenvolver competências e testar os seus conhecimentos.

A Escola Virtual serve até como motivação extra na hora do estudo, já que estudar não tem de ser aborrecido se os miúdos estiverem munidos das ferramentas certas.

A Pumpkin experimentou a Escola Virtual (e as abobrinhas também!)

O tempo passa a voar e não tarda muito chegam as primeiras avaliações! A Pumpkin antecipou-se e começou já a estudar, para ajudar as abobrinhas lá de casa a explorar a Escola Virtual e para que elas não percebam que, afinal, os papás não sabem mesmo tudo. Vamos deixá-las mais algum tempo na ignorância, pode ser?

Adorámos a plataforma e o seu design apelativo e simples, o que torna a utilização muito intuitiva até para os alunos mais pequeninos.

Um dos recursos mais interessantes é a possibilidade de consultar as aulas para assimilar as matérias dadas e ver vídeos explicativos e animações que simplificam o entendimento dos conteúdos. Não é inacreditável que saibamos de cor as letras das músicas que ouvimos duas vezes na rádio, mas tenhamos tanta dificuldade em memorizar a Dinastia Joanina? As crianças sofrem do mesmo mal, por isso o objetivo da Escola Virtual é mesmo o de criar formas alternativas e muito mais atrativas de apresentar a matéria.

Também é muito útil que a Escola Virtual permita ver a evolução do estudo: as crianças podem facilmente verificar o que sabem e o que não sabem (ver os tópicos atingidos, os que não foram atingidos e os que estão por explorar), para terem uma noção do que ainda falta estudar até à data do teste.

Outra ideia gira, que ajuda o aluno a continuar motivado e a utilizar a plataforma, é o sistema de medalhas: à medida que vai estudando as matérias, aprendendo e consolidando tópicos e testando conhecimentos, as abobrinhas vão ganhando recompensas que, com frases simples e diretas, são reforços positivos do seu esforço!

Perguntas e Respostas mais frequentes sobre a Escola Virtual

O que é a Escola Virtual?

Desenvolvida pelo Grupo Porto Editora, a Escola Virtual é uma plataforma de estudo para os alunos do século XXI.

Como inscrever o meu filho na Escola Virtual?

É muito fácil! Selecione o ano de escolaridade que o seu filho estará a frequentar em 2018-2019. Se a inscrição for referente ao Ensino Secundário, deve selecionar o curso pretendido.

Como funciona a Escola Virtual?

Capture_Teste_4ano

Quando acede à plataforma, o aluno é desafiado, em cada nova matéria, a testar os seus conhecimentos. Os testes apresentados são sempre diferentes e podem ser realizados tantas vezes quantas desejar.

No final, o aluno verifica, facilmente, o que sabe e o que não sabe. Com este sistema, rapidamente percebe quais são os tópicos que já domina e aqueles que tem de estudar mais.

Para apoiar o aluno na aprendizagem, a Escola Virtual propõe aulas com vídeos, tutoriais, animações e exercícios que lhe permite compreender toda a matéria ao seu ritmo.

Como posso obter acesso à Escola Virtual?

O acesso à Escola Virtual é feito através do pagamento da subscrição de uma licença individual, com a duração de um ano letivo. Através da utilização da plataforma, os alunos podem melhorar notas, ter um apoio para esclarecimento de dúvidas, ao mesmo tempo que usufruem de uma forma de estudar diferente, interativa, mais interessante, motivadora e divertida.

A licença é para sempre?

A licença é anual: tem a duração de um ano letivo.

Que conteúdos estão disponíveis na Escola Virtual?

Capture_Disciplinas_4ano

Estão disponíveis conteúdos relacionados com as principais disciplinas de todos os anos de escolaridade, do 1.º ao 12.º anos.

Como é que o aluno pode encontrar estes conteúdos?

Capture_TemasTopicos_4ano

Para consultar os tópicos que têm mais dificuldades e consolidar conhecimentos, as abobrinhas só precisam de procurar as matérias que estão a ser dadas nas aulas, entrando no seu perfil. Os conteúdos estão divididos por ano escolar e por disciplina, sendo por isso muito fáceis de identificar.

A Escola Virtual oferece complementos físicos para enriquecer o estudo das crianças?

Capture_ProvasExames_9ano

Não. O acesso é exclusivamente online. Na plataforma, os alunos podem encontrar explicações em texto e vídeo, exercícios isolados e testes para praticarem a matéria divididos por temas. Os alunos do 9.º ano e Secundário têm também a possibilidade de praticar para as Provas Globais e Exames Nacionais através dos materiais de estudo que a Escola Virtual disponibiliza.

Ou seja, têm à sua disposição todas as ferramentas necessárias para que seja um ano letivo de sucesso!

O meu filho esqueceu-se do manual na escola. E agora?

Na Escola Virtual, o aluno pode aceder aos manuais escolares em formato digital, desde que sejam do grupo Porto Editora (Porto Editora, Raiz Editora e Areal Editores).

As escolas também podem utilizar a Escola Virtual como complemento ao trabalho de sala de aula?

Claro! Várias instituições de ensino de referência em Portugal, como os Salesianos ou o Colégio Vasco da Gama, utilizam já os conteúdos desenvolvidos pela Escola Virtual como complemento das aulas e de apoio ao estudo.

Mãe, o que é a apótema? 

Estejam preparados: a apótema é o segmento de reta que une o centro de um polígono regular ao ponto médio de um dos seus lados.

Para outras perguntas difíceis, inscreva-os no site da Escola Virtual!

Escola Virtual

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

4 comentários em “Descanse, não tem de saber tudo. Para isso, tem a Escola Virtual!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *