E depois do regresso às aulas? Dicas para que a corra tudo bem na escola e em casa.
Agora que o início das aulas já lá vai, é importante mantermos o foco e atenção nos desafios de manter o seu pequeno ou jovem estudante entretido, e conseguir que ele saiba que a escola é importante e que caminhe empenhado numa excelente aprendizagem.
As rotinas, a organização e a comunicação, de e para com os pais, é muito importante, e por isso é tempo de pôr as mãos à obra numa nova diversificação de sensações relacionadas com o seu progresso escolar.
Para os pais e encarregados de educação terem também uma checklist de coisas que podem melhorar todo este processo, vamos falar de algumas coisas que pode fazer, e que nem sempre parecem óbvias.
Participar nas tarefas de casa
Enquanto a mãe está a usar um ferro de engomar para dar um último ajuste à roupa lavada, a criança pode ajudar a dobrar as meias (ou, pelo menos, tentar!) e o pai pode ajudar noutra tarefa que seja precisa. Este é um mero exemplo de uma dinâmica em equipa que fará com que o seu filho se sinta integrado e útil na ajuda aos pais.
Manter uma comunicação calma e direta
É importante para quem passa a ter uma rotina de ir à escola todos os dias, depois de umas férias prolongadas, sentir que a família comunica com eles de forma calma e indo diretamente ao assunto. Assim, devemos incentivar as crianças a partilhar as suas experiências na escola e enquanto ouvimos, podemos também dar as nossas opiniões ou soluções para os problemas que possam existir.
Uso razoável de tecnologia
Este é um tema muito debatido nas escolas, o uso ou não de telemóvel, no entanto em casa este deve também ser um tema pensado. Devemos colocar limites no uso de qualquer tecnologia, sejam consolas de jogos, tablets ou telemóveis. E na sequência do ponto anterior, devemos comunicar de forma concreta quais são os limites. Se for por exemplo um limite horário por dia, devemos indicar que o limite terminou, para que exista uma maior noção do tempo e um melhor aproveitamento.
Incentivo à leitura
O incentivo à leitura fora da escola é um excelente estímulo que, se introduzido de forma consistente, pode fazer com que uma criança queira ir mais além da escola e descobrir novas informações presentes nos livros ou novas histórias para surpreenderem a sua imaginação. A leitura é altamente recomendada, mas cada livro terá certamente a sua própria idade apropriada.
Outras atividades extracurriculares
Qualquer atividade extracurricular será sempre benéfica para uma criança. Quer seja a natação, judo, ou outro desporto, é sempre bom a prática de atividades diferentes algumas vezes por semana, para mudar um pouco a rotina. Lembre-se que uma rotina banal e sempre igual acaba por desmotivar uma criança, que procura sempre aprender e ver o mundo de diferentes formas.
Valorizar o esforço, e não os resultados
É importante, em qualquer dos pontos mencionados, que o esforço seja mais valorizado do que o resultado. O resultado é eficaz, mas o esforço é uma mais-valia para motivar ao continuar a alcançar os resultados. Por isso, mesmo que o resultado não seja suficiente, celebre sempre o esforço, recompensando-o com uma brincadeira diferente ou mais uns minutos com a tecnologia favorita.
Tudo sobre o Regresso às Aulas 2024:
- Regresso às aulas 2024 : tudo para começar o novo ano letivo com tranquilidade
- Calendário Escolar 2024/2025 : conheça as datas oficiais do início das aulas e ferias escolares do ano letivo 2024/2025
- Atividades extracurriculares: o que pode fazer fora da escola?
- Manuais Escolares gratuitos: sim!
- Mochilas Escolares: como escolher a ideal e as escolhas da Pumpkin
- Material Escolar: o que deve mesmo comprar?
Este artigo foi útil para si?