Estão a pensar oferecer um smartphone às vossas abobrinhas? Aqui as nossas dicas para escolher o melhor telemóvel para a sua criança.
Quando os miúdos crescem, as nossas preocupações (e as suas exigências) começam a ser diferentes. Uma delas está relacionada com o acesso ao primeiro telemóvel. Devemos ceder aos seus pedidos imediatamente? Há uma altura ou idade certa para lhes oferecer um telemóvel?
Acreditamos que as respostas dependem das vivências de cada família!
Benefícios e perigos de oferecer um telemóvel a uma criança
A entrada para o quinto ano de escolaridade é um dos momentos em que mais abobrinhas recebem o seu primeiro telemóvel, sendo por norma esta compra feita precisamente no início do ano letivo.
Nós concordamos com este passo na sua emancipação e independência: aos 10 anos as crianças já entendem noções de responsabilidade, segurança e autonomia, pelo que é importante reforçá-los positivamente e mostrar-lhes, tendo essa possibilidade, que confiamos nelas.
Além de nos permitirem estar em contacto permanente com os nossos filhos, os telemóveis oferecem às crianças uma maior base de ferramentas para estudar, tirar fotografias, explorar jogos educativos, ver os seus programas favoritos em qualquer lugar e estar ligado aos seus amigos.
Os perigos, claro, também nos fazem sombra nesta decisão: é importante sermos cuidadosos e conversar com as abobrinhas para que elas entendam bem os prós e os contras, explicarmos medidas de proteção e cuidados a ter, e chegarmos todos a um acordo de utilização responsável.
Além do vício que podem criar, afastando-as do contacto social e do brincar, as redes sociais expõem também os nossos filhos a outras realidades assustadoras: do cyberbullying ao aliciamento sexual, é necessário estar atento e educar para que melhor saibam estar, também, em ambiente virtual.
Antes de tomar a decisão:
Pensem nas vossas crianças e respondam a estas questões.
- A criança é responsável com as suas coisas ou está constantemente a perdê-las?
- A criança respeita horários e regras (por exemplo, entenderia que não é adequado trocar sms durante a refeição)?
- A criança segue sem problemas as indicações escolares e cumpre com as datas dos trabalhos?
- A criança vai sozinha/de transportes para a escola e há necessidade de terem uma forma de a contactar?
- A criança já consegue distinguir o certo do errado?
- A criança respeita os pedidos dos pais para desligar a televisão/o tablet, quando vê desenhos animados?
- A criança tem maturidade para discutir com os pais quais as problemáticas da utilização de um telemóvel para a sua segurança e saúde
O que ter em consideração na escolha do telemóvel:
Resistência
Mais importante do que ser o último modelo lançado pela marca da moda, é fundamental que o smartphone das crianças seja resistente a tudo e todos: quedas, riscos, água e esquecimentos.
Por dois motivos – como os cuidados com os bens materiais nestas idades costumam ser ainda poucos, a aposta em modelos robustos garante aquela segurança extra tão necessária. Depois, se o equipamento realmente se estragar, o investimento não pesará tanto, e não terá sido tão em vão.
Apostem, além disso, em capas para telemóvel e proteção de ecrã – quem vos avisa vosso amigo é! Tenham também em conta o tamanho do telemóvel: um mais pequeno, como o Samsung Galaxy A20e, pode adaptar-se melhor ao tamanho das mãos dos miúdos.
Bateria
As crianças serão, à partida, ávidas utilizadoras do telemóvel, por isso é importante escolher um modelo cuja bateria seja como a daquelas pilhas famosas. E dura, e dura, e dura…
Isto para não correrem o risco de lhes telefonar à hora de almoço e o telemóvel estar desligado, ou, pior ainda, de que eles não vos consigam contactar caso saiam mais cedo, haja um furo ou aconteça alguma urgência.
Controlo Parental
Aqui dependerá do desenvolvimento da abobrinha e da confiança e à vontade de cada família, mas a qualquer nível e de qualquer das formas, é importante, no momento da escolha, ter em conta a possibilidade de instalar aplicações de controlo parental.
Isto não quer dizer que invadamos a privacidade dos nossos filhos, apenas que limitemos o seu acesso a conteúdos ou pessoas inapropriadas.
Existem uma variedade de ferramentas para o controle parental, como o app de Google Family Link com várias funcionalidades de controlo parental para criar hábitos saudáveis na utilização dos ecrãs.
Alô? Estão a ouvir-nos bem? Bom regresso e boas chamadas!
Tudo sobre o Regresso às Aulas 2024:
- Regresso às aulas 2024 : tudo para começar o novo ano letivo com tranquilidade
- Calendário Escolar 2024/2025 : conheça as datas oficiais do início das aulas e ferias escolares do ano letivo 2024/2025
- Atividades extracurriculares: o que pode fazer fora da escola?
- Manuais Escolares gratuitos: sim!
- Mochilas Escolares: como escolher a ideal e as escolhas da Pumpkin
- Material Escolar: o que deve mesmo comprar?
Este artigo foi útil para si?