Quando e como escolher o telemóvel mais adequado para os nossos filhos? - Pumpkin.pt

Patrocinado por Logo NOS

Quando e como escolher o telemóvel mais adequado para os nossos filhos?

como comprar telemóvel crianças

Estão a pensar oferecer um smartphone às vossas abobrinhas?

Quando os miúdos crescem, as nossas preocupações (e as suas exigências) começam a ser diferentes. Uma delas está relacionada com o acesso ao primeiro telemóvel. Devemos ceder aos seus pedidos imediatamente? Há uma altura ou idade certa para lhes oferecer um telemóvel?

Acreditamos que as respostas dependem das vivências de cada família!

Benefícios e perigos de oferecer um telemóvel a uma criança

A entrada para o quinto ano de escolaridade é um dos momentos em que mais abobrinhas recebem o seu primeiro telemóvel, sendo por norma esta compra feita precisamente no início do ano letivo.

Nós concordamos com este passo na sua emancipação e independência: aos 10 anos as crianças já entendem noções de responsabilidade, segurança e autonomia, pelo que é importante reforçá-los positivamente e mostrar-lhes, tendo essa possibilidade, que confiamos nelas.

Além de nos permitirem estar em contacto permanente com os nossos filhos, os telemóveis oferecem às crianças uma maior base de ferramentas para estudar, tirar fotografias, explorar jogos educativos, ver os seus programas favoritos em qualquer lugar e estar ligado aos seus amigos.

Os perigos, claro, também nos fazem sombra nesta decisão: é importante sermos cuidadosos e conversar com as abobrinhas para que elas entendam bem os prós e os contras, explicarmos medidas de proteção e cuidados a ter, e chegarmos todos a um acordo de utilização responsável.

Além do vício que podem criar, afastando-as do contacto social e do brincar, as redes sociais expõem também os nossos filhos a outras realidades assustadoras: do cyberbullying ao aliciamento sexual, é necessário estar atento e educar para que melhor saibam estar, também, em ambiente virtual.

Antes de tomar a decisão:

Pensem nas vossas crianças e respondam a estas questões.

  • A criança é responsável com as suas coisas ou está constantemente a perdê-las?
  • A criança respeita horários e regras (por exemplo, entenderia que não é adequado trocar sms durante a refeição)?
  • A criança segue sem problemas as indicações escolares e cumpre com as datas dos trabalhos?
  • A criança vai sozinha/de transportes para a escola e há necessidade de terem uma forma de a contactar?
  • A criança já consegue distinguir o certo do errado?
  • A criança respeita os pedidos dos pais para desligar a televisão/o tablet, quando vê desenhos animados?
  • A criança tem maturidade para discutir com os pais quais as problemáticas da utilização de um telemóvel para a sua segurança e saúde

Acham que as abobrinhas já estão preparadas para ter um telemóvel?

Parabéns, é mais um passo em direção à independência (sabemos que nos custa muito vê-los abrir as asas, mas é saudável e necessário)!

Dizemos, com o apoio NOS Kids, quais as características físicas do telemóvel a ter em conta no momento da escolha perfeita – aquela que os vai deixar a eles felizes e a vocês descansados – e sugerimos dois equipamentos que vão encher-vos as medidas.

Isso por que no regresso às aulas a NOS dá a oportunidade aos mais novos de terem o seu primeiro smartphone com o tarifário NOS Kids, que inclui todo o entretenimento de que eles gostam e toda a segurança de que os pais precisam.

Este plano tem imensas vantagens, como por exemplo:

  • Chamadas/sms ilimitadas para 10 números definidos como seguros pelos pais.
  • Serviço de antivírus e controlo parental que permite às crianças navegarem na net com toda a segurança, gerir o tempo que estas passam em frente ao ecrã, as aplicações que utilizam, os conteúdos a que acedem e ainda localizar equipamentos perdidos.
  • 1GB de dados móveis, 2GB para YouTube e 25 GB para ver conteúdos em streaming Mini NOS Play (com mais de 3.500 conteúdos, entre filmes e séries infantis) e todos os desenhos animados dos canais infantis da televisão. Podem divertir-se onde quer que estejam, num ambiente 100% seguro.

Este ano, de 28 de Agosto a 29 de setembro, podem aderir ao tarifário em qualquer Loja NOS ou online e usufruir de descontos que dão muito jeito no Regresso às Aulas, em que as despesas familiares costumam pesar um pouco mais.

O que ter em consideração na escolha do telemóvel:

Resistência

Mais importante do que ser o último modelo lançado pela marca da moda, é fundamental que o smartphone das crianças seja resistente a tudo e todos: quedas, riscos, água e esquecimentos.

Por dois motivos – como os cuidados com os bens materiais nestas idades costumam ser ainda poucos, a aposta em modelos robustos garante aquela segurança extra tão necessária. Depois, se o equipamento realmente se estragar, o investimento não pesará tanto, e não terá sido tão em vão.

Apostem, além disso, em capas para telemóvel e proteção de ecrã – quem vos avisa vosso amigo é! Tenham também em conta o tamanho do telemóvel: um mais pequeno, como o Samsung Galaxy A20e, pode adaptar-se melhor ao tamanho das mãos dos miúdos.

Bateria

As crianças serão, à partida, ávidas utilizadoras do telemóvel, por isso é importante escolher um modelo cuja bateria seja como a daquelas pilhas famosas. E dura, e dura, e dura…

Isto para não correrem o risco de lhes telefonar à hora de almoço e o telemóvel estar desligado, ou, pior ainda, de que eles não vos consigam contactar caso saiam mais cedo, haja um furo ou aconteça alguma urgência.

Por isso, procurem smartphones que tenham autonomias largas. O Samsung Galaxy A30s tem em condições normais uma durabilidade de bateria incrível (até 21h), o que garante que os miúdos saem e voltam a casa com bateria no telemóvel e ainda conseguem ver os seus desenhos animados favoritos!

Controlo Parental

Aqui dependerá do desenvolvimento da abobrinha e da confiança e à vontade de cada família, mas a qualquer nível e de qualquer das formas, é importante, no momento da escolha, ter em conta a possibilidade de instalar aplicações de controlo parental.

Isto não quer dizer que invadamos a privacidade dos nossos filhos, apenas que limitemos o seu acesso a conteúdos ou pessoas inapropriadas.

O NOS Safe Net é um serviço de segurança completo que combina antivírus e controlo parental para garantir que as crianças navegam na net em total segurança, e o tarifário NOS Kids tem 5 licenças incluídas para proteger até 5 equipamentos lá de casa. Se quiser experimentar apenas o serviço NOS SAFE Net pode aproveitar a campanha de oferta de 3 meses!

Através da app NOS Safe Net, os pais podem limitar o tempo passado em frente a ecrãs, definir horários de utilização, bloquear páginas web que contenham conteúdos inadequados (ex: armas e dating) e garantir acesso apenas às apps que são adequadas à idade das crianças.

NOS Safe NET

Para além desta gestão do dia a dia, conseguem localizar o aparelho através da aplicação NOS Safe Net, se o tiverem perdido ou se for roubado.

Alô? Estão a ouvir-nos bem? Bom regresso e boas chamadas!

Tudo sobre o Regresso às Aulas:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 2,50 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *